×

11 boas ideias de móveis para aproveitar ao máximo o melhor de cada ambiente

Soluções versáteis ajudam a otimizar os espaços com a ajuda de móveis, estantes e divisórias feitos sob medida

Publicado em 20/10/2020 | Por_Thiago Rodrigo

Truques de marcenaria e serralheria para criar móveis com dupla função, modulares, divisórias, entre outros recursos, são algumas ideias de móveis que podem ajudar a tornar o dia a dia mais funcional e confortável. Afinal, elas permitem poupar o espaço, ampliar a área de armazenamento e até mesmo agregar múltiplas funções para os espaços de apartamentos e casas.

Com o intuito de ajudar você a ter soluções para ambientes compactos, o arquiteto Bruno Moraes, que comanda o escritório Bruno Moraes Arquitetura, nos dá essas dicas de ouro.

Bancada com dupla função

Em princípio, neste apartamento com áreas próximas, o arquiteto desenhou uma bancada de madeira de apenas 2 cm de espessura com o propósito de acomodar a TV e cumprir o papel de escrivaninha para o home office. Destaque igualmente para o mural de recados e uma luminária de mesa com foco direcionável.

“Para este projeto, criei um tampo preto, que dá continuidade ao móvel com portas laqueadas de cinza claro, onde escondi a condensadora do ar condicionado. Prova de que a criatividade possibilita tornar uma solução multifuncional”, diz Bruno Moraes.

Estantes modulares

Não é novidade que a versatilidade é essencial nos dias atuais. Dessa forma, a estante de vergalhão é uma boa pedida, pois permite alterações futuras. A peça dinâmica tem cubos metálicos idênticos onde há a flexibilidade de criar prateleiras, nichos ou módulos fechados.

Com efeito, acompanhando toda a extensão da sala de estar, o modelo está pronto para acompanhar novas necessidades no decorrer do tempo. Bruno brincou com espaços ora vazados, ora fechados por nichos, criando movimento e garantindo o toque aconchegante da madeira.

Três em um como ideias de móveis

Ao passo que o arquiteto apostou em um móvel multiuso localizado atrás do sofá, ela funciona como barzinho e cantinho do violão. Igualmente, também pode ser reaproveitado para o home office.

“Os moradores já tinham em mente a necessidade de utilizar como home office em alguns dias da semana, por esse motivo fizeram um móvel que pode atender várias necessidades”, conta Bruno.

Prateleiras como aliadas

Não é novidade que as prateleiras são curingas nos ambientes, não é mesmo? Na cozinha pode ser uma ótima solução para organizar temperos, pratos, xícaras e objetos de decoração.

“É uma ótima opção inclusive para quem não pretende fazer o móvel aéreo sobre o tampo, além de versátil e bem econômica”, afirma Bruno. Ele usou uma peça com 2,15 m de comprimento, 20 cm de profundidade e 4 cm de espessura.

TV em todos os ambientes

A tela da TV presa na barra metálica giratória de 7 cm de diâmetro, executada pela empresa Casa do Suporte. Fixada no forro de gesso e no rack com nichos vazados, pode ser assistida em todos ambientes do apartamento. Com isso, é possível virar para mesa de jantar, cozinha, sala de TV e até para a varanda.

Divisória inteligente como ideias de móveis

Cortado a laser pela empresa Mentha, o painel vazado de madeira cria uma suave barreira entre o living e o home office, oferecendo privacidade sem prejudicar a luminosidade.

Para fixá-la, o arquiteto Bruno Moraes parafusou o painel no piso e no forro rebaixado de gesso. Com 2,55 m de largura, 2,60 m de altura e 3 cm de espessura, essa divisória é extremamente leve e ainda apresenta um elemento surpresa na área social.

Banco e baú como ideias de móveis

Na integração entre a varanda e o living, o cantinho entre as janelas foi bem aproveitado para abrigar um banco de marcenaria com futon e almofadas. Como resultado, serve de baú para guardar diversos objetos, como vassoura, rodo, entre outros, além de esconder a condensadora do ar-condicionado. “Essa solução também pode ser utilizada na sala de jantar com sucesso”, indica Bruno Moraes.

Solução para quarto de hóspedes

Usado no dia a dia pelas crianças como espaço para brincadeiras e estudo, o quarto se transforma facilmente em quarto de hóspedes graças à cama embutida na marcenaria feita sob medida pelo arquiteto. Ela foi feita a partir de um tampo de madeira e um sistema de ferragem basculante.

“Para permitir a circulação dos convidados, não é só a cama que sai de cena. A bancada de estudos, que conta com o mesmo tipo de mecanismo, também pode ser recolhida”, explica o arquiteto.

Aproveitamentos como ideias de móveis

Para ganhar espaço de armazenamento no quarto, uma solução interessante que o arquiteto fez foi incluir gavetões sob a cama – eles medem 60 cm x 50 cm. Desse modo, é possível acomodar uma série de roupas ou objetos, de forma discreta e sem o trabalho de levantar o colchão, como acontece em modelos de cama box.

Armário ou divisória? Os dois!

Com apenas 53 m², este apartamento reúne uma série de soluções para ganhar espaço. Uma delas é a divisão entre o quarto e a ala social, feita por três portas de correr muito práticas (1,06 m x 2,42 m cada folha).

Quando deslizam para a esquerda, é possível abrir o closet. Quando correm para a direita, é possível ter acesso para o quarto, que está escondido nas fotos. É uma solução bem versátil e possível em diferentes residências.

Marcenaria bem pensada

Neste dormitório, duas boas ideias de móveis de como os móveis sob medida são indispensáveis. Na entrada do ambiente, o armário vertical oferece lugar para perfumes e outro itens de beleza. “Dentro do ambiente, basta abrir as portas espelhadas do armário para ter acesso as roupas”, explica Bruno Moraes.

Avalie esse post:
[Total: 0   Average: 0/5]

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Móveis por ambiente

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Conheça a mesa com regulagem de altura elétrica

    Móveis cinzas: como utilizar a cor na cozinha da sua casa

    Qual é a luz ideal para o quarto?