×

Revestimento melamínico de baixa pressão (BP): você sabe o que é?

Conhecer os tipos de revestimentos que existem ajuda o consumidor a fazer a melhor compra

Publicado em 09/10/2019 | Por_Everton Lima

Quando vamos comprar um móvel, queremos fazer a melhor escolha possível, certo? Por isso, é fundamental entender um pouquinho sobre as técnicas de produção da indústria moveleira. Por exemplo, você sabe o que é revestimento melamínico de baixa pressão (BP)?

Assim sendo, se a resposta tiver sido “não”, fique calmo. Muitos consumidores não fazem ideia do que esse termo significa. Afim de ajudá-lo, nós decidimos explicar o que você, enquanto consumidor, deve saber sobre o tema.

Revestimento melamínico de baixa pressão (BP)

Antes de mais nada, o revestimento melamínico de baixa pressão (BP) não é comumente chamado assim. Ele também é conhecido como “revestimento BP” ou “revestimento melamina”. Em outros casos, remetendo também ao substrato, é conhecido como “painel BP” ou “padrões BP”, nesse caso remetendo ao acabamento utilizado.

Painéis de madeira
Antes de se transformar em um móvel, a madeira deve receber revestimento adequado

Em segundo lugar, vamos a uma pergunta: você não quer ver o seu móvel estragado devido à umidade, né? O que você não sabia, é que a indústria moveleira também trabalha duro para garantir a maior durabilidade dos móveis. Eles fazem isso desenvolvendo tecnologias como a do revestimento melamínico de baixa pressão (BP).

Então, vamos entender o que significa cada palavra desse termo. Bem, revestimento você já sabe o que é. No caso, o painel de madeira do seu móvel recebeu um produto na superfície com o objetivo de obter um ganho estético e que também é de brilho ou durabilidade.

Já a palavra “melamínico” nos revela o material usado nesse revestimento. A melamina, também conhecida como “melamina formaldeído”, é um composto plástico, usado na indústria de móveis.

Finalmente, “baixa pressão (BP)” indica o processo usado para aplicar esse composto. Existe também o processo de “alta pressão” (AP) no qual explicaremos em breve.

As vantagens do revestimento melamínico de baixa pressão (BP)

O revestimento melamínico de baixa pressão (BP) dá ao móvel maior resistência à umidade. Por isso, se você está pensando em comprar um armário para a sua lavanderia, é melhor escolher um produto que tenha esse tipo de revestimento.

Aliás, não é só a lavanderia que sofre com umidade. As pias da cozinha e banheiro também podem durar muito mais se tiverem sido revestidas com esse material.

Tire dúvidas com o vendedor da loja ou seu marceneiro/arquiteto, mas fique tranquilo, pois a maioria dos móveis de marcenaria são produzidos com esse revestimento. Outras opções são os AP (maior valor agregado), os UV (revestidos com tintas e vernizes e de mesma durabilidade) e os finish foils (FF), que são mais comuns em móveis seriados (populares).

Igualmente, não é só a água que pode danificar uma mobília. Na cozinha, o grande inimigo dos armários é a gordura. É claro que esse problema pode ser minimizado com o uso de coifas mas, ainda assim, partículas desse material podem se acumular e dar um aspecto feio aos seus produtos.

Cozinha
O revestimento do móvel deve ser escolhido de acordo com as características do cômodo

Por isso, o revestimento melamínico de baixa pressão (BP) também é indicado para as peças que poderão sofrer com a ação de óleos e gorduras — se você é um fã de frituras, é melhor escolher armários que tenham recebido esse revestimento.

Revestimento não é tudo igual

Então, agora que você entendeu o que é o revestimento melamínico de baixa pressão (BP), é importante esclarecer que as fábricas de móveis podem adaptar esse processo, conforme criam tecnologias próprias. Além disso, também existe o revestimento de alta pressão (AP), que é mais resistente à abrasão — e pode tornar o móvel mais caro.

Decerto, sabendo de tudo isso, ficarão mais claros os detalhes que você deve consultar na hora de comprar os seus móveis, né? Por isso, explique para o vendedor as condições de uso do produto, se o local tem umidade, etc.

Dessa maneira, vocês chegarão a uma conclusão se o uso de revestimento melamínico de baixa pressão (BP) é a melhor opção para a sua compra — ou se você deve optar por outra tecnologia.

Aliás, aqui vai outra dica: se você quer melhorar a sua negociação com o vendedor, deve aproveitar as datas sazonais para fazer as suas compras. De fato, as chances de economia são grandes.

Antes, para quem deseja projetar um móvel com marceneiro e quer conhecer alguns padrões (desenhos decorativos aplicados junto ao revestimento), podem continuar acessando o Móveis para Casa ou ir aos sites dessas empresas como, Arauco, Berneck, Duratex, Eucatex, Fibraplac, Floraplac, Greenplac, Guararapes, Placas do Brasil e Sudati.

Avalie esse post:
[Total: 3   Average: 5/5]

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Por dentro do móvel

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

Você também pode se interessar por:

Seu Home Office decorado

Cabeceira de cama: escolha o modelo ideal

Conheça sobre os tipos de molas de colchões