×

Banquetas na decoração

Conheça algumas dicas profissionais de como utilizar esse móvel nos ambientes da casa

Publicado em 17/01/2022 | Por_Sandra Solda

Slim, bela e versátil, a banqueta é uma ótima pedida para todo tipo de decoração. “Elas são vistas com mais frequência nas cozinhas ou cantinhos do bar, mas podem facilmente aparecer em varandas gourmet ou até áreas externas”, dizem as arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, a frente do escritório Tesak Arquitetura.

Segundo a dupla, a escolha da banqueta ideal deve levar em conta, em um primeiro momento, a frequência de uso. “Banquetas com encosto são mais confortáveis, por exemplo, sendo a opção ideal para maior permanência”, explicam. A altura da bancada que as recebe também é determinante para que se escolha uma peça que fique proporcional e, claro, confortável. “Uma dica simples para acertar na altura é pensar que o assento de uma banqueta deve estar sempre 25 cm mais baixo do que a bancada”, indicam as profissionais da Tesak Arquitetura. O tamanho da bancada também indica a quantidade de banquetas necessária. “Para que uma pessoa se sente confortavelmente, devemos considerar um espaço de 60 cm, com uma distância minima de 25 cm entre uma banqueta e outra”, complementam.

Com as medidas em mente, é possível se aventurar para o design da banqueta, que pode ser encontrada em diversos materiais – como a madeira, o inox e fibras. “O tipo de material depende da decoração do ambiente e da frequência do uso. Se as banquetas forem para uma cozinha, onde o uso será constante, vale optar por materiais fáceis de limpar, como o couro sintético, palhinha, tecidos impermeáveis, inox ou madeira”, indicam. Se forem utilizadas em uma decoração mais casual, como em uma casa litorânea ou em áreas externas cobertas, uma boa pedida é a fibra ou corda naútica, juntamente com inox ou madeiras que tenham maior resistência a umidade. “Áreas externas descobertas pedem por um cuidado especial, sempre com materiais próprios para espaços abertos”, alertam.

Por fim, as cores das banquetas devem ser escolhidas de acordo com o estilo do projeto. “Tons neutros e sóbrios compõe muito bem em uma decoração mais casual, clássica e até mais rústica”, indicam Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto. Cores e estampas, por sua vez, pedem um decor mais despojada e são perfeitas para áreas externas e casas de veraneio. “Ousamos mais nesses projetos porque são locais visitados esporadicamente, então as cores não se tornam cansativas”, finalizam.

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Móveis por ambiente

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Amarelo na decoração: como aplicar essa cor sem cometer excessos

    Como escolher o melhor puxador para o seu móvel

    Como usar acessórios e iluminação para deixar sua cozinha mais elegante