×

Tecnologias para colchões que colaboram para melhorar seu sono

Setor colchoeiro recebem todos os anos tecnologias para colchões que colaboram para melhorar o sono das pessoas

Publicado em 06/07/2023 | Por_Thiago Rodrigo

A preocupação do consumidor com bem-estar é cada vez maior. As pessoas estão mais focadas em melhorar a saúde com atividades físicas e melhores práticas alimentares. A busca por um sono de qualidade também faz parte do desejo das pessoas, pois dormir bem é um dos pilares da saúde. Atento a isso, as indústrias lançam a cada ano tecnologias para colchões de modo a ajudar na melhora do sono.

Dentro desse mercado do sono, inovações e tecnologias para colchões visam atender os desejos dos consumidores. Afinal, o colchão influencia muito a vida das pessoas. Se elas dormem mal, com o tempo podem desenvolver estresse e problemas de saúde.

“Hoje, temos mais de 450 fabricantes de colchões no Brasil e, infelizmente, ainda temos fabricantes que brigam somente em preço, deteriorando a qualidade do produto”, enxerga a diretora executiva do Iner – Instituto Nacional de Estudos do Repouso, Fabiana Blanco Manzano.

Lembranças da infância na decoração de ambientes

Ela pondera que o brasileiro não troca de colchão como recomendado e, muitas vezes, dorme mais de 15 anos no mesmo colchão quando o recomendado é trocar a cada cinco anos. “Imagina como fica a coluna se compra um produto de baixa qualidade e fica dormindo nele por dez, quinze anos? Nós trocamos muito mais de carro que de colchão, por isso sempre explico que é melhor investir um pouco mais e garantir a qualidade do produto que estamos comprando”, observa.

Assim, mais do que um produto de qualidade é preciso um produto com tecnologias de qualidade e que propiciam diversas características especiais aos colchões para o melhor biótipo os indivíduos têm e sensação que as pessoas desejam durante o descanso. Confira algumas delas:

Tecnologias para colchões

A tecnologia gel é uma das maiores novidades recentes por absorver parte do calor do corpo e proporcionar grande conforto térmico no uso do colchão. O sistema gel pode ser componente do sistema convencional de PU. Há também viscoelásticos de poliuretano para serem produzidos em blocos e que pode ser aplicada nos pillowtops dos colchões.

A espuma látex é um produto que tem disponível no mercado nas versões natural, com gel e com biocrystal. Esse último é uma tecnologia inovadora composto de vários cristais 100% naturais que podem ser aplicados misturados na espuma ou internamente no colchão e energizam o corpo durante o sono.

tecnologias para colchões

Molas e molejos para colchões

A carga de suporte do molejo depende do fabricante e da quantidade de molas por metro quadro, mas na média, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol), por pessoa as molas Bonnell suportam até 90 kg; Pocket (ensacado) até 90 kg; Superlastic até 110 kg; LFK até 120 kg; Miracoil até 150 kg.

Essa questão da definição de como se mede o suporte ainda está em aberto, existindo inclusive um comitê específico na Abicol trabalhando nisso. Independentemente disso, há uma tendência para o aumento do consumo de molejos ensacados que proporciona individualidade, isto é, o movimento da pessoa não é sentido em outras regiões do colchão.

Uma das últimas tecnologias para colchões são os molejos Multi Suporte, Edge e Nanocoil®, além do equipamento L-Metrix. O molejo Multi Suporte é ensacado de 23 cm de altura com dois estágios, sendo o primeiro de conforto e o segundo com suporte. Proporciona a possibilidade de redução da espessura da espuma utilizada na camada de conforto.

tecnologias para colchões

O Edge é ensacado com 18 cm de altura e dispensa uso de borda de espuma que proporciona uma vida útil 28% maior que as bordas tradicionais e deixa o colchão fica mais fresco, pois o ar circula mais facilmente por não ter a borda de espuma, gerando ganhos na produção.

O molejo Nanocoil® tem 3 cm de altura destinado ao uso na camada de conforto do colchão. Proporciona alto conforto e reduz drasticamente ou elimina a necessidade do uso da espuma na camada de conforto do colchão. Por fim, o L-Metrix é um equipamento para o varejo que tem a capacidade de indicar qual a melhor tecnologia de molejo ou colchão para a pessoa ou casal que fizer o teste.

A Oke do Brasil tem a tecnologia Goodside que é um estrado para cama que substitui os estrados de madeira utilizados. Outro produto é o Fusion, que foi desenvolvido para ser utilizado no interior dos colchões com o objetivo de fazer a função do estrado do próprio colchão.

Com o Goodside não há desgaste dos colchões devido à formação de fungos, pois o produto não é de madeira. Além disso, possibilita uma fácil higienização, sendo altamente indicado para aplicações hospitalares e hoteleiras. Ele tem também um alto desempenho em longo prazo, pois não perde propriedades mecânicas de flexibilidade e resistência.

tecnologias para colchões

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Por dentro do móvel

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    3 dicas para criar espaços multifuncionais

    Entenda a tendência de decoração em 2024: o maximalismo

    Veja como o design de interiores impacta sua saúde e humor