×

Móveis em plástico reciclado são sustentáveis

Móveis em plástico reciclado são uma opção para manter a casa sustentável. Cadeiras e vasos de plantas são exemplos de reaproveitamento de garrafas pet

Publicado em 14/11/2019 | Por_Cleide de Paula

Móveis em plástico reciclado são uma boa alternativa para manter a casa sustentável. Antes de mais nada, a reciclagem é essencial para reduzir os impactos ambientais gerados pelos plásticos, materiais que fornecem inúmeras vantagens como facilidade de higienização, leveza e flexibilidade de uso. 

Com efeito, fabricantes de móveis e de decorações estão cientes do problema e buscam parcerias, além de investirem em móveis, vasos e decorações feitos de plástico reciclado. 

Cadeiras em plástico reciclado

Um exemplo são as cadeiras Diana e Sissi produzidas pela Tramontina. A partir da venda de material reciclado pela Braskem, a fabricante produz as cadeiras que também se tornam recicladas no chamado ciclo consciente. O plástico utilizado nas peças tem origem nos sacos anteriormente utilizados pela petroquímica Braskem no transporte de resinas de uso interno. De tal forma que a empresa realiza o reprocessamento para gerar o plástico reciclado que é a matéria-prima das cadeiras.

Cadeiras Sissi e Diana -  Projeto WeCycle
O Projeto WeCycle lança as cadeiras Sissi e Diana, que foram desenvolvidas a partir de 600 toneladas de polipropileno reutilizado

Logo após a concepção do produto, são feitos testes estático, de impacto e de perna traseira. Dessa forma, o projeto garante a segurança do produto em processo de alta tecnologia e procedência garantida. Nos pontos de venda, o produto será identificado pelo selo da Plataforma Wecycle, certificando a origem a partir de plástico reciclado. O preço das cadeiras também altera a partir da nova versão: mais barato se comparado à linha normal. No entanto, qualidade e resistência não sofrem alteração alguma.

Com a possibilidade de empilhar, a Cadeira Miramar é prática e otimiza espaço. Tem sua estrutura em aço e está disponível em diversas cores

Sob o mesmo ponto sustentável, outro projeto é o dos irmãos Jack e Sergio, da Fahrer Design, que atentos às demandas atuais de sustentabilidade, lançaram a Cadeira Miramar. O material utilizado nas ripas do assento e encosto é propileno reciclado a partir de garrafas pet. O material, chamado de madeira plástica, além de resistente, é sustentável e reproduz de forma natural e elegante os veios da madeira. Com a possibilidade de empilhar, a Cadeira Miramar (dimensões 0,49 x 0,60 x 0,84 m) é prática e otimiza espaço. Tem sua estrutura em aço e está disponível em diversas cores.

Parece cerâmica, mas não é

A Vasap Design, voltada à fabricação de vasos com design assinado e produzidos em polietileno com material 100% reciclado, disponibiliza a linha Karaja, assinada por André Lenza. Os vasos fazem referência à tribo Karajá que ocupa as margens do Rio Araguaia e é famosa pelo uso da cerâmica como elemento de expressão cultural.

Linha Karajá de vasos em plástico reciclado, da Vasap Design

O Studio André Lenza buscou referências ao estado de Goiás e à cultura indígena. As peças desenvolvidas em polietileno 100% reciclado apresentam o apelo estético e a beleza da cerâmica.

Igualmente, a marca <Ou> também oferece vasos feitos a partir de plástico reciclado. A origem da linha Cultivar envolve a Braskem, em parceria com o programa Tampinha Legal e a Martiplast. O projeto fecha o ciclo de consumo de tampas plásticas.

Vasos da linha Cultivar, produzidos a partir de plástico reciclado
Vasos da linha Cultivar, produzidos a partir de plástico reciclado
Vasos da linha Cultivar, produzidos a partir de plástico reciclado
Vasos da linha Cultivar, produzidos a partir de plástico reciclado

A resina obtida após a reciclagem de plástico pode dar origem a madeira plástica, fibras de tapetes e outros acessórios. Ademais, veja como os móveis pegue e leve também podem contribuir para a sustentabilidade.

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Novidades em móveis

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    3 dicas para criar espaços multifuncionais

    Entenda a tendência de decoração em 2024: o maximalismo

    Veja como o design de interiores impacta sua saúde e humor