×

Banheiros pequenos: como planejar o layout e aumentar o espaço?

Com alternativas simples, é possível aumentar o espaço visualmente e transformar banheiros pequenos em ambientes confortáveis e bem decorados

Publicado em 16/09/2022 | Por_Júlia Magalhães

Moradias cada vez mais compactas desafiam os projetos em banheiros pequenos. Apesar de ser um dos menores cômodos de uma casa, o banheiro é certamente um dos mais desafiadores de se projetar. Afinal, os diversos acessórios e instalações hidráulicas exigem um planejamento cuidadoso.

Para o melhor aproveitamento do espaço, a prioridade deve ser a distribuição do layout. Em seguida, como irão ficar as louças e móveis e, por fim, se preocupar com a decoração.

Vale destacar que pouca metragem não precisa ser sinônimo de aperto, principalmente no momento mais relaxante do dia. Com alternativas simples, é possível aumentar o espaço visualmente e transformá-lo em um ambiente confortável e muito bem decorado.

Além disso, é possível criar um verdadeiro refúgio particular que proporcione um ambiente agradável e sereno. Mas, para isso, alguns pontos devem ser levados em consideração, como materiais de acabamento, mobiliário, decoração e a peça-chave que recria uma perfeita sala de banho: o box espaçoso.

Confira alguns aspectos importantes na hora de decorar banheiros pequenos:

Atenção nos detalhes em banheiros pequenos

“Investir em revestimentos com tom e acabamento amadeirado, ou que imitam a madeira, é uma ótima forma de proporcionar mais aconchego ao banheiro. Claro, esse tipo de material pode ser combinado com pisos e outros acabamentos mais frios para as áreas molhadas, por exemplo, o que vai garantir o perfeito equilíbrio”, explica o diretor criativo da Ideia Glass, Érico Miguel.

Tons amadeirados proporcionam conforto e aquecem o espaço

Valorize o design

Uma das principais dicas é não sobrecarregar a decoração em banheiros pequenos. “Para criar um ambiente relaxante, evite poluir a sala de banho com itens que não tem utilidade, avalie o que não está sendo usado na pia, bancada e nichos, para que visualmente o espaço também ofereça conforto”, recomenda Miguel.

Além disso, o diretor criativo aconselha que é importante manter os armários organizados e com as portas sempre fechadas quando não estiverem sendo usados.

Banheiros pequenos
Aposte em um design clean com cores neutras e ambiente organizado

Box até o teto em banheiros pequenos

Alguns dias pedem aquele momento especial de relaxamento que só um bom banho é capaz de proporcionar. No entanto, potencializar essa experiência transformando o banheiro em um verdadeiro oásis de descontração pode intensificar ainda mais a sensação de tranquilidade e recarregar as energias. A escolha do box de banho é crucial para a conquista de uma área de banho funcional e confortável.

Uma excelente alternativa é o box até o teto. Afinal, ele proporciona melhor conforto térmico dentro da área de banho, já que sua estrutura conserva melhor o calor e o vapor do chuveiro por mais tempo. Outra vantagem é que, como o vapor e a umidade não saem da área de banho, a limpeza na área seca é facilitada. Dessa forma, tanto os móveis como a pintura são conservados por mais tempo.

Para quem busca ampliar o espaço de banho sem perder a elegância, a Ideia Glass conta com o Kit Box Nobre | Crédito: Ideia Glass

Se você pensa em utilizar um box até o teto, é importante lembrar que ele exige que o banheiro tenha alguma saída de ar. Portanto, se o banheiro não tiver uma janela, incorpore um exaustor ou duto no espaço. Com isso, além de melhorar a ventilação, evita-se mofo e aumenta a usabilidade do ambiente.

Para dar mais amplitude, aposte nos que contam com poucas ferragens, uma vez que o campo de visão fica mais limpo e aumenta a sensação de espaço.

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Móveis por ambiente

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Tons de madeira em alta na decoração

    O que é e como ter uma casa inteligente

    Como incorporar o dourado no banheiro?