×

Ambiente corporativo inovador para se inspirar

Sem mesa de reunião, o projeto desenvolvido pela Vale Arquitetura, trouxe o aconchego de uma sala de estar para o ambiente corporativo

Publicado em 26/09/2023 | Por_Júlia Magalhães

Quando se pensa em um ambiente corporativo, muitas vezes a imagem que vem à mente é a de uma sala de reuniões tradicional com mesas e cadeiras formais. No entanto, o arquiteto Felippe Comninos, da Vale Arquitetura, enfrentou o desafio de criar um escritório que fosse tudo, menos convencional.

O cliente desejava um espaço de trabalho que fugisse do tradicional, algo único e acolhedor. Para atingir esse objetivo, Comninos mergulhou na criatividade e no design. Assim, transformou um espaço de 33 m² em uma verdadeira obra de arte.

A abordagem escolhida pelo arquiteto foi a do conceito “open plan”, onde todos os ambientes são integrados. Portanto, uma reforma no espaço foi necessária, incluindo a transformação de um dos banheiros em uma copa funcional.

Um dos maiores desafios do arquiteto, certamente foi criar um espaço de reuniões sem a presença de uma mesa de conferências convencional. A solução encontrada foi adotar um conceito mais descontraído e aconchegante, assemelhando-se a uma sala de estar em uma casa, com o intuito de fazer com que os clientes se sentissem confortáveis durante as reuniões.

Ambiente corporativo aconchegante

A fim de transmitir aconchego e o sentimento de estar em casa, foram utilizados tons neutros, deixando os pontos de destaque para o armário, o tapete, e os objetos de decoração.

Móveis com propósito

O sofá em curva foi cuidadosamente selecionado. Desse modo, permite que as pessoas fiquem próximas umas das outras, incentivando a comunicação. “O tapete no lounge é utilizado para aquecer o ambiente e o sofá em curva para deixar as pessoas mais próximas”, destaca.

De acordo com o arquiteto, ao utilizar o sofá curvo, as pessoas ficam levemente viradas umas para as outras, assim como a cadeira com giro, que foi colocada no projeto com esse mesmo propósito. Já a poltrona Shell é fixa, mas é mais despojada, para os clientes “quase deitarem” para uma conversa.

Sofá curvo proporciona maior conexão entre profissional e cliente | Crédito: divulgação

Marcenaria inteligente

A marcenaria desempenhou um papel fundamental no projeto, com portas de armário em laca azul decoradas com o logo do escritório em baixo relevo. A mesa de trabalho, feita de madeira natural, foi produzida por um amigo da cliente e incorpora as cores azul e dourada, que fazem parte da identidade visual do escritório.

Sem mesa de reunião, o projeto desenvolvido pela Vale Arquitetura, trouxe o aconchego de uma sala de estar para o ambiente corporativo
Cor escolhida na marcenaria reforça identidade do escritório | Crédito: divulgação

Iluminação mista

Em relação ao projeto luminotécnico, foi utilizado um misto entre um projeto residencial, para a área do lounge, e um comercial. Na área de trabalho, o profissional optou por luminárias com uma iluminação direta e focal. Já no lounge, modelos difusos e uma iluminação indireta foram a aposta.

Leia mais:
Decoração inteligente: 4 dicas para transformar espaços
8 dicas para criar ambientes multifuncionais
Decoração industrial: como deixar mais caloroso e elegante

Objetos decorativos transmitem personalidade

Cada objeto decorativo no escritório tem um significado especial para a cliente. O resultado é um ambiente que não é apenas um espaço de trabalho, mas também uma narrativa visual que reflete a história e os valores da cliente, mantendo-a sempre conectada à sua família.

Assim, o projeto de Comninos prova que um escritório pode ser muito mais do que apenas um local de trabalho. Pode ser um ambiente que inspira, emociona e conta uma história única.

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Decoração

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    3 dicas para criar espaços multifuncionais

    Entenda a tendência de decoração em 2024: o maximalismo

    Veja como o design de interiores impacta sua saúde e humor