×

Como saber se é hora de comprar móveis novos?

Antigamente, os móveis passavam de geração em geração e as pessoas não se preocupavam tanto em comprar móveis novos com tanta frequência

Publicado em 06/04/2020 | Por_Pedro Luiz de Almeida

Antigamente, os móveis passavam de geração em geração e as pessoas não se preocupavam tanto em comprar móveis novos com tanta frequência. Provavelmente, você ou algum familiar deve ter um mobiliário herdado da vovó.

Entretanto, nos últimos anos, os móveis passaram a serem fabricados com materiais menos duráveis, pois o custo da madeira ficou mais caro e restrito à marcenaria. Inclusive, você pode rever nosso conteúdo que explica a diferença entre móveis seriados, planejados e sob medida.

Além da vida útil, há outras situações que fazem com que seja necessário comprar móveis novos. Por exemplo, a mudança de um imóvel ou de cidade, a chegada de um filho, modernização da casa, entre outros.

comprar móveis novos - tempo médio de vida do móvel seriado

Como saber se é hora de comprar móveis novos?

Confira, a seguir, algumas reflexões que vão ajudá-lo a saber se é o momento certo de renovar o mobiliário da casa.

Estofados

Sofá rangendo, com almofadas cedendo e com o apoio lombar danificado, gerando incômodo são sinais de que está na hora de comprar um novo. Além desses fatores, manchas impossíveis de tirar, mau cheiro no produto ou rasgados na espuma também são indicadores disso.

Cadeiras

A troca da cadeira não é só por uma questão estética, mas de segurança. Cair da cadeira pode parecer uma imagem engraçada, mas pense se a vítima for um idoso ou uma criança?

Para evitar dados sérios, observe se a cadeira está com as pernas bambas, enferrujada ou com sinais de deformação. Nesses casos, é hora de comprar uma nova.

Mesa de jantar

Compra mesa de jantar nova pode ser tanto por uma questão de o produto antigo já está apresentando sinais de falhas estruturais, como por não atender mais a demanda da família. É comum pessoas comprarem uma mesa mais simples quando vão se mudar ou começar a vida e, depois, investir em uma mesa maior ou mais bonita.

Cama e colchão

Você anda dormindo mal constantemente? Esse é o sinal mais claro de que talvez seu colchão já tenha dado o que tinha que dar. Com o tempo, tanto a espuma do colchão deforma como fica cheia de ácaros, vilões da saúde, sem falar nas molas que perdem resiliência.

A cama segue o mesmo princípio dos outros móveis, começou a ficar bamba ou com rachados é hora de planejar a compra de uma nova.

Cômoda, escrivaninha e guarda-roupa

As portas não fecham direito? As gavetas estão caindo ou moles? A caixaria dos móveis começou a descascar? Se a resposta for sim, talvez chegou a hora de trocar estes móveis.

Comprar móveis novos: o que fazer com os antigos?

Quando decidir comprar móveis novos, há várias opções para descartar ou reutilizar os móveis antigos. Por exemplo, doação para famílias carentes ou ONG’s, mas para isso o móvel deve estar em bom estado ou arrumado. Também é possível vende-lo em lojas de móveis ou usados e até mesmo apostar no Faça Você Mesmo e restaurar a peça.

Avalie esse post:
[Total: 1   Average: 5/5]

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Móveis por ambiente

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

Você também pode se interessar por:

Cadeiras zero gravidade, ideais para relaxar

Móveis para crianças: itens que vão além do básico

Qual cadeira escolher para trabalhar em home office?