Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades
@moveisparacasa.oficialPublicado em 30/01/2020 | Por_Thiago Rodrigo
Uma solução ideal para móveis que permite inclusive o contato com a água é o compensado naval. O substrato é diferente do compensado comum, que é fabricado com cola MR (do inglês Moisture Resistant) e resiste apenas à umidade podendo sofrer laminação pelo contato com água.
Por sua vez, o compensado naval é forte contra essas intempéries e pode ser fabricado com lâminas de madeira (ML, de multilaminado) ou misto de lâminas e sarrafos (SF, de sarrafeado).
Contudo, a principal característica está na cola utilizada, seja a MUF (Melamina-ureia-formaldeído) ou WBP (da sigla em inglês Water Boiled Proof). Com efeito, o compensado pode ser exposto não só a umidade, mas até mesmo ao tempo e à água sem que ocorra a delaminação das camadas de madeira. Não à toa, o compensado naval é utilizado para projetos de marcenaria de iates e barcos.
Segundo Marcelo Schiochet, diretor comercial da Decorbras, fabricante e fornecedora do produto, o item tem maior demanda para utilização pela construção civil, setor no qual a resistência do produto é muito necessária.
“Com a evolução de processos e equipamentos conseguimos desenvolver novos produtos e hoje temos um volume crescente na indústria moveleira de alto padrão para regiões litorâneas e também para estrutura de móveis, portas de passagem e, principalmente, em móveis de áreas úmidas como cozinhas, banheiros, móveis de churrasqueiras, etc.”, explica.
O maior benefício do compensado naval são as qualidades supracitadas. No entanto, também tem vantagens na flexão com maior tolerância a peso e sistemas de fixação como parafusos, e pregos. A desvantagem está ao fato de a maior parte da linha de compensados navais não serem fornecidos acabados, precisando posteriormente de verniz, pintura ou revestimentos.
Por outro lado, uma exceção é o compensado naval “formicado” (popularmente chamado assim no qual é aplicado um laminado de alta pressão). Ele pode ter aplicado uma vasta gama de cores e acabamentos laminados de alta pressão de marcas como Pertech e Formica.
Dessa forma, os móveis com compensado naval devem ser recomendados e utilizados para áreas sujeitas à umidade. Igualmente àqueles que possam eventualmente ter contato com água ou ao tempo.
“Caso contrário o compensado com cola MR cumprirá com folga as necessidades de um móvel com qualidade e durabilidade se comparado, por exemplo, com outros tipos de materiais derivados da madeira como MDF e MDP”, afirma Schioet.
A Decorbras oferece vasta linha de padrões de revestimentos do Brasil, inclusive exportando para os Estados Unidos alguns dos padrões da companhia. A empresa pode revestir os compensados com todas as espécies de madeiras tropicais como Freijó, Cedro, Jequitibá. Porém, também com madeiras de regiões mais frias, como o Carvalho Americano, e a Nogueira Americana.
A empresa oferece compensado naval revestidos com laminados de alta pressão (AP). Quanto à pintura, o processo é similar para qualquer compensado. “A principal característica do bom compensado para pintura está na superfície, sendo calibrado e bem acabado para um bom resultado final”, assinala.
Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades
@moveisparacasa.oficial