×

Qual cadeira escolher para trabalhar em home office?

Veja as diferenças entre os tipos de cadeiras e as dicas da nossa colunista, Aline Arruda

Publicado em 27/05/2020 | Por_Móveis para casa

Aline Pereira Arruda de Oliveira

Concluiu a graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Unifil- Centro Universitário Filadélfia- Londrina-PR em 2015. Ela fez Pós-Graduação em Arquitetura de Interiores: Projetos de Ambientes Comerciais e Residenciais –Unifil em 2016. Trabalhou em escritórios de arquitetura com projetos residenciais e comerciais. Atualmente é proprietária de uma loja/franquia (Mandale Chair Ourinhos) de cadeiras e afins, atuando na arquitetura de interiores.

Aos novos aderentes da vida de Home Office, uma boa cadeira pode fazer falta agora. Afinal, o desempenho de uma pessoa que fica, por muitas horas, sentada em frente ao computador está totalmente ligado à cadeira que utiliza.

Que tal dar uma olhada nas dicas que vão te ajudar a escolher a cadeira certa para essa nova jornada de trabalho, contribuindo para o seu dia a dia?

Antes de escolher sua cadeira, existem vários pontos que devem ser considerados, mas dois são fundamentais: o tempo de utilização e qual a atividade desenvolvida pelo usuário.

O consumidor pode ficar em dúvida para escolher sua cadeira em razão da grande quantidade de modelos disponíveis no mercado. Alguns modelos tem uma estética diferenciada, porém não são dotados do conforto e ergonomia necessários.

Primeiramente, para a escolha de qualquer cadeira deve-se considerar: estabilidade, ergonomia/proporção e desempenho. Com isso, a escolha vai depender da adaptação e do uso. A melhor postura é sempre a mais natural possível, afinal, ninguém consegue permanecer trabalhando horas por dia na postura ideal.

Citaremos as características de uma boa cadeira:


Assento: quando a pessoa estiver sentada, a coxa deve estar inteira sobre o assento e seus pés precisam encostar por completo no chão, a fim de oferecer estabilidade e conforto.

Braços de apoio: os ângulos dos seus cotovelos devem manter-se em 90º em direção à mesa. Essa posição cansa menos os músculos e não prejudica sua coluna. Com os braços de apoio, você troca uma postura errada, por uma que se aproxime mais da ideal, o que irá minimizar dores nas costas e impactos na sua coluna.

Encosto: O encosto da cadeira deve ser articulado e com ajuste de altura. Em relação ao espaldar, depende do gosto de cada um, pois uns gostam de espaldar mais alto, outros não, de modo que o importante é o encosto estar adequado ao seu corpo. Porém, as cadeiras com encosto alto são comumente escolhidas em virtude do seu conforto e por terem mais opções de modelos com apoio de cabeça, o que pode ser diferencial na sua cadeira. A correta postura para o seu tronco é fundamental para a saúde, já que sua coluna ganha maior sustentação.

Rodízios ou Rodinhas:  servem para uma fácil locomoção da cadeira, evitando esforço do usuário. Certifique-se sempre do peso suportado pelo produto.

Altura e Inclinação: a altura serve para adequar a cadeira à altura da mesa. Quanto a inclinação, como ninguém consegue ficar muito tempo na mesma posição, existem cadeiras que permitem o alongamento das costas, o famoso “sistema relax”, que possibilita um balanço para relaxar as costas e recompor a musculatura.

Revestimento e limpeza: o material de revestimento da cadeira deve ser analisado também, pois isso gera praticidade no dia a dia. Afinal, cada tipo de revestimento requer um tipo de limpeza. Alguns tecidos são de fácil limpeza, outros nem tanto. Algumas opções como cadeiras com as telas, além de fácil manutenção, permitem uma ventilação eficiente, ao passo que outras, com couro ou tecido sintético, não garantem o fluxo de ar necessário, apesar de terem um conforto incomparável.

A espuma da cadeira também é muito importante, já que uma espuma mais dura pode não dar aquela sensação de conforto ao sentar, mas contribuirá para deixar as costas firme por mais tempo. Fique atento à densidade da espuma da sua cadeira!

Algumas diferenças de estilo de cadeiras:

Cadeira Recepção: são cadeiras de modelos mais simples e custo mais baixo, indicadas para poucas horas de uso. Geralmente são cadeira menores com espaldar pequeno e, na maioria das vezes, sem apoio de braço.

Cadeira Recepção:
Fonte: Camobile/Fonte: Pinterest

Cadeira Secretária ou operativa: cadeiras para quem fica muitas horas sentado, pois são feitas especialmente para isso. Costumam contar com ajustes e ter apoio de braços, mas são cadeiras com designer mais simples.

Cadeira Secretária
Fonte: Frisokar/Fonte: Pinterest

Cadeira Diretor: este modelo nada mais é que um upgrade do modelo secretária ou operativa. Trata-se de uma cadeira com toque de designer e geralmente com o encosto maior, além de possuir o desenho diferenciado.

Cadeira Diretor
Fonte: Frisokar/Fonte: Pinterest

Cadeira Presidente: uma cadeira de alto padrão; costuma serum dos modelos mais completos do mercado que, além de material de alta qualidade, oferece vários tipos de ajustes. No entanto, são cadeiras maiores e ocupam bastante espaço, o que deve ser levado em consideração na hora de escolher seu modelo.

cadeira Presidente
Fonte: Frisokar/Fonte: Pinterest

Cadeira Gamer:  são as ‘’queridinhas’’ do momento e servem para uso intenso e prolongado, principalmente para jogos virtuais. Um diferencial dessa cadeira é seu design chamativo, além de ser muito confortável ao mesmo tempo.

Cadeira Gamer
Fonte: Rivatti/Fonte: Pinterest

E aí? Conseguiu escolher sua cadeira?

Sem dúvida sua escolha deve ser pautada naquela cadeira que proporciona conforto imediato e sensação de que foi criada exclusivamente para você.

Com a atual situação em que vivemos (trabalho home office), as cadeiras, que antes eram deixadas de lado, hoje são de extrema importância, afinal, se tornaram instrumentos para evitar problemas futuros de saúde.

Por isso, não se esqueça: encontre a cadeira ideal para suas características físicas, sua profissão e o local que irá utilizá-la. Bom trabalho!

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais

Avalie esse post:
[Total: 6   Average: 4.3/5]

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Colunistas

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Design: móveis irreverentes do Estúdio Mula Preta

    11 boas ideias de móveis para aproveitar ao máximo o melhor de cada ambiente

    Como deixar a casa mais confortável