×
Arquivo de fevereiro de 2021

Já pensou em apostar no uso do MDF no teto?

Postado por Thiago Rodrigo em 24/fev/2021 -

Um bom projeto de arquitetura e decoração tem como premissa o melhor aproveitamento dos espaços. Assim como também se utiliza de materiais que podem ser compor singularmente o ambiente. No caso dos espaços, entre todos os elementos, já pensou em olhar para cima? No caso dos materiais, já pensou no MDF como um produto versátil? Desse modo, que tal o MDF no teto?

Afinal, o teto também pode ser palco de ótimas criações se vistos com criatividade e bom gosto. Se o objetivo for criar um ambiente aconchegante, o MDF é o material ideal para essa missão.

Cor na cozinha se faz presente também nas bancadas

Além de proporcionar um acabamento perfeito, o revestimento agrega praticidade na hora da manutenção e garantia de durabilidade da aparência. A designer de interiores Cristina da Luz dá algumas dicas sobre o assunto.

Placas de MDF no teto

Optar pelo uso da placa de MDF inteira é uma escolha que agrega um charme extra e originalidade a qualquer projeto. “Com a placa conseguimos criar nichos para embutir a iluminação e criar rasgos diferenciados com um efeito muito bacana”, comenta Cristina.

Para esse espaço gourmet foi escolhido o padrão Louro Freijó, também da Sudati, que se destaca em meio ao teto branco e serve como base para o pendente.

MDF no teto
MDF Louro freijó, da Sudati

Ripado

O painel ripado é uma ótima opção de MDF no teto, já que pode funcionar como uma continuidade do que já está sendo usado na parede. “A dica é trabalhar com uma iluminação diferenciada para garantir aconchego ao espaço”, afirma a designer.

No projeto, por exemplo, a profissional apostou no MDF Carvalho Natural, da Sudati, para fazer contraste com os tons neutros do quarto e setorizar o espaço.

MDF Corazzi, da Sudati

Revestimento total

Para quem deseja ter o MDF como protagonista do ambiente, a dica é apostar no revestimento das paredes e teto com o mesmo padrão. Nesta sala de jantar, Cristina apostou no madeirado Corazzi para transformar o espaço em local que transpira aconchego e conforto.

MDF Corazzi, da Sudati

O que achou das dicas, gostou? Comente abaixo e diga sua opinião!

Bancada de cozinha colorida é tendência

Postado por Cleide de Paula em 18/fev/2021 - 2 Comentários

Cada vez mais as cores ganham espaço na decoração de diversos ambientes residenciais. Nesse sentido, a bancada de cozinha, áreas gourmet e outras área úmidas, aos poucos, deixam os tons neutros de lado e mergulham nas tendências coloridas. Seja para contrastar com uma base neutra ou para compor um conjunto mais ousado, a bancada de cozinha colorida tem o poder de transformar os espaços.

Para usar cor nas bancadas, precisamos fazer uma escolha entre ser pontual, com os demais elementos neutros (branco, preto, cinza, madeira); ousar fazendo uma decoração monocromática ou realizar uma combinação de tons usando o círculo cromático”, explica a arquiteta Júlia Guadix, à frente do escritório Liv’n Arquitetura. O mais importante, acima de tudo, é que a decisão respeite a personalidade dos moradores e o estilo de decoração do local.

Para ajudar a colorir a bancada de cozinha, confira algumas dicas essenciais.

Materiais da bancada de cozinha

Caso a intenção seja aplicar cores vibrantes na bancada de cozinha, fugindo dos tons neutros tradicionais, é importante escolher um material durável e resistente. Além disso, observar em qual região será aplicado também ajuda na seleção. “Costumo usar MDF com folha de fórmica e quartzo nos projetos. Ambos oferecem variedade de tons e qualidade”, conta a arquiteta Júlia Guadix.

