×

Projetos em containers: econômicos e sustentáveis

Assim como em projetos de alvenaria, o mobiliário para projetos em containers deve primar pela funcionalidade

Publicado em 06/04/2023 | Por_Júlia Magalhães

Projetos em containers estão em ascensão no Brasil. Afinal, a solução vem se destacando por ser prática, sustentável e versátil. A possibilidade de construir uma casa ou comércio diferente do processo tradicional, pode assustar. Contudo, eles se mostram cada vez mais inovadores e versáteis.   

Não dá para pensar em arquitetura sem falar em sustentabilidade. É urgente – e necessário – investir em iniciativas e soluções que poupam recursos naturais, buscam o reaproveitamento e evitam a degradação ambiental. Uma delas é o uso de containers para compor residências e projetos comerciais.

Sem dúvidas, trata-se de uma opção que reduz demasiadamente os resíduos. Afinal, com o container, a base já vem prontinha (e o melhor: ela não fica enferrujando em depósitos ao ser inutilizada para o transporte de cargas). Depois de limpa e devidamente tratada, é só fazer o acabamento com drywall ou steel frame, duas técnicas que são naturalmente mais econômicas no que diz respeito à quantidade de materiais. Além disso, o tempo de entrega é bem mais rápido: aproximadamente três meses.

Exemplo bem-sucedido

Com 250 metros quadrados, o estabelecimento planejado por Bruna é composto por oito containers de 40 pés / Foto: Divulgação

A arquiteta Bruna Sposito, do Sum + Studio, acompanhou de perto as vantagens desse método. Ela é a responsável pelo projeto do Hostel Container, localizado na Praia de Canasvieiras, em Florianópolis (SC), e enumera os pontos positivos. “Rapidez na entrega, obra limpa, sustentabilidade e possível realocação dos containers para outro terreno”, comenta. Sim, dá para levar tudo se a ideia for mudar de local!

Decoração clean e rústica, livre de divisões, proporciona conforto e sofisticação ao Hostel Container / Foto: Divulgação

Em relação à planta, o projeto conta com uma ala comum aberta equipada com piscina, sala de jogos, espaço de churrasco, área de convivência e quadra para esportes. Há também ambientes fechados coletivos, como recepção, sala de TV, cozinha, banheiro social e local destinado às refeições. Afinal, compartilhar vivências e bons momentos é a premissa de todo hostel!

Na parte dos quartos, é possível escolher opções que acomodam quatro e seis pessoas (todos os ambientes são suítes e têm de 14 a 18 metros quadrados). Por falar na área de descanso, a disposição de cada container foi pensada especialmente para garantir conforto. “Estudamos as mudanças climáticas no local durante o ano e analisamos as edificações vizinhas. E, a partir de então, situamos os módulos no terreno de forma que a ventilação estivesse garantida em todos os quartos”, ressalta Bruna.

Hostel Container, projetado pela arquiteta Bruna Sposito, do Sum + Studio / Foto: Divulgação

Móveis para projetos em containers

Assim como em projetos de alvenaria, o mobiliário para projetos em containers deve primar pela funcionalidade. Móveis planejados ou sob medida farão com que o espaço seja adequado às necessidades do uso.

Apostar em cores neutras e atemporais é excelente alternativa. Uma decoração que combine o rústico ao contemporâneo, com toques personalizados, tornará o ambiente confortável e aconchegante.

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Novidades em móveis

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Tons de madeira em alta na decoração

    O que é e como ter uma casa inteligente

    Como incorporar o dourado no banheiro?