Publicado em 21/09/2026 | Por_Júlia Magalhães
As cores para decoração 2027 apresentadas pela Tintas Iquine têm a natureza brasileira como principal referência. A fabricante escolheu Caroá, um verde suave e caloroso, e Jatobá, um verde escuro e profundo, como suas Cores do Ano.
A definição das tonalidades resulta de um estudo realizado em parceria com o escritório inglês Studio Justine Fox. A consultoria trabalha com psicologia das cores, comportamento, arquitetura e cultura na análise de tendências globais.
Além das duas tonalidades, a pesquisa aponta o Maximalismo Curado como pilar estético para 2027. A expressão é traduzida como “um exagero organizado” e propõe uma relação entre abundância e seleção cuidadosa dos elementos.
A proposta acompanha, segundo a Iquine, aspirações contemporâneas de expressão pessoal e autenticidade nos espaços. Por isso, a fabricante escolheu duas tonalidades complementares em vez de concentrar sua leitura do ano em uma única cor.
“O Brasil é vasto e rico demais para ser traduzido em uma única cor. Escolhemos duas tonalidades porque acreditamos na força dos contrastes e na harmonia da nossa diversidade”, explica o diretor comercial e de marketing da Tintas Iquine, Leonardo Vasconcelos.
“A nossa intenção é convidar o público a se reconectar com as suas raízes e levar para dentro de casa uma atmosfera viva, acolhedora e cheia de história”, complementa.
O Caroá tem como inspiração a planta de mesmo nome, uma espécie nativa da Caatinga. Ela cresce e floresce no solo seco e sob o sol intenso do semiárido.
Sua fibra também é historicamente utilizada por artesãos na confecção de artefatos e redes de pesca. Na proposta da Iquine, essa referência à planta brasileira resulta em um verde suave e caloroso.
Já o Jatobá segue uma direção cromática mais profunda. A árvore que dá nome à tonalidade está presente na Amazônia, no Cerrado e na Mata Atlântica.
A fabricante associa a cor ao enraizamento seguro, à força natural e ao acolhimento. Além disso, apresenta o Jatobá como uma resposta de conforto à crise global de solidão, com a intenção de proporcionar uma base repousante e acolhedora aos espaços contemporâneos.
As duas tonalidades foram pensadas de forma complementar. A relação entre elas representa, na proposta da empresa, tanto a capacidade de florescer em condições áridas quanto a força das raízes profundas.

Para ampliar as possibilidades de combinação de Caroá e Jatobá, a Iquine criou três paletas complementares. Elas incluem sugestões de proporção para harmonizar as tonalidades nos ambientes.
Pedra e Brisa é inspirada em paisagens florestais costeiras. A proposta aposta na clareza e na calma mineral e busca criar um espaço cognitivo livre de desordem visual.
Além das Cores do Ano 2027, a cartela reúne o azul de Parecis, o cinza-esverdeado de Tororó, a névoa profunda de Galena e a tonalidade clara de Marujada.
A segunda paleta, Terra e Traço, tem como referência o modernismo tropical. A composição reúne cores terrosas, quentes e profundas e representa a expressão mais intensa do Maximalismo Curado entre as três propostas.
Nesse conjunto estão o amarelo luminoso de Manga, o tom quente de Cravo e as tonalidades de argila presentes em Caipora e Jaqueira.

A terceira paleta, Canto e Calor, busca referências na energia cultural brasileira. Segundo a proposta, a composição percorre manifestações que vão da vivacidade do forró aos movimentos do samba.
A cartela trabalha com vibração e contrastes ativos. Para isso, reúne o rosa de Açucena, o vermelho profundo de Forró e o azul-turquesa de Praia do Francês.
As três paletas também apresentam orientações de proporcionalidade para a composição dos ambientes, aspecto incorporado às peças de divulgação desenvolvidas para as Cores do Ano.
“Além de uma reflexão quanto a possíveis combinações de cores, as paletas e toda a campanha das nossas cores do ano também trazem sugestões de proporcionalidade para a composição do ambiente. As próprias peças de divulgação que construímos têm essa premissa como base”, detalha o CSO da Agência Lean, Anselmo Albuquerque.
Com o mote “do Brasil para o Brasil”, a campanha das Cores do Ano 2027 terá materiais para o ambiente digital, ativações em pontos de venda e eventos. A assinatura criativa é da Agência Lean.
A brasilidade também orienta o vídeo manifesto divulgado nas redes sociais e na página oficial da Iquine. O conteúdo apresenta a proposta por trás de Caroá e Jatobá e relaciona os significados atribuídos às tonalidades às mensagens da campanha.
Dessa forma, a apresentação das cores reúne referências aos biomas e à cultura do País, enquanto as três paletas mostram diferentes caminhos cromáticos para a composição dos ambientes em 2027.
