×

CASACOR São Paulo: inspire-se para usar a cor na ambientação

Listamos 7 tendências de ambientes da CASACOR São Paulo para usar na sua casa e não errar no uso da coloração

Publicado em 10/07/2023 | Por_Júlia Magalhães

Com o tema Corpo & Morada, a CASACOR São Paulo está no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade. Desta vez, em uma edição ainda maior: são 73 ambientes.

Pelo oitavo ano consecutivo, a Coral é parceira como tinta oficial. Além disso, pela primeira vez, também patrocinadora do evento, mostrando toda a versatilidade de suas cores, efeitos e técnicas de pintura em paredes e tetos, do neutro aos tons coloridos, das paredes lisas às texturizadas, que aparecem em profusão nesta edição.

“As pessoas estão buscando autoridade, coisas que distingam suas casas de outros projetos. É muito mais importante o ser do que o ter. E as cores e a pintura cumprem muito bem esse objetivo. Assim como aquela peça que compramos em uma viagem, um objeto de família, uma memória afetiva que vai tornar um determinado ambiente tão especial”, comenta Juliana Zaponi, gerente de Comunicação e Cores da AkzoNobel LatAm – fabricante da Coral.

“A cor tem esse forte papel de identidade e unicidade em um projeto, de ser marca registrada de um arquiteto. Mas, mas também, e principalmente, de representar quem vai morar naquela casa”, afirma a executiva.

Confira, abaixo, uma seleção de ambientes inspiradores da CASACOR São Paulo, mostrando como as cores foram utilizadas nesta edição.

1. Casa Coral – Uma celebração pelas camadas da vida, por Ricardo Abreu

Para iniciar a seleção, um ambiente que traz, com muita elegância e contemporaneidade, o movimento barbiecore para a CASACOR São Paulo. O arquiteto Ricardo Abreu, em sua quarta participação na mostra, assina a Casa Coral. O projeto oferece aos visitantes um ambiente impactante no qual predominam tons de rosa. Com arquitetura lúdica e moderna, uma ode à coragem de se arriscar no universo das cores.

O espaço foi pensado para uma mulher de 64 anos muito segura de si e de suas realizações. No seu lar, é possível entender as múltiplas nuances dessa mulher inovativa e intensa, que deixa qualquer preconceito etarista para trás.

Com uma área total de 225m² e inspirado no formato das casas de boneca, o projeto traz recortes sinuosos. A iluminação foi projetada para um ambiente acolhedor, grandes elipses presentes no forro e um mobiliário inovador. Na área externa, a cor é a Suave Serenata. Fazem parte da paleta da sala as tonalidades Tarde em Veneza, Sapatilha, Flores Empoeiradas, Vermelho Terra e Vermelho Blefe. No quarto, o Rosa Pêssego predomina nas paredes. A paleta também conta com os tons Inspiração Poética, Canto da Toscana e Toque de Flauta. [Projeto da imagem destacada. Foto: André Mortatti]

2. Entre:.nós, por Plantar Ideias

CASACOR São Paulo
Foto: Divulgação/CASACOR SP

O espaço de convivência foi criado pelos arquitetos, Felipe Stracci e Luciana Pitombo. Com uma atmosfera de paz e tranquilidade, propõem um momento de pausa e reflexão aos visitantes. Chamado Entre:.nós, retrata a transição entre uma floresta e a beira do mar. O piso monolítico, de aspecto arenoso, que evoca a praia.

Todo o espaço foi trabalhado na cartela de tons verdes leves e naturais. As cores permeiam os mobiliários, paisagismo e paredes. Com isso, criou-se de forma bastante harmônica uma transição entre os materiais do piso e elementos em madeira que compõe o ambiente. Destaque para a pintura em degradê nas paredes. Em uma paleta de tons verdes, que criam por si só uma paisagem que abraça todo o espaço. São quatro tonalidades nesse efeito decorativo: Retiro Tranquilo, Vila Italiana, Pomar de Maçãs, Sálvia de Verão.

3. Um lar para apertar o pause, por Cilene Lupi

CASACOR São Paulo
Foto: Rafael Renzo

Um espaço para desconectar, recarregar as energias, respirar. Essa foi a premissa da arquiteta Cilene Lupi ao projetar o ambiente com 88 m². Nele, sala, cozinha, espaço gamer, varanda e dormitório que resgatam a essência e memórias afetivas da personagem. Foi pensado para ser o lar de uma jovem da geração Z.

