×

Cabeceira de cama: escolha o modelo ideal

Com o advento das camas box, os diferentes estilos de cabeceiras, combinado ao décor do ambiente, assumem o protagonismo nos projetos de quartos

Publicado em 23/03/2020 | Por_Cleide de Paula

Uma das maneiras de conferir personalidade e até renovar o dormitório é apostar em uma cabeceira de cama. A designer de interiores Giseli Koraicho, do escritório Infinity Spaces, ressalta que a cabeceira exerce inúmeras funções. Além de proporcionar conforto para o morador, que pode, por exemplo, apoiar-se para seus momentos de leitura antes de dormir, a peça alçou o status de acabamento diferenciado para a parede que apoiará a cama. 

Veja também Como as molas pocket podem ajudar na sua noite de sono

Como escolher a cabeceira ideal

A designer de interiores explica que o ponto de partida para a decisão está relacionado ao gosto e as expectativas dos moradores. “Se a preferência for pelo conforto em momentos como recostar e assistir um filme, as cabeceiras estofadas são um caminho natural para a execução do projeto”, destaca Giseli.

Cabeceira de cama em madeira
As cabeceiras de madeira se adaptam a uma variedade de estilos – do moderno ao industrial ou rústico, dependendo do tipo de madeira

Todavia, se o cliente destacar o desejo pela praticidade e uma estética arrojada, é possível trabalhar com alternativas como a marcenaria e a serralheria em desenhos exclusivos.

Cabeceira estofada
As cabeceiras estofadas oferecem o máximo de conforto

Principais modelos de cabeceira de cama

Com uma variedade de materiais disponíveis no mercado, é possível produzir cabeceiras dos mais diversos estilos. Geralmente, as versões estofadas são revestidas de tecidos – lisos, estampados e xadrez, entre outros, ou o couro, que nas versões legítimo, sintético e ecológico oferecem resistência. É um ótimo apoio para as costas e minimiza o aparecimento de manchas.

Modelo com nichos para  guardar objetos
Cabeceiras com nichos para organizar objetos são bastante práticas

Quando a opção for a madeira, a flexibilidade da matéria-prima permite fluir a criatividade através do uso de acabamentos com a laca, trazendo um efeito moderno ao ambiente. O uso de madeiras de demolição para alcançar um efeito rústico, a madeira trabalhada, também conhecida como entalhada, que permite criar os mais variados desenhos no material, ou o estilo moderno, que pode ser combinado como outros elementos como espelho e metal, por exemplo.

Altura e largura ideais

Cabeceira para cama de casal
Cabeceiras de madeira esculpidas transformam conferem muito estilo ao dormitório
Cabeceira de cama infantil
Projeto Infinity Spaces | Foto Eder Bruscagin

Essa cabeceira trouxe uma proposta lúdica com o formato de casinha. Sua extensão, superior ao tamanho da cama, foi proposital: ao pintar o painel de MDF com tinta lousa, Giseli tornou o canto ideal para brincadeiras

Não existe uma regra determinada quanto as medidas da cabeceira, mas alguns parâmetros devem ser considerados. No caso da largura, a cabeceira pode acompanhar a dimensão completa da parede ou ficar delimitada ao tamanho da cama. Quando se trata de altura, não existe limitações. A recomendação é que a cabeceira ofereça o apoio completo para as costas quando o usuário estiver sentado.

Avalie esse post:
[Total: 0   Average: 0/5]

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Móveis por ambiente

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

Você também pode se interessar por:

Seu Home Office decorado

Cabeceira de cama: escolha o modelo ideal

Conheça sobre os tipos de molas de colchões