×

Tendências de decoração para 2020

O ano de 2020 chegou com muitas novidades e o universo de decoração de interiores já se atualizou com seus estilos e cores.

Publicado em 07/02/2020 | Por_Móveis para casa

Vinicius Bonissato

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UNESA/RJ, com especialização em design moveleiro, interiores e decoração. Há 10 anos desenvolve projetos para clientes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Para ele, a arquitetura é liberdade que não tem fim.

O ano de 2020 chegou com muitas novidades e o universo de decoração de interiores já se atualizou com seus estilos e cores. Aposto que ficou curioso? Então leia até o final para saber quais serão as maiores tendências de decoração para sua casa em 2020.

Estampas nas decorações

As estampas não serão diferentes em 2020, estão em todos os lugares e permanecerão desta forma. Elas poderão ser exploradas nos objetos decorativos, completando ainda mais a decoração. As estampas abstratas e geométricas terão um destaque ainda maior nas tendências de decoração.

1 – Acredite no seu bom gosto

A maior dificuldade é não saber por onde começar. É preciso detectar o que agrada a cada um, como as cores e formas. Isso é algo pessoal. A partir daí, é possível escolher as estampas com mais clareza e até pensar em combiná-las com outras diferentes. Se a pessoa está indecisa, pode contratar um decorador para ajudá-la a escolher. É preciso saber o que se gosta, qual estampa agrada ao seu olhar e quais cores trazem bem estar.

2 – Saiba o propósito do uso das estampas

Tem gente que quer alegrar o ambiente com muitas estampas e cores, outras preferem ambientes mais limpos. Cores suaves deixam a casa mais aconchegante, cores escuras a deixam mais sóbria. É preciso ter um propósito, se inspirar em um tema, em outros ambientes, pesquisar ideias em revistas, na internet… É muito importante ter um ‘start’, e isso é adquirido, principalmente, com pesquisas e referências.

3- Escolha uma cor como ponto de partida

Partindo do ambiente, seja ele a sala, o quarto ou a cozinha, vale escolher sempre uma cor para ser o ponto de partida. Às vezes um tapete que você já tenha ou uma parede com uma cor que você goste, por exemplo. Em cima desses tons, trabalhe a combinação de estampas e texturas. Escolher um tom em comum entre as estampas é o principal segredo. Os tons não precisam ser os mesmos, mas próximos e equivalentes.

4- Limite-se ao número de estampas misturadas na decoração

Não existe um número exato, mas a mistura de três estampas é uma aposta interessante. São diversas as opções: listras, xadrez, florais. Normalmente, o resultado do mix de uma textura, uma estampa floral e um tecido liso é a mais interessante. A estampa é um ótimo recurso usado para dar personalidade na decoração. Para saber se está estampado demais, o recurso de juntar pequenas amostras de acabamentos, cores e texturas pensados para o espaço pode ajudar na visualização da composição e, consequentemente, na melhor escolha.

5- As estampas podem estar em todos os lugares na decoração

Sofás, almofadas, cortinas, colchas, xales, cúpula de abajur e onde mais a imaginação permitir.

6- Vale combinar estampas em objetos na decoração

Não pense que é “cafona” fazer combinações com os objetos. Se você gosta de estampa, tente fazer com que a almofada acompanhe a temática da cortina. É possível, inclusive, fazer um mix de estampas nas peças. O legal é soltar a imaginação e ousar nas combinações. Imagens de referência podem ajudar a criar uma combinação completamente inusitada.

7- Verde e azul são as apostas do ano na decoração

Segundo a Pantone, Greenery é o tom do ano. E a tendência atinge a moda e também a decoração. Tons azuis também estão fortes na temporada, como o índigo.

8 – Adote capas para não enjoar das estampas na decoração

Dependendo da estampa, o tecido é bem marcante. Para quem não costuma renovar o visual da casa com frequência, mas não abre mão da estampa, a dica é fazer uma capa para sofá, e assim trocar no inverno e no verão. Já se a intenção é renovar a decoração pontualmente, opte por novas cores e estampas ainda não usadas no ambiente e que combinem com os itens que serão mantidos no espaço. Ousadia é sempre bem-vinda! Arrisque sem medo de errar.

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais

Avalie esse post:
[Total: 4   Average: 4.8/5]

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Colunistas

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

Você também pode se interessar por:

Cadeiras zero gravidade, ideais para relaxar

Móveis para crianças: itens que vão além do básico

Qual cadeira escolher para trabalhar em home office?