×

Saiba mais sobre a aplicação do vidro na decoração e no mobiliário

O uso do vidro na decoração vai muito além de box e espelhos. Confira neste texto os benefícios do vidro em móveis e nos ambientes do lar.

Publicado em 22/04/2020 | Por_Pedro Luiz de Almeida

Se a ideia é transformar os ambientes da sua casa, mas não sabe como, uma proposta é investir no vidro. Esse elemento é muito versátil e moderno. Inclusive, nos últimos anos, é apontado como tendência na decoração, assim como móveis de pedra. Entretanto, vale destacar que o uso do vidro na decoração vai muito além de box e espelho.

Atualmente, é possível encontrar uma enorme gama de possibilidades de trabalhar o vidro na decoração do lar. Isso pode ser feito tanto por meio de móveis, inteiros ou com partes em vidro, com aplicação de divisórias de vidro em ambientes ou objetos de decoração.  

Possibilidades de uso do vidro na decoração da casa

Quem mora em residência com pouco espaço, utilizar espelhos é uma estratégia para dar mais amplitude nos ambientes. Esses espelhos podem ser aplicados nas paredes ou em partes de móveis, como tampos de mesas, portas de guarda-roupa ou em prateleiras.

Outra forma de usar vidro na decoração da casa é por meio das portas de vidro. Elas são ideais para quem deseja dividir ambientes e otimizar espaço, mas também podem ser peças coringas na decoração. Dessa forma, agregando modernidade e sofisticação ao local.

“As portas de vidro dão um ar mais requintado, iluminado e confortável no local devido ao acabamento. Além disso, proporcionam naturalidade na transição dos ambientes, o que garante charme na decoração”, comenta Érico Miguel, técnico e designer de interiores da Ideia Glass.

Segundo o profissional, além de dividir os ambientes, as portas de vidros possuem as vantagens de serem versáteis e atemporais. “Por serem feitas de um material clássico, vão bem com todos os tipos de decoração”, comenta Miguel.

De acordo com ele, portas de vidro são muito usadas para dividir a cozinha da lavanderia e salas dos escritórios. No primeiro caso, o ideal é optar por um vidro que não seja transparente. Por exemplo, o jateado, para que não apareçam as roupas penduras no varal e itens de limpeza.

Já para a sala, o técnico e designer de interiores indica a utilização de vidros transparentes. Para ambientes onde não é necessário ‘esconder’ alguma área, recomenda-se usar portas com vidro transparente, que proporcionam charme e aconchego.

vidro na decoração de móveis
O Aparador GIO é elegante e híbrido, não se restringindo a um tipo de ambiente. Sua versatilidade prossibilita inúmeras composições. A peça faz parte da Coleção Leve, lançada pela Vidrotec. Disponível em vidro fumê, bronze e incolor

Entenda o uso do vidro na decoração e complemento dos móveis

Hoje em dia, é possível encontrar móveis feitos totalmente em vidro ou, como é mais comum, contendo partes em vidro. Por se tratar de um mobiliário mais sofisticado, fazem toda a diferença no ambiente. Principalmente, para quem busca um estilo de decoração mais clean.

Além do aspecto de modernidade, o móvel com vidro contribui para melhorar a iluminação do ambiente. Espaços mais escuros ou com peças mais pesadas, como cortinas e carpetes, combinam bem com esses móveis.

Os móveis com vidro são higiênicos e fáceis de limpar, já que é uma superfície que facilita a remoção de micropartículas. Portanto, para quem prioriza um ambiente mais higiênico, o móvel com vidro é uma ótima opção.

Exemplos de móveis que podem ser combinados com vidro:

Tipos de vidro nos móveis

Para cada necessidade e para cada mobiliário existe um material mais adequado. Vidros temperados são mais indicados para situações que necessitam de segurança, como tampo de mesas ou prateleiras.

Se o objetivo foi um efeito decorativo, privacidade e conforto, o vidro jateado é uma boa escolha. Todavia, se a proposta for um apelo puramente estético e decorativo com cores, os vidros acidado ou serigrafado são mais recomendados.

Avalie esse post:
[Total: 0   Average: 0/5]

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Novidades em móveis

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

Você também pode se interessar por:

Cadeiras zero gravidade, ideais para relaxar

Móveis para crianças: itens que vão além do básico

Qual cadeira escolher para trabalhar em home office?