×

Cores influenciam no humor e podem afetar produtividade no home-office

Especialistas e fabricantes de móveis mostram como as cores influenciam no humor e podem afetar produtividade; veja dicas de cores para o verão

Publicado em 09/09/2021 | Por_Thiago Rodrigo

Com o home-office praticamente estabelecido na rotina de trabalho muitos fatores podem distrair e diminuir a produtividade. Entretanto, um grande aliado pode ser encontrado na composição de cores do ambiente. Elas são capazes de provocar diversas sensações, desde estimular a atividade cerebral, até proporcionar um ambiente tranquilo e relaxante, permitindo a execução de atividades profissionais e de lazer.

Segundo a WGSN, consultoria especializada em tendências de comportamento, a escolha de uma cor pode ser guiada pelo desejo de aliviar a ansiedade ou obter energia e equilíbrio, por exemplo. Isso ocorre, pois, as tonalidades possuem impacto relacionado ao conforto emocional das pessoas.

Cores influenciam no humor

Por exemplo, um ambiente onde o vermelho predomina tende a estimular maior precisão e aptidão daqueles que necessitem melhorar a memória e a atenção, revela um recente estudo elaborado por cientistas da Universidade da Columbia Britânica (UBC), no Canadá. Enquanto as cores quentes estimulam o aumento da atividade cerebral, a escolha correta para fomentar ou aumentar a criatividade é trabalhar e se movimentar em ambientes de cor azul.

Conheça tecnologia que ampliou qualidade do colchão

Com mais de 80 anos no mercado e produtos criados a partir de um estudo minucioso da equipe de pesquisa e inovação, a Todeschini conta com opções de cores mais modernas capaz de tornar qualquer ambiente ainda mais sofisticado e produtivo. A empresa fez uma campanha de valorização das cores nos ambientes, que busca despertar sensações através do uso assertivo das tonalidades. Confira como as cores influenciam no humor e os benefícios de algumas delas.

Azul 

O tom de azul do padrão Índigo da Todeschini oferece um efeito energizante instantâneo aos olhos e garante elegância sem esforço. Versátil, ele emana estabilidade e sofisticação em igual medida. Afinal, é uma cor que se relaciona com a atenção plena, meditação e é capaz de inspirar sentimentos de autorreflexão. É possível combinar com outros elementos, como madeira e pedras.

Verde

 Escolhida pela WGSN em 2020 como uma das cores que invadiria o décor, o padrão Oliva cria uma sensação de um lar calmo e ao mesmo tempo que traz um ar natural e de frescor. O toque acinzentado do padrão confere um efeito que é muito apreciado por diferentes gerações de consumidores, passando a sensação de conforto e acolhimento.

Brancos

Os tons neutros, assim como o branco promovem a criatividade, principalmente se o local possui muita luz natural. Em ambientes pequenos, a cor branca transmite uma sensação de amplitude, o que é benéfico especialmente para locais não preparados para o home-office. Além disso, o uso desta tonalidade remete a um ambiente calmo e tranquilo.

Tons neutros

O padrão Pecan, da Todeschini, é inspirado na noz que leva seu nome e contribui para a sensação de harmonia e equilíbrio nos interiores, com um tom neutro sutil, mas que traz um toque quente e levemente terroso para a decoração. O padrão ainda é uma excelente alternativa aos tons de cinza, incorporando uma vibração sutil e natural.

Móveis coloridos para o verão

Com a chegada dos dias mais quentes do ano, não foi só o clima que mudou. O verão traz consigo toda a alegria e cores que são a cara da estação. Sendo assim, quando se trata dos nossos lares, nada melhor do que aproveitar o período para dar aquele up nos espaços, afinal, as cores têm o total poder de renovar ambiente.

Para aqueles que amam inovar na decoração, os móveis coloridos podem ser um excelente jeito de começar. E o melhor de tudo é que não precisa fazer grandes mudanças para transformar completamente o visual da casa. A Simonetto, marca com experiência em mobiliário planejado, selecionou algumas dicas simples e eficientes para auxiliar nessa função.

Decoração minimalista: o mais legal de investir em móveis coloridos é que eles são muito versáteis. Uma das possíveis opções é optar por um tema minimalista. Ele é ideal para destacar elementos em um ambiente doméstico. Sua principal característica é colorir um ambiente mais neutro apenas alguns móveis, o que resulta em um aspecto clean e sóbrio.

Combinar diferente cores: é possível combinar cores diferentes sem que elas entrem em conflito. Para isso, é preciso buscar o equilíbrio entre os tons e os tamanhos. Um exemplo, é combinar um sofá laranja com parte da mobília no tom salmão. O contraste será amenizado pela diferença de tamanho entre as peças. Outra forma é optar por nuances que sejam semelhantes, sendo mais fácil de mesclá-las.

Sem exageros: para evitar combinações exageradas nada melhor do que planejar bem as escolhas. Então, analise o cômodo e tente visualizar como os móveis se encaixam no ambiente e como eles podem combinar entre si. Assim se evita o investimento em uma mobília com cores que não harmonizam juntas, resultando em um espaço com visual confuso.

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Móveis por ambiente

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    10 estilos de decoração para inspirar e escolher o seu

    Suvinil revela Eclipse, a cor do ano 2022

    Häfele apresenta projetos para pequenos espaços