×

Tons neutros no décor proporcionam serenidade e sossego

Atemporal e elegante, os tons neutros mostram que o minimalismo está longe de ser uma escolha monótona. Entenda!

Publicado em 22/11/2022 | Por_Júlia Magalhães

Com muita elegância e sobriedade, os tons neutros são predominantes em projetos residenciais. Engana-se quem pensa que a paleta é tediosa e sem vida, pois, pelo contrário, ela se mostra versátil e atemporal. Pode ser combinada com qualquer estilo de decoração e nunca sai de moda.

Além disso, basta apostar em móveis e/ou acessórios coloridos pontuais para renovar o ambiente. Você não precisa modificar o cômodo do zero se a sua base da decoração é clean.

Utilizar cores neutras em paredes, revestimento e móveis permite a aplicação de outras tonalidades no restante da decoração. Dá para incrementar o ambiente com, por exemplo: almofadas coloridas, tapetes estampados, quadro com ilustrações, vasos de planta e por aí vai, as opções são infinitas.

Nuances

Vale destacar que as cores neutras não se restringem ao branco e preto. Também é possível considerar as variações de beje, marrom, cinza, verde e assim por diante. A composição entre as nuances vai ditar o décor. Por exemplo, ao preferir pelas cores neutras claras, o espaço se torna automaticamente mais iluminado.

A dica para potencializar esse aspecto é também utilizar cortinas transparentes, para deixar que a luz natural faça a sua parte. Dessa forma, a impressão que passa é que o cômodo é maior, mas sem perder em nenhum momento a leveza que claridade traz.

Projeto da arquiteta Camila Amabile / Crédito: divulgação

Nesse projeto da arquiteta Camila Amabile, o uso dos tons neutros foi primordial para transmitir a suavidade e o conforto que todo quarto que se preze têm. A madeira aqui também foi uma grande aliada para trazer esse ar de aconchego, deixando a iluminação como destaque do ambiente.

Perceba que tons sóbrios são facilmente encontrados na natureza. Portanto, opções que lembram argila, areia e diferentes tipos de solos também entram nessa categoria. Vale a pena explorar os exemplos trazidos pelos materiais naturais como a madeira, palha e pedras naturais. Para completar e gerar ainda mais aconchego, agregue as plantas.

Revestimentos

A Berneck – especializada em painéis MDP, MDF e HDF, além de Pinus e Teca serrados – lançou, este ano, a coleção de painéis revestidos chamada Sentidos, com excelentes opções para compor decorações neutras.

Padrões de painéis revestidos Lana e Carvalho Japandi / Crédito: divulgação Berneck

Desenvolvida com base em estudos de tendências, traz oito novos padrões: Baru, Taupe, Nogal Artezzano, Basalto, Lana, Roble Catedral, Ópera e Carvalho Japandi. Todos contam com a tecnologia bacterfree, que protege contra vírus e bactérias.

O nome Sentido está relacionado às sensações e ao significado mais racional de direcionar, apontar caminhos. Com um pensamento de vanguarda, o lançamento é a evolução natural das coleções anteriores, Origens, de 2018, e Nômade, de 2020, com as quais combina perfeitamente.

Os padrões de painéis revestidos Roble Catedral e Ópera da Berneck / Crédito: divulgação Berneck

Agora que você viu as possibilidades da decoração neutra na decoração, conta aqui para a gente nos comentários se essa seria uma escolha para sua casa!

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Novidades em móveis

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Entenda a tendência de decoração em 2024: o maximalismo