A principal diferença entre os dois elementos é o investimento. O quartzo, por exemplo, é uma pedra com maior custo e resistência. Já o MDF é mais acessível, porém exige cuidados em relação ao local de instalação.

Principais cuidados

Para que a tonalidade permaneça vibrante por mais tempo, os moradores devem manter algumas precauções. “Os principais cuidados serão inerentes ao material escolhido. Por isso, recomendo fazer um estudo completo antes de tudo para evitar dores de cabeça no futuro”, aconselha Júlia Guadix.

Cinco tendências para a casa em 2021

O quartzo não pode pegar sol direto, isso causará seu desbotamento. O ideal é instalá-lo longe de janelas com entrada constante de luz. Além disso, produtos abrasivos também desgastam a bancada.

Não é recomendado aplicar MDF revestido com folha de fórmica na área molhada do banheiro, lavabo, varanda ou cozinha. Por se tratar de uma placa de fibra de madeira, ele não deve ficar úmido.

Combinação de cores no mesmo ambiente

A composição do ambiente com uma bancada colorida irá depender da proposta de decoração. Com o objetivo de ousar, o resultado pode ser monocromático, com elementos que diferem nos graus de tonalidade ou utilizando o círculo cromático. Esse recurso permite combinar cores vizinhas, como o amarelo e o laranja, ou cores opostas, como amarelo e roxo.

5 tendências para sua casa em 2021

Postado por Thiago Rodrigo em 09/fev/2021 - 1 Comentário

Os desejos das pessoas durante o período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus foram muitos. Com o repensar dos espaços que vivem, o objetivo foi deixar a casa um lar aconchegante. Assim, com a mudança de comportamento do consumidor em 2020, foi observado algumas tendências para sua casa em 2021.

Dados de pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), houve aumento de 23,61% no número de vendas online de móveis e itens de decoração entre 1º de março e 30 de abril de 2020, comprovam isso. Desse modo, mostra o quanto as pessoas querem adaptar seus lares levando mais personalidade, conforto e bem-estar.

Tendências para sua casa em 2021

Pesquisas envolvendo “área de estar no quintal” no Pinterest, aumentaram 34 vezes em comparação a 2019. A arquiteta e designer de interiores Karolinna Venturi, trabalha há mais de 15 anos no mercado e acredita muito que o mundo da arquitetura e decoração ganhou novas tendências no pós-pandemia.

Cores e padrões que estão em alta

“Muitas mudanças significativas aconteceram nesse período em que todos ficaram mais dentro de suas casas. É possível identificar movimentos e tendências, mas o importante é misturar, adaptar e fazer com que elas tenham sentido para cada projeto”, explica Karolinna.

Com efeito, entre as tendências para sua casa em 2021, segundo a arquiteta, estão os espaços abertos, iluminação clean, acabamentos industriais, casa automatizada e home office.

Espaços abertos

A separação dos cômodos já era algo que vinha ficado para trás em projetos residenciais, pois cada vez mais as pessoas buscam ambientes integrados e multiusos. Paredes que separam a sala de jantar e cozinha ou ainda varanda e sala de estar não fazem mais muito sentido no momento atual em se vive, onde as pessoas querem ficar mais próximas e aproveitar todo o espaço com seus familiares e amigos.

Iluminação clean

Com o conceito de “menos é mais”, ela proporciona pontos específicos de iluminação, podendo ser utilizada em conjunto, com luminárias de piso, marcenarias, abajures e claro, a luz natural.

Escolha o sofá perfeito para sua casa

Cores claras, neutras e iluminação natural compões muito bem os espaços, trazendo um ar minimalista, valorizando elementos estruturais do ambiente. “Outro ponto que deve ser muito usando é a valorização da luz natural e grandes janelas, pois trazem mais ventilação e iluminação natural para os espaços”, ressalta Karolinna.

tendências para sua casa em 2021

Acabamentos industriais

Originário dos antigos lofts americanos da década de 60, o estilo industrial ganhou muita força no mundo da decoração e rapidamente se adaptou ao gosto do brasileiro, com apartamentos pequenos.

