×

Estilo contemporâneo: espaço aconchegante e sofisticado

Seis dicas baseadas em um projeto real para transformar seu espaço em um lar acolhedor com estilo contemporâneo

Publicado em 14/12/2023 | Por_Júlia Magalhães

Quer transformar seu lar em um espaço aconchegante e sofisticado? Inspire-se neste projeto com estilo contemporâneo, idealizado para um casal clássico.

O arquiteto Felippe Comninos, à frente da Vale Arquitetura, em parceria com a arquiteta Adriana Marcassa Cotrin, do escritório Marcassa Cotrin, combinaram funcionalidade e estilo, criando um espaço social integrado perfeito para receber a família.

1. Aposte em tons neutros com toques de cor

Embora os tons neutros dominem, não subestime o poder de uma parede colorida. A parede marsala neste projeto oferece um contraste elegante, realçando o ambiente sem sobrecarregar.

Projeto dos arquitetos Felippe Comninos e Adriana Marcassa Cotrin | Crédito foto: Cauê Silvino

2. Móveis e texturas diversificadas

Os outros pontos de cor do projeto ficaram por conta dos móveis, que também buscaram incorporar texturas distintas ao ambiente: o sofá em tecido verde, as almofadas indianas costuradas à mão e o tapete de seda do Nepal. “Por mais que sejam coloridos e bem diferentes entre si, os itens conversam bem e se complementam”, ressalta Comninos.

Considere móveis com cores e texturas diferentes. Essa mistura enriquece o ambiente, tornando-o acolhedor e interessante

3. Integração de espaços para maior amplitude

Segundo o arquiteto, apesar do espaço de 80m², a planta do apartamento apresentava alguns desafios, sendo um deles encaixar a cozinha com as duas salas. Por conta disso, para dar a impressão de um espaço mais amplo, a solução encontrada pelos arquitetos foi utilizar a bancada da cozinha em ângulo.

Portanto, se o seu espaço é limitado, considere integrar ambientes como a cozinha, sala de jantar e estar. Uma bancada de cozinha em ângulo pode ser uma solução inteligente para otimizar o espaço e promover interações sociais.

Projeto dos arquitetos Felippe Comninos e Adriana Marcassa Cotrin | Crédito foto: Cauê Silvino

4. Invista em materiais de qualidade

O uso de mármore Branco Paraná Kronos e madeiras de qualidade não apenas eleva a estética do espaço, mas também traz uma sensação de aconchego. Escolha materiais que refletem seu estilo e garantem durabilidade.

5. Iluminação estratégica

A iluminação trouxe um importante toque para elevar o calor e o aconchego do apartamento. Para o projeto luminotécnico, Comninos destaca que a iluminação foi amplamente utilizada, mas ficou toda embutida e no frame, “quando olhamos de longe, não parece que tem uma luminária”, explica.

Com o objetivo de montar várias cenas e utilizações de luz no dia a dia, os arquitetos apostaram em circuitos diversos.

Uma iluminação bem planejada pode transformar completamente um espaço. Opte por soluções de iluminação embutidas e variadas para criar diferentes cenas e atmosferas em sua casa.

Projeto dos arquitetos Felippe Comninos e Adriana Marcassa Cotrin | Crédito foto: Cauê Silvino

Leia mais:
Cor do ano 2024: conheça a escolhida pela Pantone
Paleta de cores para 2024

6. Elementos de calor

Uma lareira a gás ou uma churrasqueira na sacada são excelentes adições para tornar o espaço mais acolhedor e perfeito para reuniões familiares.

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Decoração

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Entenda a tendência de decoração em 2024: o maximalismo