×

Saiba mais sobre os tipos de articuladores para móveis

Sistemas de elevação, também chamados de articuladores para móveis, possuem diferentes tipos com inúmeros usos e funções

Publicado em 23/12/2020 | Por_Thiago Rodrigo

Os articuladores para móveis têm sua utilização para abertura das portas de armários aéreos, sendo uma forma inteligente de otimização de espaço. Cada modelo de um sistema de elevação tem sua característica própria.

Essas ferragens para móveis estão sendo cada vez mais requisitadas pelos consumidores de móveis. Isso devido aos benefícios funcionais ou por restrições de projetos que atendem necessidades específicas que as dobradiças não conseguem atender.

Existem inúmeros benefícios para a utilização desses sistemas de abertura para portas de móveis. Eles possuem sistema de multi-parada, ou seja, onde a porta for solta ela permanecerá, facilitando o acesso ao interior do armário. Também garantem um melhor alinhamento entre armários superiores e inferiores, deixando os projetos mais bonitos.

Conheça os tipos de ferragens para portas de correr

Outro diferencial é que possibilitam a construção de armários aéreos extremamente altos e largos. Isso ocorre devido aos diversos formatos de aberturas de portas que são sanfonadas, paralelas, basculantes internos e basculantes externos. Isso inclusive reduz o risco de acidentes domésticos, pois permite a utilização da bancada de trabalho com as portas abertas.

Com facilidade de abertura para qualquer posição desejada, os articuladores oferecem mínimo esforço para abertura. O articulador proporciona fechamento suave e tem alta estabilidade, mesmo em portas largas torna o acesso ao interior do móvel fácil e sem restrições, o que permite ver e alcançar toda a área disponível com mais facilidade.

No gráfico abaixo, os recursos e segmentação de mercado de acordo com cada modelo de articuladores para móveis são apresentados pela fabricante. À medida que os produtos vão ganhando mais recursos de funcionalidade vão ampliando o campo de atuação e aumentando seu valor agregado.

Articuladores para móveis

Os modelos abaixo (Free Fold da Häfele e AeroFlex da FGVTN) são para armários aéreos altos, pois possui abertura de portas dividida em duas partes (sanfonada) que facilitam o acesso tanto ao interior do armário quanto a movimentação da porta.

Os modelos Free Up da Häfele e AeroVert da FGVTN podem servir para esconder eletrodomésticos, pode ser aplicado em armários de média atura e posicionados à meia altura do piso.

O modelo Free Swing da Häfele tem abertura basculante externa, as portas são elevadas à parte superior dos armários, favorecendo a aplicação de detalhes que ficam sobre os armários, como molduras e iluminação por exemplo.

Os modelos Free Space da Häfele e AeroMax da FGVTN atendem até 80% das dimensões de armários superiores mais utilizadas no mercado. O Free Space tem instalação simples em que apenas um parafuso é necessário para prender o acessório no armário.

O modelo Free Flap H1.5 é ideal para portas leves em substituição ao famoso pistão a gás. Porém, além de bascular a porta como o pistão, o articulador possui vários outros benefícios, como sistema de multi-parada, possibilidade de abertura com puxador e sem puxador (push-to-open e push-opening), é mais bonito, possui regulagem de força e possibilidade de aplicação em armários maiores.

articuladores para móveis
Free h1.5

O modelo Klassik D Hettich é um sistema para basculantes inversas, com abertura suave, e amortecimento. Além do acabamento niquelado de alta qualidade, o sistema garante uma abertura suave da basculante, o que lhe diferencia dos tradicionais pistões a gás.

articuladores para móveis
Klassik D

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Por dentro do móvel

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Colchão com molas ensacadas ou espuma?

    Saiba como corrigir e evitar imperfeições na madeira

    Decoração industrial: 4 dicas para sua casa