×

Como escolher o melhor puxador para o seu móvel

Puxadores tem função de abrir e fechar portas e gavetas, mas também garantem design às frentes do mobiliário; veja como escolher o melhor puxador para o seu móvel

Publicado em 22/03/2022 | Por_Thiago Rodrigo

Os puxadores nasceram com a função de abrir e fechar portas e gavetas e ao longo dos anos se transformaram em um produto determinante no processo de design do móvel. A competitividade no setor moveleiro faz com que até mesmo essa simples peça não seja esquecida dentro do projeto do mobiliário das empresas. Desse modo, torna-se uma peça de design e, muitas vezes, é o toque de diferencial do móvel, contextualizando toda a linguagem dele. Por isso, veja como escolher o melhor puxador para o seu móvel sob medida!

O importante nesse processo é saber como explorar o apelo visual adequadamente. A complexidade do público a que se destina o produto, muitas vezes, tende a gostos “flutuantes”. Todavia, é claro que o designer/projetista da marcenaria ou o arquiteto/designer de interiores que projeta o mobiliário não escolhe um modelo de puxador ou perfil levando em consideração apenas a estética.

como escolher o melhor puxador para o seu móvel

Como escolher o melhor puxador para o seu móvel

Na seleção do melhor puxador para o seu móvel, é definido o modelo, material, quantidade, espessura e acabamento. Como cada projeto de mobiliário é desenvolvido com o objetivo de atender a um determinado público, quando se trata da escolha de puxadores e perfis isso não é diferente.

São muitos os atributos que influenciam na escolha de um modelo de puxador, que vão desde custo, passando por conceitos estéticos/formais até chegar nos práticos/funcionais.

Como usar acessórios e iluminação na cozinha

O puxador deve ser escolhido de acordo com a sua necessidade como consumidor, como todo produto. O mercado consumidor é quem dita a tendência, mas a necessidade individual de quem compra é o principal fator a ser analisado.

Em virtude disso, é designer/projetista/arquiteto/designer de interiores que tem o papel de desenvolver, filtrar, analisar e definir, junto a você, consumidor, qual solução é a mais adequada para o projeto.

Melhor puxador para o seu móvel considerando o preço

Como tudo na estrutura do móvel interfere no preço final e o puxador não é exceção. O puxador deve atender nos três quesitos do design: estética, funcionalidade e preço. Em vista disso, os fabricantes de puxadores têm pensado na criação de puxadores econômicos, mas com design mais elaborado que antigamente.

Dessa maneira, puxadores com melhor design são mais aceitáveis hoje em detrimento do preço. Nos móveis populares, por exemplo, em que é preciso manter preços competitivos, os puxadores de menores custos entram em cena novamente, porém com desenho mais elaborado.

Em um móvel mais econômico, é de extrema importância que o custo esteja adequado ao produto, sem deixar de proporcionar praticidade e conforto ao usuário. Por outro lado, em projetos de maior valor agregado o custo dos puxadores é consequência de propostas conceituais mais arrojadas.

como escolher o melhor puxador para o seu móvel

Puxadores infantis

Para a mobília infantil, leva-se em conta além do design, a segurança dos seus possíveis usuários. É sempre indicado usar algo mais arredondado, sem pontas ou quinas e uns embutidos também, para que não fiquem com pontas sobressalente à superfície.

Saiba que, com a preocupação com a segurança da criança, puxadores com formas mais arredondadas, sem partes que possam sair fácil, são os escolhidos pela maioria dos pais e, consequentemente, das indústrias moveleiras.

Atualmente, as indústrias de móveis populares estão em busca de modelos arredondados, deixando de lado um pouco os puxadores temáticos, de bichinhos ou flores, como anteriormente ocorria.

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Por dentro do móvel

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Amarelo na decoração: como aplicar essa cor sem cometer excessos

    Como escolher o melhor puxador para o seu móvel

    Como usar acessórios e iluminação para deixar sua cozinha mais elegante