×

Comprar móveis: o que são móveis “pegue e leve”?

Esses móveis prezam pela praticidade, mas sem abrir mão da elegância

Publicado em 22/10/2019 | Por_Everton Lima

O consumidor brasileiro tem hábitos de consumo bastante peculiares. Por exemplo: a tampa de fogão é algo que só existe em nosso país, pois as donas de casa gostam de fechá-la após limpar o objeto. Outro exemplo: após comprar móveis, o brasileiro exige que a loja se responsabilize pela montagem.

Em outros países, como nos Estados Unidos, essa prática não existe. Lá, o consumidor é quem precisa se entender com os manuais de instruções para ver a sua mobília igual à da loja — a não ser que ele desembolse uma quantia e contrate a montagem, oferecida como um serviço extra pela loja.

Acontece que montar um móvel não precisa ser algo tão complicado a ponto de exigir ajuda profissional ou de estressar o consumidor. Para resolver esse dilema, designers criaram o conceito de “móvel pegue e leve”. Você sabe do que se trata? Então, continue lendo este artigo!

“Pegue e leve”: o que é isso?

O designer francês Michel Arnoult foi um dos grandes nomes do design de móveis no Brasil. Ele ajudou a popularizar, em nosso país, o conceito de móveis modulares. Seu objetivo era facilitar a fabricação de móveis, além de tornar a montagem mais simples. Dessa maneira, os móveis são fabricados em módulos que são encaixados posteriormente.

Os móveis “pegue e leve” ou “Ready To Go” são evoluções naturais desse conceito criado no século passado. O avanço das técnicas de fabricação e o aperfeiçoamento do design fizeram com que o consumidor consiga ter acesso a peças leves e de montagem simples.

Esses móveis têm qualidade?

Ao comprar um móvel, é natural que o indivíduo queira saber se a peça irá durar vários anos. Em primeiro lugar, é importante esclarecer que um dos fatores de maior impacto na durabilidade desse produto é o cuidado do proprietário. Um guarda-roupa de madeira de lei pode ter durado uma vida inteira nas mãos de uma pessoa, mas não sobreviver seis meses com o novo dono caso não seja atencioso com o produto.

Mesa para computador da linha “Easy” da BRV Móveis

Assim, podemos concluir que os móveis das linhas “pegue e leve” são, sim, duradouros. Os materiais usados (MDF, MDP, inox, plástico, etc.) são resistentes e recebem um revestimento de alta qualidade, podendo durar muitos anos.

Vou precisar de ferramentas para montar o móvel?

Fique tranquilo. Você não vai precisar de técnicas avançadas de marcenaria e nem de ferramentas complexas para montar o seu móvel. Esses produtos vêm com um manual completo, saquinhos de cola e pinos de madeira. Sendo assim, no máximo, você irá precisar de um martelo e um jogo simples de chaves de fenda. Neste vídeo, você conseguirá ter uma noção desse processo.

Aliás, comprar móveis das linhas “pegue e leve” é ideal para quem quer praticidade, sem ficar dias esperando pelo montador. Ademais, os móveis estão mais compactos, pois nem todo mundo precisa ter uma estante gigantesca na sala de estar, não é mesmo?

Assim, comprar móveis ready to go também pode ser uma boa saída para quem mora de aluguel, já que ficar desmontando e montando móveis mais antigos pode danificá-los.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o com os seus amigos pelas redes sociais e grupos de WhatsApp.

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Novidades em móveis

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Amarelo na decoração: como aplicar essa cor sem cometer excessos

    Como escolher o melhor puxador para o seu móvel

    Como usar acessórios e iluminação para deixar sua cozinha mais elegante