×

Espaço gourmet alia funcionalidade ao lazer

Dinâmico e convidativo, espaço gourmet está vinculado à praticidade por unir ambientes diversos sem deixar de lado a funcionalidade e o lazer

Publicado em 31/01/2023 | Por_Júlia Magalhães

O espaço gourmet é um conceito cada vez mais presente nas residências. Dinâmico e convidativo, ele está vinculado à praticidade por unir ambientes diversos sem deixar de lado a funcionalidade e o lazer. Assim, o espaço gourmet está entre os lugares preferidos dos moradores e se tornou parte quase obrigatória dos novos lançamentos imobiliários. 

Seja em áreas externas ou em imóveis com metragens reduzidas, o ambiente difere-se da cozinha tradicional. Isso porque ele é planejado de forma que além de cozinhar, serve para recepcionar e interagir com as pessoas em um mesmo local – o que nem sempre é possível em uma cozinha tradicional.

Crédito: Envato

Nele se prioriza o convívio social: se tornou uma espécie de extensão da cozinha, que ganha cada vez mais espaço como um ambiente privilegiado de residências, condomínios e sacadas de apartamentos, incentivando a socialização.

A área conta com elementos que complementam a preparação de refeições, como fogão e churrasqueiras. Eles se caracterizam por uma área de cocção, equipada com cooktop, forno, coifa e cuba para higienização, além de um pequeno espaço para armazenamento de bebidas, como freezer ou frigobar.

Para composição, é importante a utilização de materiais de fácil manutenção e revestimentos resistentes à gordura e abrasivos. Além disso, optar por peças com tecidos e materiais fáceis de limpar, devido ao odor e à gordura da comida, como couro sintético ou ecológico, aço inox, entre outros. Comumente contam com uma ilha central e banquetas altas.

Espaço gourmet externo

Crédito: Envato

Para espaços externos, há alguns cuidados a mais na hora de escolher a mobília. Estofados devem ser revestidos com tecidos resistentes às intempéries. As fibras sintéticas são mais resistentes quando se comparadas as naturais. Basicamente há quatro grupos delas: fibra sintética propriamente dita, tela sling, tricô náutico e corda náutica.

Crédito: Envato

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Móveis por ambiente

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    O que é e como ter uma casa inteligente

    Como incorporar o dourado no banheiro?

    Colchão com molas ensacadas ou espuma?