×

Confira 5 Tendências de Decoração de 2022 para Colocar em Prática

Em seu novo artigo, Vinicius Bonissato, lista as tendências de decoração para deixar o seu lar mais e prático e confortável

Publicado em 11/01/2022 | Por_Móveis para casa

Vinicius Bonissatto

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UNESA/RJ, com especialização em design moveleiro, interiores e decoração. Há 10 anos desenvolve projetos para clientes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Para ele, a arquitetura é liberdade que não tem fim.

Os termos de regras para decoração da casa em 2022 são: conforto e funcionalidade. Depois da pandemia do Covid-19 todos nós começamos a valorizar mais o nosso lar e por conta disso, as tendências de decoração de 2022 giram em torno de ideias que tragam mais praticidade aos ambientes e sensação de conforto e aconchego para os moradores.

E se você quer saber como usar as tendências de decoração 2022 para deixar o seu lar mais bonito, confortável e prático, basta continuar acompanhando a seguir a lista com 5 tendências de 2022 para decorar a sua casa.

Sala decorada em cores neutras com estilo comfy para tendências de decoração 2022 – Foto: Pinterest

1. Minimalismo

Com linhas retas e formas geométricas mais simples, o estilo minimalista continua em alta em 2022. A grande ideia da decoração minimalista é elaborar ambientes que sejam funcionais e confortáveis, mas sem excesso de informação.

Assim sendo, cores neutras, poucos objetos de decoração e móveis multifuncionais estão entre as maiores tendências de 2022 para decoração. Além disso, você também pode aproveitar para explorar melhor a iluminação natural da sua casa investindo em cortinas com cores claras e de tecido bem leve para as janelas.

Tendências de decoração de 2022 com decoração minimalista para sala de estar – Foto: Design Milk

2. Comfly na decoração:

Dar prioridade ao conforto dentro de casa, se tornou cada vez mais frequente nos momentos atuais. E foi a partir disso que a moda Comfy surgiu. Primeiro nas roupas, através de looks mais confortáveis e descontraídos para usar em casa na hora do home office, e consequentemente essa tendência passou também para dentro de casa na decoração, para termos mais aconchego, afinal, durante a pandemia passamos o dia inteiro dentro de nossas casas.

Por isso, invista na claridade natural dos ambientes, estofados com tecidos agradáveis ao toque, almofadas e mantas para trazer mais acolhimento aos ambientes, mas lembre-se sempre de não exagerar na decoração, por isso, tenha apenas os objetos e móveis que realmente são necessários para a sua rotina e de sua família.

Decoração comfy com cores e almofadas para tendências de decoração de 2022 – Foto: Viva Decora Pinterest

3. Automação Residencial:

Automação residencial é aplicar todas as tecnologias existentes dentro de casa para facilitar tarefas que antes dependiam somente do morador. Sensores de fumaça, fechaduras eletroeletrônicas e temporizadores são alguns exemplos de automatização.

Automação residencial é fazer com que todos os sistemas eletrônicos funcionem como um só, sob o nosso total controle e de acordo com nossos hábitos, necessidades e gostos.

Por isso, invista em uma casa conectada para trazer mais conforto e praticidade a toda a sua família. As assistentes virtuais podem fazer inúmeras tarefas como ligar aparelhos domésticos como cafeteira, fechar persianas e até mesmo trancar as portas de sua residência.

4. Metais na decoração: Dourado e Cobre

As cores douradas e cobre estão entre as tendências de decoração para 2022. Essas cores transmitem elegância, refinamento e luxo aos espaços decorados, e ela pode ser usada nos mais diferentes cômodos da casa.

Tendências de 2022 com detalhes dourados para decoração de banheiro – Foto: Debiaze Arquitetura

Mas uma dica legal para quem quer usar essa tendência de 2022 para decoração é saber não exagerar na dose. Logo, opte por deixar as cores em detalhes decorativos como em metais como torneiras, puxadores de armários, em vasos, luminárias entre outros.

Tendências de 2022 com detalhes dourados para decoração de banheiro – Foto: Decor Salteado

5. Ambientes integrados

Não é de hoje que a integração de ambientes está em alta e ela continua presente nas tendências de 2022 para decorar o seu lar.

Ambientes integrados têm sido muito procurados por pessoas que buscam por praticidade e funcionalidade ao adquirir um imóvel. Seu conceito, como na própria palavra diz “ambientes integrados”, têm como objetivo unir dois ou mais ambientes em um mesmo espaço, sem a necessidade de divisórias de paredes, trazendo modernidade e liberdade ao local.

Decoração de casa com ambientes integrados para tendências de 2022 para decoração – Foto: Pinterest

A grande vantagem de conectar os espaços da casa é que além de contribuir para melhora da iluminação e circulação de ar, essa proposta também valoriza mais os espaços sociais, ajuda a ampliar visualmente ambientes pequenos, garantindo assim uma casa mais dinâmica e confortável.

As características deste modelo surgiram originalmente com os lofts. Eram grandes galpões inutilizados transformados em ateliês, estúdios e/ ou residências. Eles não possuíam divisórias, portanto, se tornavam grandes espaços integrados, separados principalmente, por móveis.

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Colunistas

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Amarelo na decoração: como aplicar essa cor sem cometer excessos

    Como escolher o melhor puxador para o seu móvel

    Como usar acessórios e iluminação para deixar sua cozinha mais elegante