×

Design: móveis irreverentes do Estúdio Mula Preta

Peças assinadas pelo Estúdio de Design de Produtos, Mula Preta, dos sócios Felipe Bezerra e André Gurgel

Publicado em 26/10/2020 | Por_Cleide de Paula

Com traços marcados pela irreverência do desenho criativo, inspirados na cultura nordestina, Felipe Bezerra e André Gurgel, do Estúdio Mula Preta, colecionam diversos prêmios pela criação de móveis irreverentes.

O estúdio tem como marca registrada explorar ao máximo materiais e fontes de inspiração. Com efeito, chapas metálicas e madeiras entram em simbiose perfeita com cactos, bolas, dunas, plantas e frutos tropicais, resultando em produtos de design de luxo reverenciados. Igualmente, reconhecidos em premiações internacionais de alta visibilidade, tal como o A’ Design Award & Competition italiano, no qual o estúdio acumula várias indicações, a maioria delas por criações inusitadas.

Banco Centopéia

A Centopeia, uma das peças premiadas do Estúdio Mula Preta, foi concebida com a inspiração no inseto exótico de mesmo nome, que habita a floresta tropical brasileira. Feito de madeira entalhada, é um projeto incomum e divertido e ainda traz um aspecto dinâmico, proporcionado pelo posicionamento das 100 pernas.

Móveis open source, corte e monte você mesmo

Material: Madeira maciça no tampo, pés laqueados
Medida: 50 x 160 x 45

Cabideiro Cacto

Onde há seca também há beleza e foi de lá que o Mula Preta se inspirou para criar o Cacto. Além de tudo, a inspiração maior do estúdio, o mestre Luiz Gonzaga, já dizia, “Mandacaru quando ‘fulora’ na seca…”. Um acessório de design que intriga, entrega robustez na sua forma e remonta de forma lúdica o cenário seco da região Nordeste do País.

Material: MDF Laqueado
Medida: 71,4 x 71,4 x 180

Gaveteiro Sanfona

Neste móvel exclusivo e de peça única a dupla faz mais uma homenagem a Rei do Baião, figura chave na origem do Estúdio Mula Preta. Os designers fizeram uma releitura da sanfona tradicional, de maneira sofisticada e bem-humorada. Uma escultura em forma de móvel.

Material: Madeira e couro
Medida: 30 x 45 x 220 

Mesa Vitória Régia

Inspirada nas plantas aquáticas do mesmo nome, a coleção de mesas laterais segue a linha de inspirações inusitadas que remete a elementos naturais. Madeira torneada e base metálica compõe toda a peça.

Material: Madeira e pés em metal
Medida: 30 x 30 x 30 cm/40 x 40 x 40cm/50 x 50 x 50 cm

Banco Serpentina

Banco serpentina tem um design versátil e incomum. Inspirado pelos condensadores de refrigeração, bem conhecido objeto do cotidiano, ele é feito de tubos metálicos e pintura eletrostática. A peça do Estúdio Mula Preta traz o banal e comum para o moderno e divertido através design inovador.

Material: Metal e pintura automotiva
Medida: 50 x 160 x 45

Mesa Ping Pong

O famoso tênis de mesa, ou ping-pong, ganhou uma releitura clean e moderna. O ‘X’ da base, feito em aço corten, foi integrado ao nome. A coluna central é estruturada em concreto, e a rede é removível, transformando a peça em uma mesa de jantar.

Material: Estrutura metálica, madeira, concreto e aço corten
Medida: 274 x 152,5 x 75

Mesas Patroa

A formação geográfica muito presente na cidade natal do Estúdio Mula Preta, foi a fonte de inspiração dessa peça. Uma dessa formações foi traduzida para esta mesa de centro na mesma linguagem dos desenhos icônicos que a precedem, como a Duna. O vidro arremata o encontro com o mar.

Material: Compensado FSC, Vidro
Medida: 120 x 120 x 40

Poltrona Basquete

Basquete como o nome sugere, é uma cadeira elegante e extremamente confortáveis inspirada por uma simples bola de basquete. Estávamos à procura de algo incomum e original, e então esta ideia interessante veio à nossa mente. Deformando uma bola de basquete poderia mudar a nossa perspectiva como o ambiente em que vivemos. É fluida e orgânica nos permitem acomodar perfeitamente, sendo este ponto chave deste projeto.

Material: Espuma moldada, revestimento em couro natural
Medida: 100 x 130 x 65

Sofá Blocos

O Sofá Blocos possui costura de alto nível, proporções limpas e estofaria de alto conforto. Cada bloco pode ser usado individualmente e ainda afere uma versatilidade alta para o layout desejado. A rigidez da base é balanceada pelo estofado e simplicidade da escolha dos materiais. Além de todos os atributos de um bom sofá, a modularidade e facilidade de composições garantem um modelo dinâmico e facilmente adaptável a qualquer espaço.

Pensado para grandes ou pequenos ambientes, dependendo dos módulos utilizados, pode percorrer ambientes domésticos ou público, cumprindo sua função de maneira completa.

Modular com estrutura em Madeira de Eucalipto, molas Zig-Zag, espuma de alta resiliência com tecnologia desenvolvida especialmente para Sitti Design, envolvido com manta acoplada, e base revestida em Lâmina Natural, Mel e Ebanizado. A Mesa Lateral tem 40cm a os módulos tem variações de assento de 90cm a 120 podendo compor qualquer ambiente.

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Novidades em móveis

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Colchão com molas ensacadas ou espuma?

    Saiba como corrigir e evitar imperfeições na madeira

    Decoração industrial: 4 dicas para sua casa