×

Móveis open source, corte e monte você mesmo

Empresas e designers independentes compartilham projetos abertos de móveis para serem fabricados com chapas de compensado e cortados em máquinas CNC

Publicado em 18/09/2020 | Por_Cleide de Paula

Os móveis open source surgiram da tendência maker ou faça você mesmo, nesse caso, corte e monte você mesmo. A proposta é conectar designers, produtores locais e clientes, eliminando intermediários e custos de exportação e importação, logística e distribuição.

projeto de móveis open source

Já pensou baixar projetos de móveis da internet e cortar e montar você mesmo seus móveis assinados por designers profissionais? Há vários sites que disponibilizam projetos abertos de móveis para serem fabricados com chapas de compensado (material resistente e mais barato) cortados em máquinas CNC.

Opendesk, fonte de móveis open source

A Opendesk é uma das iniciativas de produção de móveis com base nos princípios da fabricação aberta. Os designs são liberados sob licenças Creative Commons. Um dos objetivos da Opendesk é eliminar o custo do envio de produtos concluídos em favor da fabricação local. São diversas opções de peças como mesas, cadeiras, armários, bancadas, entre outras.

cadeira  móveis open source
Antler Chair, disponível em SketchChair

Os móveis open source são desenhados para serem fáceis de montar e também planejados para melhor aproveitamento das chapas e encaixe. Esse tipo de mobiliário não requer muito uso de cola, ferragens ou parafusos. 

Benefícios e porque investir em móveis sob medida

O Opendesk tem várias peças disponíveis para download. O interessado pode baixar um projeto para cortar o móvel ele mesmo, em um FabLab ou oficina pessoal, ou ser conectado através do site com um marceneiro próximo de sua casa que faça os cortes.

móveis open source

No Brasil, já existem fabricantes capacitados em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, como é o caso da Cortare Design & Cortes, em Curitiba (PR), que é um dos makers da Opendesk. Neste link é possível conferir a relação dos FabLabs do Brasil: www.fablabbrasil.org.

Os preços para a fabricação variam de acordo com o móvel desejado. A produção pode ser cobrada por hora de trabalho da máquina ou com um valor fechado pelo produto, e varia também de acordo com o tipo de material que se quer usar. Normalmente, se usa compensado, que pode ser de 7 a 13 camadas.

Apesar de serem gratuitos, todos os projetos de móveis open source são protegidos por direitos de propriedade intelectual do criador e só podem ser baixados para uso pessoal –  podendo ser personalizados.

Antler Chair móveis open source

SketChair

O sketchchair.cc é uma ferramenta de software de código aberto que permite que qualquer pessoa projete e construa facilmente seus próprios móveis fabricados digitalmente.

A plataforma permite que os usuários projetem cadeiras usando uma interface de desenho 2D simples, gerando automaticamente a estrutura de uma cadeira e testando sua estabilidade. Os usuários podem simular sentado em uma cadeira com uma figura personalizável, a fim de testar e refinar a cadeira para garantir que ela os suporte confortavelmente.

móveis open source
Ilustração SketchChair

O software gera automaticamente perfis de corte para as cadeiras, que podem ser usados ​​para criar SketchChairs físicos. Usando um roteador CNC, um cortador a laser ou um cortador de papel, essas peças podem ser cortadas de qualquer material de folha plana adequado e facilmente montadas manualmente.

As peças pode ser cortadas em um home center ou em FabLab local. A natureza plana e leve das cadeiras torna o transporte acessível, proporcionando uma oportunidade para um amplo público de pessoas para obter suas próprias SketchChairs personalizadas.

móveis open source

Outros sites de Open Source

obrary.com

os-furnitures.tumblr.com (clique em “download all drawings”)

atfab.co/cnc-furniture (clique nas peças e depois em “Download for DIY”)

http://makingsociety.com/2013/02/20-open-source-furniture-designs/

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Novidades em móveis

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Colchão com molas ensacadas ou espuma?

    Saiba como corrigir e evitar imperfeições na madeira

    Decoração industrial: 4 dicas para sua casa