Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades
@moveisparacasa.oficialPublicado em 12/01/2023 | Por_Thiago Rodrigo
Foi-se o tempo que o móvel tinha apenas duas cores (no caso chamados de padrões), mogno e marfim, para o revestimento. Atualmente, o setor moveleiro encontra uma enorme quantidade de opções (algumas parecidas, é verdade) de padrões para móveis.
As fabricantes de painéis de madeira (o material do qual o móvel é feito em substituição à madeira bruta), estudam, pesquisam, viajam e analisam as tendências. Isso além do que está em voga no mercado nacional e internacional. Com o propósito de oferecer as melhores soluções em padrões para móveis, sejam madeiras, unicolores, pedras, tecidos e fantasias.
– Madeira de demolição nos ambientes
Depois que elas ofertam seus painéis revestidos ao mercado moveleiro, resta às fábricas de móveis selecioná-las. As indústrias escolhem os padrões que melhores se encaixam em suas linhas de mobiliário, também olhando as necessidades dos consumidores.
Por isso, apresentamos o que algumas marcas fornecedoras de chapas (como também são chamados os painéis de madeira) têm comercializado, a possibilidade de combinação desses padrões e suas sugestões em padrões para móveis.
A Duratex é a maior fabricante de painéis de madeira do Brasil e trabalha com um portfólio diversificado. As tendências em padrões dos últimos anos têm sido incorporadas nos projetos de móveis, segundo a marca. Os destaques – entre os que não são commodities – são padrões inspirados nas pedras, tecidos, unicolores e madeiras.
Nas pedras, a Duratex tem tido alta procura por padrões que lembram os mármores como Portoro, Thassos, Orion e Calacata. Quanto aos que referenciam tecidos, Tramato, Yes e Nobile, com foco nos acabamentos internos, são mais buscados. Gepeto, Artesanal, Nogueira Caiena, Nogueira Thar, Metrópole, Freijó e Carvalho Batur têm sido bastante demandado entre os madeirados.
Na visão da Duratex, as pessoas estão buscando alegria, aconchego e delicadeza para seus ambientes e isso aumenta do uso da mescla de materiais, não só da madeira. Essas misturas de vários materiais são muito bem-vindas no mobiliário, pois proporciona resultados incríveis.
Um exemplo são as composições de madeira inspiradas em pedra, ao lado dos unicolores, que criam nas cozinhas espaços únicos e autênticos. Para os dormitórios, a Duratex sugere explorar a madeira com unicolores e/ou tecidos. Para as salas e áreas comerciais, a indústria pode ser mais ousada e trabalhar madeira, pedra e aço corten, por exemplo.
Com relação às necessidades das pessoas, a Eucatex enxerga que ela se dá por meio de preferências individuais e de personalização de ambientes. “Por não existir uma tendência única observamos uma decoração brasileira com predisposição a tonalidades médias, claras, menos acinzentadas, valorizando o efeito sensorial dos acabamentos, desenhos de tecidos e pedras”, diz a gerente da empresa, Andrea Krause.
Por outro lado, a leitura da fabricante Eucatex também está mais dirigida a ter padrões mais comerciais – como a coleção de lançamentos MDP e MDF Raízes –, além do crescimento das opções de unicolores para substituir o unicolor branco: padrões Arenas, Cinamon e Eucalipto. No design de interiores das futuras casas, com ambientes mais reduzidos, cores médias e claras ganham espaço.
O MDF branco, o cinza cristal e o bege, todos eles no acabamento texturizado, são os padrões mais consumidos da Sudati. De acordo com a empresa, a tendência é ter um local para morar que possa ser a nossa casa e ao mesmo tempo o local de trabalho, com conforto, sofisticação, tecnologia e beleza.
Isso ao propósito de locais cada vez mais compactos, com um apelo forte para a natureza e que comportam tudo o que é necessário para o bem morar. Isso faz com que padrões mais suaves, leves e que remetem ao natural, sejam os responsáveis pelo maior consumo de padrões.
Com a mistura de materiais nos móveis em alta, a combinação de padrões de diferentes materiais no móvel também aparece como desejo. Combinar madeira com metal, vidro, pedras, tecido, dá vida ao móvel e garante uma sensação de diferente e um ar de modernidade ao ambiente.
Desse modo, abriu-se ainda mais a possibilidade de ter padrões de MDF que diferem da tradicional madeira. Padrões com desenhos de tecidos, concreto, metal, híbridos que misturam diversos materiais e o mais recente em destaque foram as pedras.
Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades
@moveisparacasa.oficial