×

Você sabe como higienizar móveis na pandemia?

Saiba como higienizar móveis corretamente e deixe o seu lar livre de vírus

Publicado em 19/06/2020 | Por_Pedro Luiz de Almeida

Para conter a propagação do novo coronavírus, a Organização Mundial da Saúde recomenda evitar aglomerações, lavar constantemente as mãos, usar máscaras de proteção quando precisar sair. Além disso, é importante cuidar da limpeza do lar, para evitar trazer o vírus para dentro de casa, mas você sabe a forma certa de higienizar móveis?

De acordo com um estudo conduzido por cientistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), da Universidade da Califórnia, de Los Angeles e de Princeton, o Sars-Cov-2 (vírus causador da Covid-19) pode sobreviver por até nove dias dependendo da superfície.

Portanto, é fundamental que a mobília seja higienizada corretamente, visando a prevenção de doenças, mas sem danificar o produto. Por isso, a Simonetto, empresa de móveis planejados, separou algumas sugestões para auxiliar nesse processo. Confira a seguir.

Como higienizar móveis

O álcool 70% é o mais indicado para a higienização. A recomendação para limpeza dos móveis é que seja diluído com um pouco de água. O vírus resiste apenas um minuto ao contato com o produto. Por isso, é o mais recomendado na prevenção de doenças. Use-o na limpeza da mobília, maçanetas e objetos que tiveram contato com itens do ambiente externo.

O ideal é intensificar a rotina de faxina, priorizando os cômodos mais críticos, como cozinha e banheiro.

Proteja os móveis da umidade. Para tanto recomenda-se a utilização de vedantes de silicone na junção dos tampos e das pias com o revestimento das paredes.

Produtos como lustra-móveis podem criar oleosidade nos materiais, use-os com cautela.

Para a limpeza de madeirados, utilize sempre um pano levemente umedecido e nunca molhado.

Mantenha as janelas abertas. Com a corrente de ar, o ambiente fica mais arejado, evitando mofos, vírus e bactérias.

Na higienização de peças em laca, utilize um pano levemente umedecido com água morna, o suficiente para a remoção de poeiras, e outro para secar logo em seguida. Limpe-as com frequência, pois com o tempo a poeira pode deixar a superfície fosca e sem brilho.

No caso de superfícies de vidro, além do uso do álcool, limpe-as com água e detergente neutro, utilizando um pano macio ou uma toalha de papel.

Evitar

Como higienizar móveis: atenção aos materiais  

Quais materiais são mais fáceis? Qual a maneira adequada para higienizar cada tipo de móvel? De acordo com a fabricante Clássica Design, os melhores materiais são o couro ecológico, fórmica para mesa ou o cristal. 

A empresa explica que o couro ecológico prolonga a vida útil do revestimento, evita o ressecamento, apresenta um toque macio e isso ajuda a limpeza na remoção de manchas. Já a fórmica e o cristais, por terem ambos a superfície lisa, não absorvem líquido. 

Couro ecológico: 

Com um pano limpo e seco retire o pó, com o mesmo tipo de pano umedecido com “limpa vinil”, passe por toda a superfície e em seguida retire o excesso com um pano macio e seco. 

Atenção: nunca use qualquer tipo de abrasivo clorado ou acetona, além de derivados do petróleo. Também não exponha ao sol, pois os raios solares poderão alterar as cores e provocar ressecamento e deformação permanente em sua película, formando rugas e bolhas. 

Outra observação, não coloque objetos quentes sobre a superfície. Nunca lave a seco e nem utilize silicone, vaselina, hidratante de couro ou graxa de sapatos. 

Fórmica: 

Para sujeiras menos resistentes: Utilize um pano branco macio e detergente neutro diluído em água 1/100 ou somente pano úmido. 

Para desinfetar: usando uma luva, pode ser aplicado água sanitária 1/20 em água. 

Manutenção: diariamente deve ser passado um pano branco macio em toda a sua superfície em movimentos circulares. 

Cristal: 

Em sujeiras superficiais: use um pano branco macio umedecido com álcool doméstico ou produtos para limpeza de vidros, passe por toda a superfície em movimentos circulares. 

Manutenção: diariamente deve ser passado um pano branco macio e seco. 

Avalie esse post:
[Total: 1   Average: 5/5]

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Novidades em móveis

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

Você também pode se interessar por:

Dicas para trocar os móveis de lugar da maneira certa

Móveis industriais: vamos aderir essa praticidade?

Como fazer um projeto de decoração on-line?