×

5 dicas para decorar a casa para o verão

Estação mais quente do ano desperta o desejo de adequar os ambientes para que a casa seja bem aproveitada em todos os momentos

Publicado em 09/02/2023 | Por_Thiago Rodrigo

Cada vez mais, as casas precisam contar com projetos que priorizem a versatilidade e criatividade para serem plenamente aproveitadas. O verão pede conforto térmico, mas sem perder a sofisticação e o estilo de cada família. Para isso, é preciso pensar não só na ventilação, mas também no mobiliário, nos tecidos, nas cores e até mesmo nas plantas da casa. Por isso, as arquitetas Danielle Broliani e Andressa Smaniotto, e o gerente da Masotti Curitiba, José Reis, prepararam 5 dicas para decorar a casa para o verão, ideal para quem quer aproveitar o melhor da estação com muito charme.

Ajustar a ventilação

Quando pensamos em uma casa “preparada” para o verão é natural que a primeira ideia que venha à cabeça seja que os ambientes precisam ser arejados e iluminados.

Para isso, há algumas dicas: “Sempre que possível, buscamos promover a ventilação cruzada e o bom aproveitamento de janelas amplas, tornando as áreas internas mais frescas e agradáveis”, ressalta a arquiteta Danielle Broliani.

5 dicas para decorar a casa para o verão

Adquirir espelhos

O gerente da Masotti Curitiba, José Reis, dá a dica da utilização de espelhos, que trazem a sensação de amplitude nos ambientes e, consequentemente, mais conforto visual e também sensorial.

Ter plantas

Manter as janelas abertas também auxilia em outro ponto importante para a casa no verão: uma maior integração do interior com o exterior. Neste ponto, como explica a arquiteta Andressa Smaniotto, os jardins trazem conforto térmico, pois garantem maior umidade e renovação do ar.

Sem falar no bem-estar que as plantas trazem. “Os jardins bem cuidados e com uma vegetação atrativa trazem o conceito de biofilia, aumentando a conexão dos moradores com a natureza e ampliando o bem-estar”, ressalta Andressa.

As plantas também podem ser utilizadas na parte interna. Mas nesse quesito, é preciso cuidado redobrado, principalmente com crianças e pets em casa.

“Gostamos muito do resultado que as plantas e flores trazem para os espaços, mas algumas podem ser tóxicas, tanto para animais como para os pequenos. Por isso é sempre importante confirmar a possibilidade de uso de cada espécie”, aconselha Andressa.

Usar tecidos leves

Outro ponto importante a se pensar quando o assunto é decoração de verão é sobre os tecidos do mobiliário. Segundo Danielle, é recomendável prezar por tecidos que não retêm calor. Tecidos leves também podem ser utilizados nas cortinas, trazendo ainda mais conforto térmico para os dias quentes.

“Da mesma forma, optamos por tapetes de pelagem mais baixa. Inclusive, os tapetes são ótimos, pois absorvem o calor e mantêm a temperatura dos ambientes estáveis e agradáveis”, explica a arquiteta.

Apostar na decoração tropical

Para ambientar os espaços, uma das 5 dicas para decorar a casa para o verão é apostar na tropicalidade que o país nos traz. O gerente da Masotti Curitiba, José Reis, ressalta que, assim, a casa para o verão combina com cor e leveza, tanto em objetos da decoração – vasos e almofadas – como nos tapetes. Sempre é possível ousar nas cores de objetos de decoração, criando pontos focais de cor, por exemplo”, completa Reis.

5 tendências de decoração para 2023

As arquitetas lembram que vale abusar de cores e da matéria-prima das composições, como objetos de decoração com fibras naturais, formas orgânicas e estampas e texturas variadas nas almofadas. “Para quem já tem um espaço e não quer fazer grandes mudanças, lembramos que pequenas intervenções podem trazer resultados incríveis. O importante é manter os ambientes com a personalidade de quem os utiliza e deixar a casa confortável para os dias quentes”, comenta Andressa.

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Móveis por ambiente

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    3 dicas para criar espaços multifuncionais

    Entenda a tendência de decoração em 2024: o maximalismo

    Veja como o design de interiores impacta sua saúde e humor