×

Confira as tendências de cores para decoração em 2023

Com base nas opções de revestimentos para móveis, confira as tendências de cores para decoração que podem fazer parte da sua casa

Publicado em 16/02/2023 | Por_Thiago Rodrigo

As tendências de cores para decoração de móveis em 2023, podem estar presente na sua casa este ano. Sejam elas aplicadas em linhas retas ou arredondadas do mobiliário, mas com a garantia de que proporcionaram ambientes associados ao novo morar.

Uma tendência é a cor do ano divulgado pela Pantone, referência mundial em controle e especificação de cores. A Viva Magenta pode ser considerada a principal tendência de cor para decoração de móveis em 2023.

Tendências em cores nos estilos de decoração

“Ela possui uma tonalidade mais vibrante, porém com maior possibilidade de adesão para o mobiliário. Pode ser utilizado com elegância combinado com a madeira e tons mais neutros, como o cinza”, diz Marcelo Cenacchi, diretor de uma fabricante de tintas que revestem os móveis, a Sayerlack.

tendências de cores para decoração em 2023

A Farben é outra fornecedora de tintas para a indústria de móveis e marcenaria. Segundo o gerente comercial, Ilmar Broch, uma tendência é a cor Ambar (código 7000). Trata-se de um tom terroso que quando aplicado a um móveis e combinado ao ambiente com cores neutras e decorações naturais, proporciona uma conexão com a natureza.

Em texturas, os madeirados estarão em alta, destacando os padrões de madeira clara com veios mais marcantes. Eles podem ser realçados pelas marcenarias e pela indústria de móveis, com o uso de vernizes poliuretanos foscos ou brilhantes.

tendências de cores para decoração em 2023
Cor Ambar

Tendências de cores para decoração em 2023

Os neutros continuam sendo cores chaves para 2023, com tons de bege e marrons aquecidos. Eles estarão em evidência no ano e, nesse sentido, a aposta da fornecedora de painéis de madeira, Berneck, (que podem ser encontradas nas revendas de produtos para marcenaria) é a dupla Baru e Taupe, da Coleção Sentido.

As influências naturais e a estética minimalista wabi sabi ainda seguem em alta, porém com menos rigidez e mais liberdade de mistura de texturas e materiais. Neste sentido, o revestimento de móvel, Carvalho Japandi – uma madeira clara e linheira – desempenha o papel de trazer suavidade e acolhimento para os ambientes da casa.

Outra fornecedora de painéis de madeira, a Greenplac, apresenta todo ano um novo conceito criativo alinhado com as principais tendências e comportamentos a nível mundial. “Vivenciamos nos últimos anos intensa velocidade tecnológica, rápida aceleração industrial, além de mudanças sociais e econômicas significativas”, avalia Laís Carelo, profissional da empresa.

5 tendências de decoração para 2023

“Junto desses acontecimentos, momentos de reavaliação e despertar dos sentidos foram necessários para a realidade que nos foi imposta e sequencialmente, experiências de renovação e de recomeço. Após tudo se renovar, é preciso encontrar o balanço perfeito e por isso, acreditamos que está por vir, uma nova Era de Equilíbrio para 2023 que irá também refletir na nossa casa”, avalia.

Desse modo, produtos que refletirão essa necessidade que será contraria à abundância e excessos. “Ou seja, que equilibrará o que é tecnológico, com o que é essencial e natural”, frisa.

Por isso, as cores neutras e as que remetem a natureza se mantém, como os tons suavemente rústicos que caminham em várias tonalidades de terrosos e esverdeados. Ademais, madeirados com características absolutamente naturais e ecológicas, também são opções certas para este ano, na visão da profissional.

tendências de cores para decoração em 2023

Tendências criativas

A Eucatex aponta quatro grupos de tendências criativas para os consumidores em 2023. Isto com base em estudo feito pela Tendere, empresa de pesquisa com foco em cenários futuros, comportamento do consumidor e tendências criativas. São eles:

Minimalismo ocidental: são consumidores com um refinamento artístico, que buscam superfícies luxuosas, mas com ambiente clean, elegante, e principalmente um convívio harmonioso.

Essencial contemporâneo: busca uma pausa e conexão natureza valorizando a sustentabilidade, valores como ser sustentável, orgânico, reciclado, pensar o futuro do planeta.

Mix de tradições: mistura regionalismo e cultura, um modernismo brasileiro, colonial. Reforça a presença da cultura popular, a arte popular, o trabalho do artesão e as casas modernistas, mesclando tradição e tecnologia.

Ser cool com excessos: a democratização da arte contemporânea, manifestações culturais, mix de referências opulentas e luxuosos, textura que remete a conforto, cores e brilhos. São misturas festivas com referências populares, históricas e refinadas.

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Novidades em móveis

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    O que é e como ter uma casa inteligente

    Como incorporar o dourado no banheiro?

    Colchão com molas ensacadas ou espuma?