×

Apartamentos pequenos: confira 5 ideias funcionais

Inspire-se em como as profissionais do Studio Tan-Gram trabalham inovações para atender as necessidades da moradora em apartamento pequeno

Publicado em 30/11/2022 | Por_Júlia Magalhães

Antigamente, era comum o desejo de morar em grandes residências. Contudo, assim como outros mercados, o imobiliário também passou por mudanças – muitas delas por questões sociais, demográficas e econômicas. Assim, os apartamentos pequenos caíram no gosto de compradores, investidores e construtoras.

Moradias menores têm aumentado o número de adeptos há alguns anos e a tendência veio para ficar. Mas, como compor a decoração de imóveis com menos de 50 metros quadrados?

Uma casa é um universo particular com infinitas possibilidades de decoração e soluções para tornar a vida ainda mais agradável. Exatamente por isso, os profissionais da área desenvolvem diversas maneiras de desenrolar possíveis entraves. Assim, tornam o ambiente funcional, elegante e confortável.

Para indicar, na prática, como adversidades são contornadas, esmiuçamos o projeto de um apartamento de 49 m². Inspire-se em cinco soluções que foram tomadas por Claudia Yamada e Monike Lafuente, arquitetas do Studio Tan-Gram, para atender aos pedidos da moradora.

Separação de ambientes em apartamentos pequenos

As paredes delimitando ambientes são recursos que existem há séculos, contudo, nada impede que eles sejam estilizados, revestidos e claro: sejam funcionais. Muitas pessoas encontram problemas quando o assunto é a separação de cômodos e a inserção de portas acaba sendo o artifício mais fácil que encontram. Porém, as profissionais do Tan-Gram propuseram uma solução diferente e estilizada: portas mimetizadas.

A criatividade de substituir uma separação convencional entre a sala e o dormitório foi a aposta ao instalar uma porta mimetizada. Ela ‘some’ no painel frisado que toma conta da área social. Mais do que disfarçar a passagem para a suíte, foi um jeito de deixar o visual mais elegante, limpo e unificado.

“Para que não ficasse uma solução de marcenaria ‘chapada’ e monótona, brincamos com ripas de MDF revestido. Optamos por um ritmo aleatório que dá uma dinâmica bem interessante”, explica Claudia sobre a inovação. “Para garantir um visual lindo, é preciso ter cuidado com os acabamentos das extremidades do painel. Seja com o piso e teto, ou com laterais”, complementa Monike.

Crédito: Luís Gomes de Souza

Decoração da cozinha e na área de serviço

Já caiu por terra a tendência antiquada onde as cozinhas e áreas de serviço eram discretas e neutras. Escolher os detalhes do décor dessas áreas se tornou tão importante quanto a decoração de qualquer outro cômodo da casa. Assim, as formas geométricas deram o contorno que o espaço integrado merecia.

Os grandes armários e a bancada unem a cozinha e a área de serviço, de ponta a ponta. Os azulejos também compreenderam toda a extensão da área integrada. Com isso, garantiram a coesão estética do projeto, além da funcionalidade de ambos.

Crédito: Luís Gomes de Souza

Home office confortável com espaço reduzido

O home office ganhou força nos últimos anos e, muitas empresas pretendem seguir neste formato ou no modelo híbrido. Com isso, pensar em um local onde se possa trabalhar sem que a vida pessoal seja comprometida virou objeto de desejo. No entanto, nem todos conseguem deixar um cômodo próprio para o home office. Por isso, otimizar o espaço é uma saída eficaz para criar um escritório confortável dentro de casa. No apto de 49m², um cantinho recebeu todo o suporte para se tornar um escritório, já que a proprietária trabalha de casa.

Nele, LEDs foram instalados nas extremidades da prateleira além da luminária direcionada de mesa. Com isso, evita que se forme sombra sobre o local, que compreende cerca de 75 cm de altura do piso e 60 cm de profundidade. A escrivaninha ganhou também uma calha na bancada, onde os fios do notebook e da luminária podem ser acomodados sem causar confusão. Outro charme da bancada que compõe o escritório compacto é a sapateira embutida, onde os sapatos podem ser acomodados logo na entrada do imóvel.

Crédito: Luís Gomes de Souza

Rede em apartamentos pequenos

Acessório favorito de muitas pessoas quando o assunto é relaxar, as redes são queridinhas que, muitas vezes, acabam ficando de fora de imóveis mais compactos como apartamentos sem grandes varandas. Porém, quem deseja ter uma, saiba que é possível usufruir do repouso proporcionado pela peça mesmo possuindo pouco espaço em casa.

As arquitetas atenderam o desejo da moradora ao instalar uma rede na varanda integrada do imóvel. “Para fixar essa peça, tivemos o cuidado de pendurá-la em um tirante que está chumbado na laje”, explica Claudia. A arquiteta reforça que a instalação não deve ser feita no forro para que não aconteçam acidentes.

Crédito: Luís Gomes de Souza

Lavabo estilizado

Muitas pessoas não investem na decoração do lavado, que acaba se tornando um cômodo sem personalidade e “jogado para escanteio”, sem brilho. Porém, como um imóvel bonito pode ter um único cômodo apagado? Pensando em estilizar o lavabo, existem soluções econômicas e bonitas que garantem o cuidado com a estética da toalete.

A pintura contou com uma cor que faz parte da paleta do apartamento e a decoração foi completa com um adesivo que imita madeira ripada. “Para finalizar, trocamos o piso, apostamos nesse espelho com tira de couro, conhecido como Adnet”, detalha Monike.

Crédito: Luís Gomes de Souza

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Sem categoria

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    3 dicas para criar espaços multifuncionais

    Entenda a tendência de decoração em 2024: o maximalismo

    Veja como o design de interiores impacta sua saúde e humor