×

Como usar o dourado na decoração

O dourado na decoração se tornou uma tendência no design de interiores por adicionar um toque de elegância e sofisticação. Inspire-se!

Publicado em 06/02/2024 | Por_Júlia Magalhães

O dourado na decoração se tornou uma tendência dominante no design de interiores, assim como na moda, destacando-se por sua capacidade de adicionar um toque de elegância e sofisticação de maneira versátil.

Estrategicamente posicionado como um ponto de cor, o dourado brilha especialmente quando aplicado de forma minimalista, mesclando-se perfeitamente com detalhes e materiais nobres como mármore e madeira.

A cor enriquece diversos elementos, desde tecidos e revestimentos de parede, até peças de mobiliário que capturam a atenção com seu acabamento brilhante, cada um contribuindo para criar uma sensação acolhedora e chique de gold chic.

Dourado na decoração

Inspire-se em exemplos práticos que incorporam mobiliário Ornare e ilustram a habilidade com que o dourado pode ser integrado aos espaços:

Linha Wall System

Doriselma Mariotto Goiana (Foto: Daniel Santo) com linha Wall System Ornare

O projeto assinado pela arquiteta Doriselma Mariotto nesta cobertura duplex em Goiânia utiliza a linha Wall System da Ornare para revestir o painel e luxuosas headboards com desenho elegante, acabamento em couro e ponteiras metalizadas em dourado.

Linha Manhattan

Projeto de Bruna Mokfa para Mostra Artefacto 2022 (Foto: Rodrigo Zorzi) com linha Manhattan Ornare

O universo geométrico e elegante do Art Déco com a exclusiva cozinha da Linha Manhattan, assinada por Bruna Mokfa para Mostra Artefacto 2022 apresenta uma proposta clean com toque neoclássico e moderno. Desenvolvida com a Linha Manhattan, a cozinha com acabamentos feitos à mão em linhas retas define a estética e personalidade do ambiente. A tonalidade branca incorpora elementos metálicos e os detalhes em dourado nas portas e puxadores trazem delicadeza e requinte.

Leia também:
Cor do ano 2024: conheça a escolhida pela Pantone

Linha Paris

Projeto de Pranothi Prabhakara nos Hamptons (Foto: Italo Boreggio) com linha Paris Ornare

A clássica cozinha branca da linha Paris foi escolhida por Pranothi Prabhakara para dar vida a este projeto nos Hamptons, representando a fusão perfeita entre o clássico e o contemporâneo, elevando o design a um patamar de exclusividade e requinte, onde cada detalhe é trabalhado meticulosamente transmitindo sofisticação, desde os traços decorativos até a pintura manual e a montagem artesanal de portas e esquadrias, o que torna cada produto verdadeiramente único. Os puxadores Gold da linha Stilo foram incorporados perfeitamente aos detalhes em dourado do ambiente. 

Linha Shaker

Projeto de N.2B Arquitetura (Foto: Carolina Mossin) com linha Shaker Ornare


A busca da união do clássico ao contemporâneo de forma inovadora foi a inspiração do estúdio N.2B Arquitetura para a edição 2023 da CasaCor Ribeirão Preto. A intenção foi combinar o charme atemporal das molduras retilíneas com um toque moderno e ousado, utilizando materiais de alta qualidade e tecnologia.

A cozinha apresenta estética elegante, com paredes e forros brancos, enfatizando a luminosidade e o frescor do ambiente e artesanato para compor a originalidade. Os armários da linha Shaker em folha de madeira natural escura, com suas molduras retilíneas e puxadores dourados da linha Stilo, acrescentam aconchego e sofisticação ao ambiente.

* Foto destaque: projeto de Deborah Roig (Foto: Luis Gomes) com linha Paris Ornare

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Decoração

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    3 dicas para criar espaços multifuncionais

    Entenda a tendência de decoração em 2024: o maximalismo

    Veja como o design de interiores impacta sua saúde e humor