×

Padrões para móveis da sua casa

Conheça alguns revestimentos que podem aparecer nos móveis da sua casa, seja por indicação do arquiteto, marceneiro ou escolha sua

Publicado em 12/01/2023 | Por_Thiago Rodrigo

Foi-se o tempo que o móvel tinha apenas duas cores (no caso chamados de padrões), mogno e marfim, para o revestimento. Atualmente, o setor moveleiro encontra uma enorme quantidade de opções (algumas parecidas, é verdade) de padrões para móveis.

As fabricantes de painéis de madeira (o material do qual o móvel é feito em substituição à madeira bruta), estudam, pesquisam, viajam e analisam as tendências. Isso além do que está em voga no mercado nacional e internacional. Com o propósito de oferecer as melhores soluções em padrões para móveis, sejam madeiras, unicolores, pedras, tecidos e fantasias.

Madeira de demolição nos ambientes

Depois que elas ofertam seus painéis revestidos ao mercado moveleiro, resta às fábricas de móveis selecioná-las. As indústrias escolhem os padrões que melhores se encaixam em suas linhas de mobiliário, também olhando as necessidades dos consumidores.

Por isso, apresentamos o que algumas marcas fornecedoras de chapas (como também são chamados os painéis de madeira) têm comercializado, a possibilidade de combinação desses padrões e suas sugestões em padrões para móveis.

Duratex padrões para móveis
Padrões Ultramarino, Calacata e Parma da Duratex

Padrões para móveis

A Duratex é a maior fabricante de painéis de madeira do Brasil e trabalha com um portfólio diversificado. As tendências em padrões dos últimos anos têm sido incorporadas nos projetos de móveis, segundo a marca. Os destaques – entre os que não são commodities – são padrões inspirados nas pedras, tecidos, unicolores e madeiras.

Nas pedras, a Duratex tem tido alta procura por padrões que lembram os mármores como Portoro, Thassos, Orion e Calacata. Quanto aos que referenciam tecidos, Tramato, Yes e Nobile, com foco nos acabamentos internos, são mais buscados. Gepeto, Artesanal, Nogueira Caiena, Nogueira Thar, Metrópole, Freijó e Carvalho Batur têm sido bastante demandado entre os madeirados.

Duratex
Padrão Orion da Duratex

Na visão da Duratex, as pessoas estão buscando alegria, aconchego e delicadeza para seus ambientes e isso aumenta do uso da mescla de materiais, não só da madeira. Essas misturas de vários materiais são muito bem-vindas no mobiliário, pois proporciona resultados incríveis.

Um exemplo são as composições de madeira inspiradas em pedra, ao lado dos unicolores, que criam nas cozinhas espaços únicos e autênticos. Para os dormitórios, a Duratex sugere explorar a madeira com unicolores e/ou tecidos. Para as salas e áreas comerciais, a indústria pode ser mais ousada e trabalhar madeira, pedra e aço corten, por exemplo.

Preferências individuais

Com relação às necessidades das pessoas, a Eucatex enxerga que ela se dá por meio de preferências individuais e de personalização de ambientes. “Por não existir uma tendência única observamos uma decoração brasileira com predisposição a tonalidades médias, claras, menos acinzentadas, valorizando o efeito sensorial dos acabamentos, desenhos de tecidos e pedras”, diz a gerente da empresa, Andrea Krause.

Eucatex padrões para móveis
Padrões Lacca Metallic da Eucatex

Por outro lado, a leitura da fabricante Eucatex também está mais dirigida a ter padrões mais comerciais – como a coleção de lançamentos MDP e MDF Raízes –, além do crescimento das opções de unicolores para substituir o unicolor branco: padrões Arenas, Cinamon e Eucalipto. No design de interiores das futuras casas, com ambientes mais reduzidos, cores médias e claras ganham espaço.

Eucatex
MDP Perffect Elmo Canaletado e MDP Lacca Cetin Grafite intenso

Ambientes híbridos

O MDF branco, o cinza cristal e o bege, todos eles no acabamento texturizado, são os padrões mais consumidos da Sudati. De acordo com a empresa, a tendência é ter um local para morar que possa ser a nossa casa e ao mesmo tempo o local de trabalho, com conforto, sofisticação, tecnologia e beleza.

Sudati padrões para móveis
Cozinha com padrões Amazônia e Imbuia

Isso ao propósito de locais cada vez mais compactos, com um apelo forte para a natureza e que comportam tudo o que é necessário para o bem morar. Isso faz com que padrões mais suaves, leves e que remetem ao natural, sejam os responsáveis pelo maior consumo de padrões.

Sudati
Padrão Tauari da Sudati

Com a mistura de materiais nos móveis em alta, a combinação de padrões de diferentes materiais no móvel também aparece como desejo. Combinar madeira com metal, vidro, pedras, tecido, dá vida ao móvel e garante uma sensação de diferente e um ar de modernidade ao ambiente.

Sudati padrões para móveis
Padrão Jequitibá Closet

Desse modo, abriu-se ainda mais a possibilidade de ter padrões de MDF que diferem da tradicional madeira. Padrões com desenhos de tecidos, concreto, metal, híbridos que misturam diversos materiais e o mais recente em destaque foram as pedras.

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Por dentro do móvel

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Tons de madeira em alta na decoração

    O que é e como ter uma casa inteligente

    Como incorporar o dourado no banheiro?