Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades
@moveisparacasa.oficialPublicado em 26/01/2023 | Por_Thiago Rodrigo
Com resultados extremamente charmosos, a iluminação executada com fitas LED no móvel segue conquistando cada vez mais espaço nos projetos de interiores. Em suma, isso ocorre pelas diversas possibilidades de aplicação no décor. Dada a sua forma versátil, funcionalidade e instalação simples, fica muito fácil criar pontos de destaque para valorizar qualquer ambiente, tendência perfeita para criar aquele “glow up” na casa.
– 5 tendências de decoração para 2023
“É um tipo de iluminação estratégica que adoramos aplicar em nossos projetos. Por conta da sua versatilidade, podemos criar desde espaços relaxantes e intimistas até atmosferas super sofisticadas”. É o que explicam os sócios Priscila e Bernardo Tressino, arquitetos à frente do escritório PB Arquitetura.
As fitas de LED são compostas por pequenas lâmpadas, chamadas também de chips. Ademais, possuem variados modelos que se diferem em cor de luz (branca, amarela ou colorida), potência, distância dos chips e capacidade de iluminação. Desse modo, é preciso ter em mente as especificações do projeto, o efeito desejado e a voltagem da casa.
“O material é vendido em metro e muito fácil de instalar por conta da adesivação. E o melhor é o baixo consumo de energia elétrica, não impactando (tanto) na conta mensal do morador”, avalia Bernardo. O quesito distanciamento das fitas pode causar resultados diferentes. Por exemplo, o tipo espaçado é comumente empregado para efeitos decorativos ou para luz leve. Por outro lado, os agrupados promovem um efeito de luz mais forte e intenso.
Para um local dedicado ao home office, é fundamental considerar uma luminosidade efetiva, que mantenha a pessoa ativa para as atividades profissionais, mas que não cause desconforto pelo volume de horas diante da luz escolhida.
Sobre as cores, Priscila explica sobre as tonalidades encontradas no mercado “Costumamos especificar a amarela quando a proposta é provocar uma sensação mais convidativa e aconchegante. A branca, considerada mais tradicional, é indicada para reforçar alguns ambientes como cozinhas ou locais que pedem concentração. A colorida, que funciona com o sistema RGB, é aplicada em pedidos específicos, como de ambientes gamers ou quando a intenção é acrescentar personalidade ao projeto”, diz.
Uma ótima dica que os arquitetos acrescentam é a dimerização das fitas LEDs. A automação permite escolher a potência e o tipo de luz que o morador deseja. Inegavelmente, torna-se um recurso interessante para quem gosta de receber os amigos em casa e aprecia a ideia de conceber diferentes vivências em um mesmo ambiente.
O uso de fitas de LED tem bastante potencial no décor, posto que se trata de um tipo de iluminação que pode ser inserida em qualquer lugar. Bem como: mobiliários como prateleiras, nichos, armários e outros elementos como escadas, teto, pilares e espelhos.
No projeto luminotécnico dos ambientes, o uso das fitas de LED no móvel entra sempre como um coadjuvante ao lado de pontos principais. Assim sendo, seu posicionamento de forma estratégica coopera para valorização de algum item como um revestimento, objeto decorativo ou na marcenaria.
A iluminação versátil nos dormitórios pode proporcionar uma atmosfera mais intimista, sem dúvida sendo perfeita para o bem-estar dos casais. Podem ser inseridos nas cabeceiras, cortineiros ou em quadros.
Uma boa ideia é posicionar as fitas próximo aos espelhos não só nas escrivaninhas, mas também nos banheiros ou em closets. Outra forma de criar pontos interessantes de forma prática é inserir as fitas por dentro da marcenaria e em divisórias.
Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades
@moveisparacasa.oficial