×

Os benefícios de ter um jardim vertical dentro e fora de casa

Falta espaço nas grandes cidades para criar mais áreas verdes, mas sobram paredes nuas em prédios e muros de casas

Publicado em 15/05/2020 | Por_Móveis para casa

Vinicius Bonissato

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UNESA/RJ, com especialização em design moveleiro, interiores e decoração. Há 10 anos desenvolve projetos para clientes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Para ele, a arquitetura é liberdade que não tem fim.

Falta espaço nas grandes cidades para criar mais áreas verdes, mas sobram paredes nuas em prédios e muros de casas. Uma boa maneira de contornar essa escassez é fazer uso dos jardins verticais: intervenção paisagística em que paredes externas ou internas são cobertas por vegetação. O uso de blocos cerâmicos específicos ou a combinação de vasos meia-lua presos a telas metálicas são as formas de execução mais comuns.

Seus benefícios

Além da beleza visual e de proporcionar um contato mais próximo com a natureza, as paredes verdes oferecem benefícios importantes, como o aumento da umidade do ar, a redução da temperatura ambiente, a reciclagem dos gases tóxicos e a diminuição da poluição sonora. Quando executada em áreas externas, ela também cria um nicho ecológico propício para a visita de pássaros. Neste caso, vale fazer uso de espécies nativas, como columeia, lantana, peperômia, azulzinha e guaimbê. Ainda não existem estudos específicos no Brasil, mas a sensação é empírica. Você percebe a melhora assim que entra no ambiente; é bem significativo mesmo. O tamanho das paredes verdes varia, mas é importante que sejam proporcionais ao local em que estão inseridas. Mas quanto maior forem, mais benefícios trarão.

Fachada verdejante

O Movimento 90º, que toma partido de empenas cegas de edifícios para implementar jardins verticais, já contabiliza seis prédios transformados. Capitaneado pelo paisagista Guil Blanche, o projeto de construção do primeiro corredor verde do mundo se concentra na região do Elevado Costa e Silva (que está em trâmite de mudança de nome para Elevado Presidente João Goulart), na capital paulista, e tem previsão de chegar a dez parques verticais até o fim do ano, totalizando um ganho de mais de 8 mil m² em áreas verdes.

Fonte: Pinterest
Dethalhe construtivo da fachada com cabos de aço. Fonte: Pinterest.

Em prédios menores é possível também utilizar outros tipos de plantas como samambaias, orquídeas e bromélias. Mas essas já exigem uma estrutura na fachada para instalações de vasos e até previsão de cálculos estruturais para essas possíveis cargas.

Fonte Pinterest

Vantagens para o uso das fachadas verdes:

Composições variadas: Fonte Pinterest

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais

Avalie esse post:
[Total: 0   Average: 0/5]

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Colunistas

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

Você também pode se interessar por:

Móveis open source, corte e monte você mesmo

6 dicas para decorar um imóvel alugado

Móveis e acessórios para uma cozinha prática, funcional e com personalidade