Decoradora da startup ArqExpress dá dicas de ambientação para que o novo normal das reuniões seja um sucesso
Publicado em 29/12/2020 | Por_Cleide de Paula
Com a pandemia, empresários e funcionários tiveram que se adaptar e investir em um cantinho da casa para as reuniões on-line, que muitas vezes são acompanhadas por chamadas de vídeo (as videoconferências).
De acordo com dados divulgados recentemente pelas empresas desenvolvedoras dos apps de videoconferências, os números tiveram um salto significativo na pandemia. Mundialmente, as pessoas passaram de 900 milhões de minutos de reunião diários para um total de diário de 2,7 bilhões de minutos no Teams. O Zoom, por sua vez, viu sua receita crescer 355%, superando a estimativa média dos analistas.
De acordo com Renata Pocztaruk, arquiteta e CEO da ArqExpress – startup de arquitetura e decoração que inova ao entregar projetos com orçamento total pré-definido pelo cliente e em tempo recorde – na pandemia as pessoas buscam por transformações que possam ser feitas com a família dentro de casa, com custo acessível e sem obra.
“Na quarentena, cresceu o desejo por mudar os ambientes para melhorar o bem-estar dentro de casa. Muitas pessoas precisaram encontrar um espaço e adaptar para um home office. Esse espaço vai além da cadeira ou da escrivaninha. Essas mudanças podem ser fundamentais e interferir, inclusive, na produtividade do trabalho”, comenta.
Renata preparou algumas dicas para decorar ambientes em que serão feitas videoconferências:
A iluminação ideal: o uso correto da iluminação é ideal para o bom desempenho de uma vídeo-chamada, lembrando sempre de levar em consideração a luz quente, luz neutra e luz fria! Luz quente acolhe, Luz fria acorda, sendo sempre indicado para home office a temperatura de cor de neutra a fria! Uma boa dica é ter uma iluminação direta sobre a bancada de trabalho, usar LED – lâmpadas com baixo consumo e alta capacidade de luminância – e a temperatura de cor adequada.
Cores mais suaves no ambiente: assim como a iluminação, as cores e a decoração podem mudar a sensação no ambiente! O ideal é usar cores neutras e pensar sempre em um fundo que não seja poluído, que vai acabar sendo o cenário, pano de fundo das call e videoconferências. algumas cores estimulam a criatividade como o amarelo e laranja, sendo assim, em algum ponto indicamos sempre pensar em detalhes que puxem para este tom!
Os móveis mais adequados: a altura da mesa e o tipo de cadeira são fundamentais para o rendimento e trabalho diário. É mais do que essencial investir em móveis funcionais e confortáveis, visto que muitas vezes as reuniões e dias de trabalho podem durar a manhã e tardes seguidas. Indicamos o uso das bancadas com 50cm para quem usa laptop e 60cm para quem usa desktop. se você usa mais de um monitor, 60-70cm é uma medida perfeita para trabalhar. Pense sempre na saída dos cabos da mesa e como é o alcance dela até a tomada, assim como a iluminação, a parte elétrica é fundamental para trabalhar.
Decoração clean: por se tratar de um ambiente que precisa ser um pouco mais corporativo, a decoração precisa ser harmoniosa e funcional. Além disso, plantas e quadros podem dar vida e alegria para o espaço. Um espaço organizado melhora a produtividade, uma luz ideal dá mais energia para trabalhar, uma mesa e cadeiras confortáveis fazem com que os dias passem mais rápidos e evita dores nas costas e no corpo. Para renovar ainda mais o espaço, ventilação e circulação de ar são uma ótima solução também.
Avalie esse post:
Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades