×

Tendências para decoração para 2024

Sustentabilidade, atemporalidade, conforto e tons terrosos estão entre as tendências para decoração para 2024

Publicado em 24/08/2023 | Por_Júlia Magalhães

À medida que nos aproximamos do fim do ano, surge a expectativa: quais as tendências para decoração para 2024?

“Observar como as tendências evoluem e se transformam, moldando nossos espaços e criando ambientes que refletem nossa personalidade e estilo de vida, é realmente fascinante. Explorar o universo do design de interiores, especialmente o de alto padrão, pode nos dar uma visão do que podemos esperar nos próximos anos nesse setor”, comenta o diretor-executivo da ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil), Anderson Passos.

Nesse cenário, quatro elementos emergem como protagonistas: sustentabilidade, atemporalidade, conforto e tons terrosos.

Conheça as tendências para decoração para 2024

1. Sustentabilidade

A consciência ambiental está cada vez mais presente nas escolhas de design de interiores. Em 2024, a tendência de incorporar elementos sustentáveis ganhará ainda mais força. A busca por produtos com baixo impacto ambiental e técnicas de fabricação eco-friendly será uma prioridade.

“A sustentabilidade é outro aspecto que não pode mais ser ignorado, sendo uma preocupação cada vez mais urgente no Brasil e no mundo. A incorporação de fibras naturais, como rattan, sisal e mandola, estará cada vez mais presente nas casas, um movimento impulsionado por consumidores cada vez mais conscientes e preocupados em adquirir produtos produzidos de maneira ambientalmente consciente”, frisa Passos.

Móveis feitos de materiais naturais, como madeira certificada e bambu, assim como a reutilização criativa de itens antigos, serão uma maneira elegante de aderir a essa tendência.

Cadeira em fibra natual alia conforto e elegância | Crédito: AdobeStock

Leia mais:
Elementos naturais na decoração: inspirações para sua casa

2. Atemporalidade

O diretor-executivo da ABCasa revela que a atemporalidade também seguirá como uma das principais características de 2024 no segmento. “Nas novas coleções de mobiliário apresentadas por grandes fabricantes, importadoras e exportadoras, três princípios fundamentais se destacam como diretrizes para o próximo ano: ergonomia, estética atemporal e sustentabilidade.”

De acordo com ele, a estética atemporal é uma abordagem que transcende as tendências passageiras, concentrando-se em designs leves e contemporâneos que permanecem relevantes ao longo do tempo. Isto é, a estética atemporal se concentra em criar ambientes que são elegantes, funcionais e que envelhecem com graça, proporcionando um senso duradouro de estilo e sofisticação.

Móveis com estética atemporal frequentemente apresentam linhas limpas e formas simples. A abordagem minimalista resulta em designs que são elegantes sem serem excessivamente elaborados. A estética atemporal favorece móveis versáteis que podem se encaixar em uma variedade de configurações e estilos. Essa adaptabilidade garante que os móveis possam ser usados em diferentes ambientes e sobreviver a mudanças na decoração ao longo do tempo.

Além disso, a escolha de materiais de alta qualidade é essencial na criação de móveis atemporais. Madeiras nobres e tecidos de qualidade são frequentemente preferidos devido à sua durabilidade e capacidade de manter sua aparência ao longo dos anos.

Móveis de madeira são escolhas atemporais | Crédito: AdobeStock

3. Conforto em foco

O conforto é essencial em nossos lares, e em 2024, veremos uma ênfase renovada nesse aspecto. Móveis projetados para proporcionar experiências acolhedoras e agradáveis serão altamente valorizados.

Sofás amplos e macios, cadeiras ergonômicas e camas aconchegantes serão peças-chave em um ambiente que prioriza o bem-estar e o relaxamento. Além disso, veremos uma integração mais fluida entre áreas internas e externas, com espaços ao ar livre confortáveis, como lounges e áreas de convívio.

“A valorização do conforto e do bem-estar reflete o que o público espera das marcas em relação aos móveis produzidos. Isso não envolve apenas o apelo visual, mas também a criação de uma experiência de uso excepcional”, pontua o diretor-executivo da ABCasa.

Integração entre ambientes e espaços fluidos proporcionam conforto | Crédito: AdobeStock

4. Tons terrosos e naturais

A paleta de cores entre as tendências para decoração para 2024, reflete um retorno à natureza, com tons terrosos e neutros ganhando destaque. Essas cores suaves e orgânicas, como tons de areia, argila, verde-musgo e marrom, proporcionam uma sensação de calma e harmonia aos ambientes. Móveis com acabamentos naturais e texturas táteis, como rattan e couro envelhecido, se encaixam perfeitamente nessa estética.

“Composições com tons terrosos estão se consolidando como uma das tendências para o próximo ano. A chave é criar uma atmosfera de aconchego e harmonia em qualquer ambiente com essa paleta, estabelecer uma conexão com a natureza e proporcionar uma sensação de tranquilidade”, finaliza Passos.

Tendências para decoração para 2024
Tons terrosos remetem à natureza e aquecem espaços | Crédito: Freepik

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Decoração

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    O que é e como ter uma casa inteligente

    Como incorporar o dourado no banheiro?

    Colchão com molas ensacadas ou espuma?