×

Decorar sua casa: não cometa estes erros

Cuidados com a funcionalidade e paisagismo devem ser pensados na hora de decorar sua casa, frisa o arquiteto e decorador, João Curvelo

Publicado em 14/02/2023 | Por_Júlia Magalhães

Decorar sua casa não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Ao longo dos anos, as tendências das decorações estão sempre mudando e não há uma regra de como fazê-la. Porém, segundo o arquiteto e decorador, João Curvelo, há erros básicos que podem e devem ser evitados para garantir um lar esteticamente bonito e confortável, ao mesmo tempo. 

Funcionalidade

Curvelo afirma que antes de criar uma decoração para qualquer cômodo, é extremamente necessário considerar a funcionalidade das coisas. Afinal, frisa o profissional, não adianta estar bonito e não funcionar.

“Também é preciso verificar quais são as necessidades das pessoas que moram ali. Às vezes a gente precisa colocar um cantinho, porque gosta de relaxar, curtir um momento específico, por exemplo, então é legal ter esse espaço de relaxamento.”

Ademais, deve-se verificar as necessidades dos moradores. É possível que seja preciso ter o canto do home office, pois muitas pessoas mudaram a forma de trabalhar por conta da pandemia. “Sendo assim, para não ter erros, é bom focar nessa decoração voltada para o aconchego com a relação de estar mais em casa”, diz.

Paisagismo

Uma das grandes apostas do público no geral, é o paisagismo. No entanto, o arquiteto destaca que é preciso prestar muita atenção quando for incrementar flores, folhagens e vegetações nas decorações.

“Procure pesquisar se elas se adaptam aquele local onde você quer colocar, para que assim a manutenção dela seja mais fácil. Além disso, você não perde com rapidez e nem tem que ficar realizando a troca dessa decoração floral ou vegetativa”, aconselha.

Outra questão importante a verificar é sobre a toxidade das plantas para as casas com pets e crianças. Muitas, apesar de lindas, podem ser prejudiciais.

Crédito: AdobeStock

Aposte em memórias afetivas para decorar sua casa

O arquiteto garante que há maneiras de montar uma decoração simples, barata e aconchegante. “Eu gosto muito de dar dica das pessoas usarem memórias afetivas, mesmo sem condições de grandes investimentos com relação a decoração, mas às vezes essas memórias podem se transformar em decoração, por exemplo, transformar em quadros, fotos, momentos vividos, cartas, folders etc.”

Ademais, Curvelo destaca que se a pessoa viajou, trouxe algum suvenir, transformar isso em uma peça de decoração é muito legal. “Plantas ajudam muito, está muito na moda agora o uso exacerbado, assim plantas próximas das janelas nos apartamentos, mas sempre lembrando de verificar a adaptação delas”, afirma.

🔗 Siga o Instagram da Móveis para Casa e fique por dentro de todas as novidades!

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Móveis por ambiente

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Tons de madeira em alta na decoração

    O que é e como ter uma casa inteligente

    Como incorporar o dourado no banheiro?