O universo dos games ocupa o espaço central do ambiente, e chama a atenção pela cor Lápis Preto e pela arte de Raquel Gorzalka. Trata-se de um mural que remete à estética dos games e da fantasia. Mas outros espaços também ganham destaque. As cores do espaço refletem calor, intensidade, luz, aconchego. As paredes curvadas têm o efeito Velvet na cor Cinza da Manhã. Elas contrastam com outras paredes, que ganharam iluminação e o tom Âmbar Terroso, integrando a vegetação e criando um espaço de conforto e tranquilidade.

4. Praça do Polinizador, por Luciano Zanardo

Foto: JP Image

A Praça do Polinizador marca a quarta participação do paisagista na CASACOR. Obras de arte, móveis com suaves curvas e uma composição de plantas ornamentais transformam o jardim de Luciano Zanardo num grande living natural. O espaço é emoldurado pela iluminação abundante das janelas do Conjunto Nacional. Com a proposta de compartilhar o conhecimento e conscientização, o jardim com 100 m² trata de uma questão pouco abordada na sociedade: a polinização.

Nesse ambiente que convida o visitante à contemplação, Zanardo apostou em formas orgânicas, geométricas e cores vibrantes, que se fundem aos elementos naturais. As paredes foram pintadas de Azul Pólen, cor desenvolvida exclusivamente pela Coral para seu projeto. Além da escultura Insetos de Leopoldo Martins, outro toque de arte é o Tríptico Asas. Ele foi confeccionado em aço e instalado na parede Azul Pólen, em mais uma parceria exclusiva da Coral com o paisagista Luciano Zanardo.

5. Morada do Samba, por Marcelo Sallum

Foto: Divulgação/CASACOR SP

O desafio de Marcelo Salum foi valorizar as culturas africana e brasileira. Como ponto de partida, o samba e como principal parceira a Casa Riachuelo. O destaque é a mistura de cores e produção cheia de detalhes, artes, esculturas e objetos que ajudam a contar a história do ambiente.

Na paleta de cores, os tons Canto da Toscana, Manhã do Deserto, Calor do Deserto, Sereno da Noite, Grande Metrópole e Relva Verde.

Leia também:
Candy Colors: leveza e bem-estar ao décor

6. Casa Araxá, por José Navarro

CASACOR São Paulo
Foto: MCA Estúdio

Marcado pela construção de uma residência completa, o espaço desenvolvido por José Navarro em sua estreia na CASACOR apresenta uma releitura da beleza de crescer em um ambiente cheio de valores e tradição. No entanto, com uma visão contemporânea da casa mineira: ao mesmo tempo aconchegante e funcional. Os itens de decoração presentes são referências de toda a sua vida, com algumas peças trazidas diretamente da residência de seus avós.

Todo o conceito do ambiente é construído em uma base neutra. Para criar uma conversa confortável entre as cores e atmosfera desejada, foi utilizado o tom Meditação, da Coral. O próprio nome já traz a ideia de equilibrar e acalmar o ambiente. E para a parede de destaque, que faz menção às obras do Almicar de Castro, foi escolhida a tonalidade Cogumelo Japonês. Essa, por sua vez, tem efeito em cimento queimado, trazendo peso, textura e movimento para o espaço.

7. Loft O Reverso do Metaverso, por Brunete Fraccaroli

Foto: Romulo Fieldini Ambiente

O espaço de Brunete Fraccaroli, arquiteta que faz parte do superelenco de consagrados da mostra, possui cerca de 180m². A fim de servir intencionalmente como inspiração, o projeto tem como ponto de partida o “usar e abusar” das novas tecnologias, a ponto de surpreender, assim como as cores selecionadas. A tecnologia anda lado a lado com o projeto, sendo a novidade desse ano o metaverso. Juntamente com o Amaury Júnior, foi criado um avatar da Brunete, em uma experiência criativa e divertida para interagir com os visitantes.

Na busca do trazer a sensibilidade e emoções humanas, a arquiteta apostou em tons quentes. Com isso, expressar e transmitir visualmente, a partir das cores Nascer do Oriente e Passo da Dançarina, uma alta energia, acolhimento e alegria. Além disso, é colocado como parte da composição do projeto elementos que remetem ao afeto, tolerância, tema proposto da CASACOR.

E aí, qual dos ambientes você mais se identifica? Conta aqui para a gente nos comentários!

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Novidades em móveis

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Entenda a tendência de decoração em 2024: o maximalismo