Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades
@moveisparacasa.oficialPublicado em 19/06/2020 | Por_Pedro Luiz de Almeida
Para conter a propagação do novo coronavírus, a Organização Mundial da Saúde recomenda evitar aglomerações, lavar constantemente as mãos, usar máscaras de proteção quando precisar sair. Além disso, é importante cuidar da limpeza do lar, para evitar trazer o vírus para dentro de casa, mas você sabe a forma certa de higienizar móveis?
De acordo com um estudo conduzido por cientistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), da Universidade da Califórnia, de Los Angeles e de Princeton, o Sars-Cov-2 (vírus causador da Covid-19) pode sobreviver por até nove dias dependendo da superfície.
Portanto, é fundamental que a mobília seja higienizada corretamente, visando a prevenção de doenças, mas sem danificar o produto. Por isso, a Simonetto, empresa de móveis planejados, separou algumas sugestões para auxiliar nesse processo. Confira a seguir.
O álcool 70% é o mais indicado para a higienização. A recomendação para limpeza dos móveis é que seja diluído com um pouco de água. O vírus resiste apenas um minuto ao contato com o produto. Por isso, é o mais recomendado na prevenção de doenças. Use-o na limpeza da mobília, maçanetas e objetos que tiveram contato com itens do ambiente externo.
O ideal é intensificar a rotina de faxina, priorizando os cômodos mais críticos, como cozinha e banheiro.
Proteja os móveis da umidade. Para tanto recomenda-se a utilização de vedantes de silicone na junção dos tampos e das pias com o revestimento das paredes.
Produtos como lustra-móveis podem criar oleosidade nos materiais, use-os com cautela.
Para a limpeza de madeirados, utilize sempre um pano levemente umedecido e nunca molhado.
Mantenha as janelas abertas. Com a corrente de ar, o ambiente fica mais arejado, evitando mofos, vírus e bactérias.
Na higienização de peças em laca, utilize um pano levemente umedecido com água morna, o suficiente para a remoção de poeiras, e outro para secar logo em seguida. Limpe-as com frequência, pois com o tempo a poeira pode deixar a superfície fosca e sem brilho.
No caso de superfícies de vidro, além do uso do álcool, limpe-as com água e detergente neutro, utilizando um pano macio ou uma toalha de papel.
Quais materiais são mais fáceis? Qual a maneira adequada para higienizar cada tipo de móvel? De acordo com a fabricante Clássica Design, os melhores materiais são o couro ecológico, fórmica para mesa ou o cristal.
A empresa explica que o couro ecológico prolonga a vida útil do revestimento, evita o ressecamento, apresenta um toque macio e isso ajuda a limpeza na remoção de manchas. Já a fórmica e o cristais, por terem ambos a superfície lisa, não absorvem líquido.
Com um pano limpo e seco retire o pó, com o mesmo tipo de pano umedecido com “limpa vinil”, passe por toda a superfície e em seguida retire o excesso com um pano macio e seco.
Atenção: nunca use qualquer tipo de abrasivo clorado ou acetona, além de derivados do petróleo. Também não exponha ao sol, pois os raios solares poderão alterar as cores e provocar ressecamento e deformação permanente em sua película, formando rugas e bolhas.
Outra observação, não coloque objetos quentes sobre a superfície. Nunca lave a seco e nem utilize silicone, vaselina, hidratante de couro ou graxa de sapatos.
Para sujeiras menos resistentes: Utilize um pano branco macio e detergente neutro diluído em água 1/100 ou somente pano úmido.
Para desinfetar: usando uma luva, pode ser aplicado água sanitária 1/20 em água.
Manutenção: diariamente deve ser passado um pano branco macio em toda a sua superfície em movimentos circulares.
Em sujeiras superficiais: use um pano branco macio umedecido com álcool doméstico ou produtos para limpeza de vidros, passe por toda a superfície em movimentos circulares.
Manutenção: diariamente deve ser passado um pano branco macio e seco.
Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades
@moveisparacasa.oficial