×

5 tendências de decoração para 2023

Se você está pensando em repaginar o visual do seu lar, confira algumas das principais tendências de decoração que seguem em alta

Publicado em 24/01/2023 | Por_Júlia Magalhães

2023 chegou e com ele novas tendências de decoração começam a ganhar destaque. No último Home Show Experience – evento dedicado para lojistas que aconteceu entre 17 e 19 de janeiro, em Curitiba (PR) –, pudemos observar o que está sendo lançado por fabricantes de móveis e o que deve estar em alta na decoração entre ano.

Se você está pensando em repaginar o visual do seu lar, confira algumas das principais tendências de decoração que seguem em alta.

1. Móveis com linhas arredondadas

Buffet Elegance, da Artely Móveis | Crédito: Artely Móveis

Entre as tendências que se iniciaram em 2022 e que irão certamente continuar em 2023 estão os móveis de forma arredondada. O mobiliário curvilíneo, um ícone da decoração nas décadas de 60 e 70, volta agora com um aspecto mais moderno e contemporâneo.

Os móveis com linhas arredondadas podem ser usados em praticamente todos os ambientes e é uma das tendências mais utilizadas para dar personalidade à casa.

Eles são vistos não apenas em estofados, como em racks e estandes. Além disso, mesas laterais e centrais também chamam atenção por seu design fluido.

2. Ripados seguem em alta

Home Suspenso Átrio, da HB Móveis | Crédito: HB Móveis

Não é de hoje que os móveis com ripas fazem sucesso e devem seguir em alta entre as tendências de decoração de 2023. Isso porque, além de versátil, o acabamento ripado é bonito, atemporal e permite várias composições.

O ripado é formado por um conjunto de peças alongadas e geralmente estreitas, as ripas, que são feitas de madeira ou materiais derivados da madeira, como o MDF. Essas podem ser horizontais ou verticais e compor painéis, móveis e cabeceiras, por exemplo.

O material ganha destaque em homes e painéis – que, inclusive, aparecem com tamanhos maiores para comportar televisores com mais polegadas.

3. Detalhes que fazem a diferença

Armário Eloá, da Cimol Móveis | Crédito: Cimol Móveis

Pegando carona no item acima, outros pontos que seguem no holofote são móveis com mix de texturas. Aqui, metal e couro são ótimas composições. Nos homes e painéis ripados, por exemplo, o metal aparece compondo as prateleiras e como detalhes para dar charme à decoração.

O couro, por sua vez, é visto em puxadores, que dão um toque especial ao móvel, e como revestimento de mesas laterais. Outra forte tendência é o uso de palha, que passou a fazer composição de móveis e contribui na decoração de ambientes modernos.

4. Iluminação funcional

Crédito: Envato

Funcionalidade tem sido, cada vez mais, palavra-de-ordem no que tange o décor. E a iluminação também soma nesse sentido. As fitas de led, já vistas dentro de roupeiros, ganha novos lugares. Atrás de espelhos de banheiros, junto aos armários de cozinha, em homes e painéis – elas são capazes de mudar o clima de um ambiente e conferem, além da funcionalidade, conforto e elegância extra.

5. Cores neutras e quentes

Crédito: Divulgação Grupo A.Yoshii

O bem-estar está entre as principais tendências de decoração para este ano. Assim, móveis com cores neutras e naturais, junto, é claro, da madeira, seguem entra as preferidas por transmitirem uma sensação acolhedora.

Contudo, vale lembrar que a Viva Magenta – escolhida como a cor de 2023 pela Pantone –, chega como um tom vibrante de vermelho. Inspirada na natureza, transmite vigor, energia, alegria e poder, e é excelente opção para banquetas, poltronas, tapetes, ou mesmo, almofadas e mantas para o sofá.

Além disso, os tons alaranjados continuam em alta, assim como os terrosos. A Suvinil, por exemplo, escolheu a Calcita Alaranjada como sua cor do ano. Trata-se de um laranja terroso que traz a energia da inovação, enquanto abraça o conforto dos tons terrosos.

Essa paleta de cores quentes reflete o desejo de virar a página depois de períodos turbulentos e criar ambientes com uma atmosfera positiva, mas que, ao mesmo tempo, nos abraçam

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Novidades em móveis

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Veja como o design de interiores impacta sua saúde e humor

    Como usar o dourado na decoração

    Estilo contemporâneo: espaço aconchegante e sofisticado