×

Afinal, ainda vale a pena comprar uma estante?

A estante não é a única opção para servir de suporte para objetos e eletrônicos. Neste artigo, nós mostramos como descobrir se esse móvel ainda é necessário na sua casa.

Publicado em 17/01/2020 | Por_Everton Lima

O design dos móveis muda muito com o passar dos anos. Além das novas tendências e tecnologias, a mobília precisa atender às novas necessidades do consumidor. No caso de uma estante, sua principal função é servir de suporte para eletrônicos, como televisores e aparelhos de som.

Acontece que esses produtos ganharam novas formas e funções nas últimas décadas — fazendo com que muitas pessoas se questionem sobre a necessidade de comprar uma estante.

Se antes as tevês de tubo exigiam esse móvel, hoje, as telas finas podem sem instaladas diretamente nas paredes, poupando espaço. Se você quer entender melhor esse assunto e acertar na compra, continue lendo este artigo!

Estante ou painel de TV?

Painel para televisor. Imagem do catálogo da Ornare

O painel de tevê é uma peça de decoração bastante prática. Ele é colocado diretamente na parede e sua principal função é servir de suporte para o televisor.

A principal vantagem desse móvel é que ele ocupa pouco espaço, principalmente quando comparado com racks e estantes, sendo muito utilizado por consumidores que moram em imóveis pequenos.

Ademais, existe o fator custo. Por ser uma peça pequena, ele custa bem menos do que uma estante. Então, se você está querendo morar sozinho e precisa economizar, o painel de tevê pode ser a melhor escolha.

Em relação a uma estante, o painel tem duas desvantagens. A primeira delas é que será necessário furar a parede para instalá-lo — o que pode ser um problema em imóveis alugados.

A segunda é a limitação do móvel, afinal, ele foi criado para atender apenas o televisor. É claro que isso pode ser revertido com o uso de armários, carrinhos, cômodas etc.

Estante ou rack?

Rack do catálogo da Mobly

O rack também é um móvel ideal para quem tem pouco espaço na sala. Ele consegue servir de suporte para eletrônicos e ainda pode ser usado para receber outros objetos, como vasos, livros e itens de decoração.

Existe uma variedade de modelos de racks, portanto o consumidor não terá problema em encontrar um móvel que combine com a sua decoração e atenda às suas necessidades.

Em relação às estantes, a principal vantagem dos racks é a economia de espaço. O custo pode variar muito de acordo com o material utilizado e com o design do móvel. É possível, sim, encontrar racks mais caros que estantes, por isso, é preciso ficar atento às melhores condições para fazer as suas compras.

Quando comprar uma estante?

Estante
Estante do catálogo da Mobly

Responder essa pergunta exige que o morador faça uma análise sobre os seus hábitos de consumo. Antigamente, uma estante era necessária, pois haviam discos, fitas cassetes, televisores de tubo, toca discos, etc.

Hoje, nada disso existe na sala de estar — a não ser que você goste de colecionar esses objetos. Por outro lado, existem pessoas que têm coleções de livros, revistas, bonecos etc. Para eles, ter uma estante é fundamental para organizar a casa.

Além do mais, ainda que os eletrônicos tenham diminuído de profundidade, eles aumentaram de tamanho. Dependendo da altura da parede, a estante ainda pode ser o móvel ideal para dar destaque à sua smart tv de 50 polegadas.

Depois de ler este artigo ficou mais fácil entender as diferenças entre uma estante, um rack e um painel, não é mesmo? Todas essas opções são vantajosas e atendem a diferentes necessidades de consumo e decoração.

Gostou deste artigo? Então, que tal compartilhá-lo com aquele seu amigo que está decorando a casa?

Avalie esse post:
[Total: 1   Average: 5/5]

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Móveis por ambiente

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

Você também pode se interessar por:

Dicas para trocar os móveis de lugar da maneira certa

Móveis industriais: vamos aderir essa praticidade?

Como fazer um projeto de decoração on-line?