×

Conheça os tipos de pintura de móveis

A pintura de móveis pode elevar o padrão da peça, além de ter a opção de oferecer diversos acabamentos

Publicado em 11/04/2023 | Por_Thiago Rodrigo

O consumidor pode engrandecer o nível de seu mobiliário com a pintura. Com a arte de pintar o mobiliário aplicado pelas indústrias de móveis e pelos marceneiros, pode-se ter diferenciação e personalização com cores, texturas, efeitos, uso de lâminas de madeira e, claro, acabamentos. São vários os tipos de pintura de móveis, oferecendo inúmeras possibilidades de acabamentos.

O diretor de uma fabricante de tintas que pintam o móvel, Marcelo Cenacchi, da Sayerlack, salienta: “As possibilidades de acabamento são infinitas e a escolha de um ou de um conjunto deles deve estar intimamente ligado ao design do móvel em sua concepção e, claro, ao desejo do consumidor”, afirma.

“Como o consumidor está mais exigente, seu comportamento de compra é semelhante ao de qualquer outro produto: ele pesquisa, compara, analisa; e está cada vez mais consciente do valor do seu dinheiro. Ele quer ser surpreendido e encantado, almeja a beleza, a qualidade e a harmonia dos móveis e objetos nos ambientes”, ressalta o diretor da Sayerlack.

Tipos de pintura do móvel

Antes de realizar a pintura e acabamento do móvel sob medida, é importante saber a diferença entre as tintas que vão realizar os vários tipos de pintura de móveis. Existem opções como poliuretana (PU), ultravioleta (UV) e nitrocelulose (nitro). Todas essas tecnologias contam com vasta gama de acabamentos.

Os produtos UV oferecem também muitas opções, só que requerem equipamentos e túneis específicos para sua utilização e secagem. Por isso, é aplicado pela indústria de móveis em grandes linhas de pintura, embora recentemente foi criado um equipamento para cura UV pela marcenaria.

A tecnologia PU é extremamente versátil, pois possibilita acabamentos diferenciados em muitas opções de textura, opacidade e cores, além de ótima resistência física e química.

Por fim, a tecnologia nitro tem certas limitações quanto a resistência física e química, mas ainda utilizada e que pode atender demandas específicas.

Sayerlack
Metalizados

Tipos de acabamentos do móvel

Entre os acabamentos disponíveis com a pintura do móvel sob medida, arquitetos, marceneiros e designers podem criar superfícies brilhantes, foscas e acetinadas (que tem brilho intermediário entre brilhantes e foscos). Isso além das nuances e combinações com texturas da própria laca, em versões texturizadas e micro texturizadas.

Por sua vez, o toque natural da madeira também é possível com a pintura do móvel sob medida. Na madeira maciça, pode ser aplicado vernizes como o Naturalíssimo, da Sayerlack, que é super fosco e confere um acabamento praticamente invisível, com toque idêntico ao da madeira natural.

Ambientes com móveis coloridos para se inspirar

Caso se opte por revestir o MDF, as lâminas de madeira natural proporcionam visual e toque idênticos à madeira maciça e recebe o verniz Naturalíssimo, além de terem um grande apelo na questão da sustentabilidade, pois são produzidas de forma controlada, com madeira de reflorestamento.

Além do uso dos acabamentos citados, pode-se fazer a combinação deles com diferentes materiais como madeira, mármore, tecido, vidro, entre outros. Nesse sentido, a Sayerlack possui uma solução para diversos substratos que compõem o móvel, como vidro e metal.

Sayerlack
Lâmina Alpi

Acabamento laqueado no móvel

O acabamento laqueado é conhecido por ser o mais alto padrão de pintura de um móvel. As lacas envelopam o design por meio da pintura impecável e nos mínimos detalhes de bordas, rebaixos, frisos e espaços vazados. As cores possuem mais de 8 mil tonalidades multiplicadas por seus acabamentos acetinado, fosco e brilhante.

Caso você não saiba, o fosco também é chamado de matte, o brilhante é conhecido como de alto brilho ou high gloss, enquanto o acetinado é acetinado mesmo. Há também o acabamento metalizado, além da já citada sensação tátil das lacas texturizadas e micro texturizadas.

tipos de pintura de móveis
Laca rosa

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Por dentro do móvel

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Entenda a tendência de decoração em 2024: o maximalismo