×

Materiais ecológicos e inusitados na criação de móveis

Além da tradicional madeira, outros materiais, como plástico reciclado, estão sendo usados na criação de móveis sustentáveis. Confira alguns exemplos!

Publicado em 18/02/2020 | Por_Pedro Luiz de Almeida

Nem só de madeira vive a indústria moveleira. É claro que esta ainda é, disparada, a principal matéria-prima dos móveis, mas novos materiais ganham espaço. Por exemplo, metal, pedra, vidro, couro, entre outros. Entretanto, materiais sustentáveis e alguns “inusitados” também estão usados na criação de móveis.

Criação de móveis com plásticos 100% reciclados

Sustentabilidade é um conceito que está bastante em alta. Por conta disso, as empresas estão investindo em alternativas ecologicamente corretas para os produtos delas. No caso da Tramontina, isso resultou na criação de duas peças: Cadeiras Sissi e Diana.

As cadeiras, que fazem parte da linha Summa, são fabricadas com resina pós-consumo (PCR). Além disso, têm os mesmos padrões de qualidade e resistência das feitas com plástico virgem. A tecnologia é da fornecedora Braskem, que proporciona um plástico 100% reciclado, mas com alto desempenho.

Segundo informações das empresas envolvidas no projeto, 600 toneladas de plástico reciclados serão usados, por ano, na produção das cadeiras. Por enquanto, a venda está restrita às lojas conceitos da Tramontina, mas, em breve, devem chegar ao mercado geral.

Cadeiras Sissi e Diana
Cadeiras Sissi e Diana

Criação de móveis sustentáveis com materiais recolhidos dos oceanos

Neste ano, a Herval Móveis e Colchões lançará oficialmente dois colchões ecologicamente corretos. São eles o Exclusive Ocean e o Crystal Edição Especial. O Exclusive Ocean se diferencia pelo uso do tecido Seaqual, produzido a partir dos plásticos recolhidos nos oceanos.

Esse material, importado da Bélgica, da indústria Bekaert Deslee, é considerado inovador na criação de móveis sustentáveis. Dessa forma, a empresa se posiciona com a qualidade tradicional e apelo sustentável nos produtos.

Já o Crystal Edição Especial recebe a EcoSpuma, fabricada pela Herval Química. Esse componente é feito do reaproveitamento de sobras de espumas que são trituradas e compactados para formar um novo bloco.

Portanto, reciclando 90% dos materiais que seriam jogados fora. Além disso, 30% da resina utilizada na produção dessa linha vem de materiais renováveis. As espumas da Herval são fabricadas livres de Clorofluorcarbono (CFC), sendo a primeira indústria da América Latina a ser reconhecida pela ONU por fabricar espumas ecologicamente corretas.

Colchão Exclusive Ocean

Móveis com materiais inusitados

Humberto e Fernando Campana são dos ícones do design brasileiro. Uma das características mais marcantes das criações dos irmãos Campana é o uso de elementos “excêntricos” e “inusitados”. Premiados tanto no Brasil como internacionalmente, entre as criações que mais chamam atenção estão:

Criação de móveis sustentáveis dos Irmãos Campana
Cadeira Multidão
Criação de móveis sustentáveis como a Cama Favela do irmãos campana
Cama Favela
Poltrona Favela - Irmãos campana
Poltrona Favela
poltrona vermelha
Poltrona Vermelha

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Novidades em móveis

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    3 dicas para criar espaços multifuncionais

    Entenda a tendência de decoração em 2024: o maximalismo

    Veja como o design de interiores impacta sua saúde e humor