×

Como escolher o melhor colchão para seu corpo

Arquitetas orientam sobre como definir o modelo de acordo com a necessidade do morador alertando para tamanho, tipo, densidade e firmeza

Publicado em 03/03/2022 | Por_Thiago Rodrigo

Para escolher o melhor colchão para seu corpo, o morador e o profissional de arquitetura devem levar em conta, entre tantos atributos, o conforto para noites muito bem dormidas. Afinal, todo mundo quer uma noite de sono reparadora, não é mesmo?

Conheça a tecnologia que ampliou a qualidade do colchão

Para que as energias sejam totalmente renovadas, é necessário que o quarto atenda todas as necessidades dos moradores como conforto, aconchego, ergonomia e bem-estar. Com base nisso, o colchão é um dos elementos mais importantes a ser escolhido e deve considerar as características físicas e as preferências de quem o usufruirá.

Para quem quer escolher o melhor colchão para seu corpo, mas não sabe exatamente como decidir o modelo, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, com experiência na decoração de dormitórios e em acompanhar os seus clientes em lojas do segmento, aproveitam para trazer um guia repleto de dicas para ajudar na compra. Confira!

Decidir é preciso

“Não é uma tarefa fácil comprar colchão. Há muitas marcas e modelos no mercado, o que causa confusão mesmo. Mas, essa escolha precisa ser feita com muito carinho, afinal passamos cerca de 1/3 do nosso dia no colchão, não é? Portanto, tem que ser muito bem pensado, inclusive, é bom fazer comparações”, diz Paula.

Segundo as arquitetas, logo no começo é ideal avaliar os tipos de colchões disponíveis: mola contínua, mola individual, espuma, viscoelástico, látex, etc. “Como tudo na vida, cada tipo tem suas vantagens e suas desvantagens. Então na hora de escolher é importante que ele seja confortável para o seu corpo. Por isso, pesquise o máximo que puder e peça opiniões de quem entende”, complementa Danielle.

como escolher o melhor colchão para seu corpo
Para definir o colchão, o morador e o profissional de arquitetura devem levar em conta, entre tantos atributos, o conforto para noites muito bem dormidas |

Mola ou espuma?

Comparativamente, o colchão de espuma é mais firme e resistente do que o colchão de mola. Geralmente é indicado para quem tem problemas de postura e dor nas costas. Deve ser escolhido pela sua densidade e tipo de espuma. Sua durabilidade é de aproximadamente cinco anos.

Regra do Inmetro facilita escolha da espuma

Já o colchão de mola é considerado mais confortável e macio. As molas ensacadas são recomendadas para casais devido à diferença de movimentos – quando um se mexe, o outro não sente o impacto. Sua vida útil é entre 8 e 10 anos.

Teste para escolher o melhor colchão para seu corpo

É importante testar o colchão antes da compra. Então vá até a uma loja e perceba as diferenças entre um tipo e outro. “Teste e deite nele de verdade na loja, porque além da densidade, ele deve ser confortável. Escolher o colchão errado pode afetar a qualidade do sono e causar dores no corpo” diz Paula.

Outra dica interessante é: “Caso você durma em um hotel, pousada, ou na casa de um amigo, e tenha gostado bastante do colchão, vale a pena perguntar qual é a empresa e o modelo. Afinal, você já aprovou”, aconselha Dani.

Antes de realizar a compra é importante testar o colchão na loja | Projeto de Dantas & Passos Arquitetura

Firmeza do melhor colchão para seu corpo

Nem sempre um colchão muito duro ajuda em caso de dores nas costas. O mesmo nível de firmeza não funciona exatamente para todos. Isso é variável, pois tudo vai depender também da estrutura corporal de cada um.

“Uma estrutura mais estreita e leve, por exemplo, vai necessitar um tipo de firmeza de colchão. Já uma estrutura corporal maior e mais pesada vai pedir outro tipo. Portanto, é preciso verificar isso na loja”, comentam as arquitetas.

– O que é um colchão bed in a box

“O importante mesmo é ter uma postura de sono ideal, para que os músculos relaxem o suficiente e para que o corpo se recupere enquanto dorme. Para evitar dores nas costas o recomendado é um colchão que ofereça um alinhamento da coluna. Mas, quando não se tem certeza sobre o modelo, uma firmeza média é a solução. Na dúvida, procure sempre os especialistas”, recomendam.

Medidas padrão de colchões no Brasil

como escolher o melhor colchão para seu corpo
As camas de solteiro seguem o padrão de 1,88m de comprimento | Projeto de Dantas & Passos Arquitetura

Para medidas consideradas fora do convencional (como em casos de estatura fora do padrão, por exemplo), será preciso solicitar um colchão em espuma sob medida especial ao fabricante.

Segundo as profissionais, as medidas do colchão devem ser 2 cm menores do que as de uma cama tradicional, para que seja feito o encaixe correto. Exceto, é claro, a cama box em que o colchão deverá ter o mesmo tamanho.

Densidade do colchão

A densidade de um colchão representa a relação entre a quantidade de espuma utilizada x m³. É uma forma de saber se ele suporta ou não o peso que será aplicado. A densidade vem indicada com a letra D e uma numeração específica.

Há uma tabela oficial de Biótipos do instituto Nacional de Estudos do Repouso (Iner) para auxiliar nessa escolha. A densidade tem a ver com o perfil do usuário, pois terá relação com a melhor distribuição. “Uma pessoa com peso maior, por exemplo, precisa de um colchão de densidade mais alta”, contam.

O colchão de espuma é considerado mais firme, enquanto que o de molas é mais macio | Projeto de Dantas & Passos Arquitetura

Cama de solteiro x cama de casal

Então, para solteiros, na hora de escolher a densidade de um colchão deve-se observar a relação do peso do usuário X a densidade indicada pelo fabricante. Já no caso de um colchão de casal, é necessário calcular a altura média do casal e o peso de quem tiver maior massa corporal. (Para descobrir a altura média, deve-se somar as duas medidas e então dividir por dois). Depois é só procurar na tabela de biótipos do colchão do Iner qual densidade é a mais indicada.

Prazo de validade

Você sabia que os colchões têm prazo de validade? Portanto, é sempre bom observar esse detalhe também. Afinal, dessa forma, a saúde do sono e o bem-estar nos momentos de descanso serão garantidos.

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Por dentro do móvel

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Madeirado: soluções para deixar a casa mais aconchegante

    Amarelo na decoração: como aplicar essa cor sem cometer excessos

    Como escolher o melhor puxador para o seu móvel