Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades
@moveisparacasa.oficialPublicado em 17/08/2023 | Por_Júlia Magalhães
A incorporação de elementos naturais na decoração é uma tendência crescente que não apenas embeleza os espaços, mas também traz uma sensação de serenidade e conexão com a natureza para dentro de casa.
Cada vez mais presente nos projetos de decoração, a Biofilia é movimento que representa a verdadeira reconexão com a natureza. E, além de promover o cultivo de plantas, flores e até uma hortinha no conforto de casa, uma de suas principais características é a valorização dos materiais naturais no décor.
Afinal, até mesmo os efeitos do stress podem ser amenizados com a criação de uma atmosfera relaxante. Pensando nisso, a Yamamura, com a ajuda da arquiteta Gisele Bizzo, apresenta exemplos de ambientes repletos de materiais naturais e que podem servir como inspiração para muitos lares.
Para quem deseja compor um espaço mais harmonioso e convidativo – seja para descansar, meditar, fazer exercícios, estudar ou trabalhar – pode adicionar itens que remetam à natureza (como pedras, uma mini fonte, tecidos leves e naturais etc.), além de uma paleta de cores que valorize tons terrosos, amadeirados, azuis e verdes.
Plantas de interior não apenas purificam o ar, mas também adicionam vitalidade aos ambientes. Desde vasos de plantas suspensos até jardins verticais, há uma infinidade de maneiras de trazer o verde para dentro de casa.
Leia mais:
– Projetos em containers: econômicos e sustentáveis
O uso da madeira na decoração é uma das maneiras mais eficazes de elementos naturais na decoração. A madeira é um material versátil e atemporal que pode ser incorporado de várias formas para criar ambientes aconchegantes e convidativos.
Móveis de madeira maciça, como mesas de jantar, cadeiras, estantes e camas, são escolhas clássicas que adicionam uma sensação de solidez e durabilidade aos espaços. A variedade de cores e padrões da madeira permite que você escolha peças que complementem o estilo geral da sua decoração.
Peças de mobiliário rústico, como armários, cômodas e aparadores de madeira envelhecida, podem adicionar charme e personalidade aos espaços.
A inclusão de acessórios de madeira, como porta-retratos, vasos, esculturas e utensílios domésticos, pode trazer pequenos toques naturais para sua decoração.
Revestir uma parede com painéis de madeira ou tábua corrida pode adicionar textura e calor aos espaços. Esse recurso também pode servir como ponto focal ou como pano de fundo para obras de arte e decorações.
Fibras naturais, tramas e a palha podem adicionar um toque de autenticidade e calor. A Yamamura preparou uma vitrine de produtos especial, que destaca o uso de fibras naturais em luminárias. A juta – um dos materiais usados na confecção das peças – é uma fibra têxtil vegetal muito utilizada no artesanato, por exemplo.
Já o sisal é uma planta originária do México, que possui uma fibra vegetal bem dura, que é indicada para a confecção de artigos de decoração. Por fim, a palhinha natural é muito conhecida pelos brasileiros, em razão do revestimento de móveis e objetos diversos, com enorme valor sentimental para todos.
Opte por paletas de cores inspiradas na natureza, como tons de terra, azuis suaves e verdes serenos. Essas cores podem criar um ambiente calmante e harmonioso.
Em termos de iluminação, é muito bom que ocorra um equilíbrio entre a luz natural e a artificial dentro de casa, de forma a trazer o conforto e o bem-estar. Sendo assim, a dica é aproveitar ao máximo a luminosidade do dia, deixar o sol entrar em casa pelas janelas e, então, complementar com as luzes artificiais nos momentos necessários – como no final da tarde e à noite.
Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades
@moveisparacasa.oficial