×

Paleta de cores para 2024

A arquiteta da A.Yoshii elencou as principais tendências de cores para 2024 – tons que evocam calma, tranquilidade, conforto e otimismo

Publicado em 30/11/2023 | Por_Júlia Magalhães

Ano novo, vida nova? A crença popular que acredita que o novo ano abre espaço para novas oportunidades, como uma folha em branco esperando para ser escrita com uma nova história, segue em alta. Neste sentido, as cores para 2024 surgem como uma possibilidade de redecorar ambientes.

Repaginar e readequar esses espaços tornou-se tendência entre os brasileiros. De acordo com estudo realizado pela Casa do Construtor e pela AGP Pesquisas, 63% dos entrevistados realizaram algum tipo de reforma nos últimos 12 meses, das quais, 62% destes, responderam que fizeram algum tipo de melhoria. Já as intervenções estéticas, como pintura, correspondem a 15% dos entrevistados. Curiosamente, os cômodos com mais obras e reformas são o quarto, o banheiro/lavabo e a área de lazer.

Para inspirar as futuras intervenções, a arquiteta da A.Yoshii elencou as principais tendências de cores para 2024. Todos os anos, as principais marcas de tinta e empresas de previsão de tendências, realizam estudos e pesquisas e publicam suas principais apostas para o ano que está por vir. 

A escolha da “Cor do Ano” costuma ser feita por um time de especialistas de diversos países e leva em consideração tendências de comportamento, estilo e, até mesmo, o cenário sócio-político. O anúncio serve de referência, uma vez que, reflete tendências de comportamento e preferências dos consumidores. Além disso, ele influencia produtos de consumo de design, moda, arquitetura e decoração de imóveis. 

A palavra de ordem é Conforto para a Suvinil Tintas

Conforto, da Suvinil | Foto: divulgação

O estudo “Suvinil Revela 2024+” publicou a principal paleta do ano de 2024. Subdivididos em cinco inspirações. Os grupos de cores dividem-se em tons rosados e beges (Silêncio); tons terrosos e acinzentados quentes (Terra); tonalidades esverdeadas e azuladas pastéis (Cura); tons marrons aquecidos (Tempo); e cores azul escuras e profundas (Infinito).

A Cor do Ano eleita, chama-se Conforto, e representa um azul claro, fresco e sereno, que remete aos tons do céu. “Essa tonalidade clara com pontos acinzentados, confere uma sensação mais fria, que equilibra com os tons quentes arenosos e marrons das demais paletas”, explica a arquiteta, Letícia Marin.

A própria Suvinil afirma que a cor Conforto é “um tom de azul ideal para trazer frescor para mentes aceleradas com todas as mudanças que estamos vivendo. É um tom natural, claro, desbotado, neutro e empoeirado tranquilizador e que ajuda a cultivar a paz interior, trazendo o descanso mental que tanto precisamos”.

Cores para 2024

O céu continua em alta: Sherwin-Williams aposta nos Confins do Céu

Confins do Céu, da Sherwin Williams | Foto: divulgação

A Cor do Ano da empresa norte-americana de tintas é a SW 6239, também conhecida como Confins do Céu. O azul claro, sereno e descomplicado – semelhante ao da Suvinil – também é a aposta da Sherwim-Williams. Evocando sensações de paz, calma e aconchego, a aposta de 2024 é um convite para desacelerar.

WGSN e Coloro apostam em cinco cores até 2025: Intense Rust, Midnight Plum, Sustained Grey, Cool Matcha e Apricot Crush

A autoridade global em tendências de consumo e design (WGSN) e a autoridade global em futuro da cor (Coloro) acabam de anunciar a paleta de cores que será adotada no biênio 2024/2025. São elas: Intense Rust, Midnight Plum, Sustained Grey, Cool Matcha e, a aposta principal, Apricot Crush. Segundo a estrategista de cores da WGSN, as escolhas “refletem a necessidade de estabilidade, escapismo e restauração”.

A Cor do Ano – Apricot Crush – é um laranja versátil e atemporal que perpassa por todos os setores de moda, beleza, design de interiores e tecnologia de consumo. Vibrante, estimulante, intenso e que lembra um tom coral, o Apricot Crush remete à saúde e ao bem-estar e visa inspirar o ano com esperança e positividade. Evocando restauração, frescor e energia. A cor Pantone 2024 é uma tonalidade vibrante e calorosa que está pronta para dominar o mundo da decoração, trazendo uma sensação de otimismo e vitalidade.

Já o Intense Rust é visto como uma cor-chave. Representando um marrom intenso, quente e rico, a tonalidade confere sensação de estabilidade. O Midnight Plum, por sua vez, é um roxo escuro intenso e misterioso, bem próximo ao preto, sendo uma cor vibrante, associada ao metaverso.

A dupla Sustained Grey e Cool Matcha traz a serenidade que o momento pede. O primeiro é um tom de cinza neutro, que representa praticidade e confiabilidade. Já o Cool Matcha é uma cor esverdeada pastel com propriedades relaxantes.

Leia também:
Tendências para decoração para 2024

A vez do verde: Graham & Brown aposta na Viridis

A renomada empresa de design de interiores tradicional na Inglaterra selecionou a cor Viridis como sua aposta para 2024. O tom de verde suave foi selecionado para criar um espaço caloroso e acolhedor, representando as férteis colinas verdes da Inglaterra. Segundo a empresa, a tonalidade é ideal para áreas de entretenimento e halls de entrada.

A aposta da Coral pelos rosados: Lugar de Afeto

A Tintas Coral acaba de anunciar sua Cor do Ano para 2024, batizada de “Lugar de Afeto” (foto destaque). Como um neutro rosado, discreto e elegante, a cor foi inspirada pela leveza das nuvens e penas. “Quente e neutra, essa tonalidade é acolhedora e versátil, sem ser muito romântica ou enjoativa. Um toque ideal de suavidade para a casa que combina com diversas paletas e ambientes”, finaliza a arquiteta.

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Decoração

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Tons de madeira em alta na decoração

    O que é e como ter uma casa inteligente

    Como incorporar o dourado no banheiro?