Como pode ser sua casa em 2021

Em sua essência, um projeto industrial tem materiais de construção em sua forma original, como o tijolo aparente, concreto e tubulações à vista. O estilo consegue aliar uma estética bonita, praticidade e funcionalidade para a vida cotidiana, tudo o que as pessoas buscam atualmente.

Casa Automatizada

Internet das coisas, assistente de voz e sustentabilidade são algumas das inovações que estão cada dia mais presente no dia a dia das pessoas. A automação residencial pode ser definida como o uso da tecnologia como um facilitador de tarefas habituais, que anteriormente dependiam exclusivamente do morador, irrigar as plantas, desligar as luzes, programar a cafeteira para preparar o café em um horário, tudo isso já é possível graças à tecnologia.

Home Office

Seja para o trabalho remoto ou para o home schooling, as casas necessitam de espaços destinados para realizar essas tarefas em casa, pois a pandemia acelerou essa tendência de trabalhar/estudar em casa.

Tecnologia aumenta a qualidade do colchão

Não é preciso apenas uma bancada com um computador. “Um bom escritório precisa ter preocupações com as acústicas, iluminação adequada e o mais importante, ele precisa delimitar o momento de trabalho das horas livres”, diz a arquiteta.

Cores e padrões de madeira que estão em alta

Postado por Thiago Rodrigo em 03/fev/2021 - 1 Comentário

Se você não sabe qual cor ou padrão deseja para o seu móvel, mas deseja saber o que está em voga entre as tendências para ajudar nesse processo, esse é o artigo certo. Diante da exigência do público consumidor de móveis, as indústrias moveleiras trabalham diariamente para oferecer cores e padrões de madeira que atendam aos mais peculiares desejos.

Por sua vez, tudo isso começa antes, com as fornecedoras de tintas e vernizes e as fornecedoras de painéis de madeira, que se atentam para oferecer as melhores soluções para linhas populares, médias ou altas.

Diversas cores e padrões de madeira estão disponíveis atualmente e isso pode ser uma missão difícil para os consumidores mais indecisos. Todavia, vamos ajudar você nesse processo mostrando o que há de mais diferente para o seu bolso.

Móveis populares

Primeiramente, é importante saber que a maioria dos móveis populares utilizam tintas e vernizes com secagem UV (e UV LED). Nesse sentido, há cores diferenciados como efeito de couro e o 3D, além de cobre, concreto e corten.

Escolha o sofá perfeito para sua casa

Outras cores bastante utilizadas para móveis populares está o branco e o Off White. Enquanto as cores sólidas são indicadas com mais cautela. Entre as madeiras, a de demolição e o rústico com veios marcados e tons escuros se destacam.

Linha média

Lacas com os mais diversos acabamentos (do fosco ao alto brilho), texturas (micro e texturizada) e inúmeras opções de cores são boas opções para o mobiliário de linha média. Os móveis para linha média englobam mais materiais além da madeira, como vidro e metal. Padrões nórdicos (da Escandinávia) são a preferência dessa faixa de mercado.

Cores e padrões para linha alta

Os móveis de linha alta possuem cores mais vivas, brilhantes e tons madeirados. Uma tendência forte são padrões metálicos, remetendo à tecnologia, principalmente como detalhe no mobiliário, complementando a cor principal.

Lâminas de madeira natural Alpi são outra forte opção para os móveis de linha alta, propiciando um charme sem igual a qualquer outro móvel. Laqueados em alto brilho e vernizes foscos são alguns dos acabamentos em voga nos móveis de alto padrão.

Móveis de linha alta utilizam de madeira maciça e o acabamento deve ter um toque natural e sedoso. Além disso, também deve manter a cor natural e ainda oferecer a proteção adequada para o uso em móveis para interiores.