×

Häfele apresenta projetos para pequenos espaços

Conheça 5 projetos da Häfele para pequenos espaços de acordo com a tendência micro-living e conceito “mais vida por metro quadrado” da empresa

Publicado em 08/10/2021 | Por_Thiago Rodrigo

Uma tendência tão presente nos últimos anos no mercado imobiliário, principalmente nos grandes centros urbanos é viver em pequenos espaços. O adensamento e valorização da metragem quadrada trouxe desafios às construtoras, engenheiros, arquitetos, projetistas, designers e marceneiros. Desse modo, após a criação da “Casa Cubo” (2012) – projeto com apenas 39 m² criado pelo designer alemão Werner Aisslinger, em parceria com a Häfele, que combinou os usos essenciais de viver, cozinhar, comer, trabalhar e dormir numa peça de arquitetura elegante e altamente funcional – e do desenvolvimento do multipremiado “Youth Lab” (Interzum, 2013), projeto-piloto que visava apresentar um novo olhar para os hostels contemporâneos por meio da combinação de mobiliários versáteis e flexíveis – a Häfele apresentou durante sua participação na BAU 2017, a mais importante feira do setor de construção da Europa, o seu novo projeto, “Microapartamento 20/30 (2017) para mostrar como é possível viver confortavelmente mesmo com uma quantidade limitada de espaço. O sufixo “20/30” se referia diretamente a esta escalabilidade do projeto, que podia variar entre 20 e 30 metros quadrados, dependendo das necessidades.

Em 2018, a SIFE introduziu o conceito de construção modular tipo container e lançou um concurso de pequenos apartamentos container para chamar atenção para o conceito e a Häfele se associou a Alejandro Felipe, Arquiteto Chefe do HTI Studio, e construiu um apartamento com área de 32 m² dedicado a atividades de lazer e férias. O projeto “SKAIOpartment” (2019) foi concebido em 34 metros de altura, “SKAIO” é o primeiro e até agora único arranha-céus de madeira na Alemanha. Para o planejamento da construção civil do projeto, foi escolhido o escritório de arquitetura de Berlim Kaden + Lager. Juntamente com os dois escritórios de arquitetura AAg Loebner Schäfer Weber, Heidelberg e LAVA, Stuttgart/Berlin, os conceitos foram desenvolvidos em uma série de workshops com diferentes abordagens espaciais baseadas na experiência em produtos 360° da Häfele e nas soluções de montagem. Conheça os principais projetos Häfele apresentados dentro dos conceitos de Micro-Living e de #maisvidaporm2.

Casa Cubo (2012)

Casa Cubo Funcional – traduzindo a filosofia mais vida por m² Quanto espaço teremos no futuro e como iremos utilizá-lo de forma eficiente? O Cubo Funcional Häfele buscou estas respostas no ano de 2012. Um ambiente foi criado para ser constantemente reinventado, colocando o morador em primeiro lugar, com novas e criativas soluções em ferragens.

Hafele

Cozinha – espaço multiuso

Ela se torna perfeitamente acessível quando necessária. Quando não utilizada, ela desaparece atrás das portas. Até mesmo as superfícies de bancadas agregam tecnologias. Elas se movem e continuam totalmente operacionais. Depois da pausa é hora de voltar ao trabalho. O ambiente em nada lembra que acabou de ser usado para cozinhar.

Ambientes Integrados

Que tal relaxar com música e aproveitar o tempo livre? Toda a tecnologia necessária está atrás de uma porta de correr e para assistir TV, pressionando um botão, a tela surge de uma abertura no tampo do móvel. No mesmo ambiente, uma escrivaninha se transforma em uma cama.nO conceito de morar em um único ambiente, porém com inúmeras possibilidades de projetos e soluções. Assista ao vídeo do projeto no YouTube.

Youth Lab (2013)

Funcionalidade para cada tipo de hóspede

A Häfele está ajudando a tornar as acomoda¬ções em viagens mais confortáveis no futuro. O “Youth Lab” é um projeto feito em coope¬ração com a Bavarian Association of German Youth Hostels (DJH) e estudantes da Univer¬sity of Applied Sciences de Munique, orienta¬dos pela professora Ruth Berktold.

Jovens, adolescentes e os jovens de espírito formam o público-alvo do projeto. O desa¬fio para a Häfele foi de projetar um ambiente onde fosse possível a flexibilidade para aco¬modar de dois a seis hóspedes, oferecendo áreas para atividades em grupo e privadas.

Conheça tecnologia que ampliou qualidade do colchão

O resultado é um quarto multifuncional, capaz de acomodar confortavelmente estudantes em seis camas – mas que pode facilmente ser transformado em um quarto para famílias com duas crianças e uma cama de casal.

Soluções versáteis para móveis e ferragens complementam esse conceito, permitindo que um mesmo quarto consiga suprir inúmeras ne¬cessidades, promovendo a otimização do espaço. Por exemplo, a porta do banheiro foi projetada para ser aberta para dentro a 90°; nessa posição, ela efetivamente separa o chuveiro e a pia, como uma parede móvel.

Isso significa que o banheiro pode ser utiliza¬do simultaneamente por dois indivíduos que não tem intimidade. A Häfele oferece uma ou¬tra maneira de economizar espaço com uma cama de casal e uma mesa que podem ser compactadas e embutidas na parede.

Micro apartamento 20/30 (2017)

Soluções para os desafios da nova era

Seguindo o conceito “Mais vida por metro quadrado” e em consonância ao tema da feira “O futuro da construção”, a multinacional alemã trará em seu estande uma sugestão de moradia atraente e flexível, que pode ser facilmente adotada pela indústria moveleira e da construção civil.

Baseado em um sistema modular, o projeto do “Microapartamento” oferece soluções para todos os tamanhos de orçamentos. Assim, a proposta pode ser adaptada para diferentes públicos, sendo acessível para novas famílias, moradores mais idosos, ou então ajustada de acordo com as necessidades do usuário.

Símbolo para capacidade de desempenho no projeto

O projeto modular do “MicroApart 20/30” realmente oferece uma ampla gama de soluções para diferentes orçamentos, e pode ser utilizado tanto em novos como em antigos imóveis. Utilizando um sistema de zoneamento intervalado, o projeto pode ser escalonado de acordo com as medidas do apartamento, mobílias e acabamentos, bem com o tempo que se pretende ficar no imóvel.

O sufixo “20/30” se refere diretamente a esta escalabilidade, que pode variar entre 20 e 30 metros quadrados, dependendo das necessidades. Com um tamanho mínimo, começando em 20 metros quadrados, este conceito modular não apenas atende às necessidades e desejos dos futuros moradores, mas também impressiona com o seu design harmonioso, conteúdo funcional e custos acessíveis.

SIFE (2018)

Apartamento de férias em contêiner em 32㎡

O adensamento das moradias e a contínua migração para os centros urbanos é o que chama a atenção dos incorporadores e consumidores imobiliários, e terá uma demanda explosiva em um futuro próximo. SIFE 2018 introduziu o conceito de construção modular tipo container e estreou um torneio de pequenos apartamentos container para chamar atenção, Häfele se associou a Alejandro Felipe, Arquiteto Chefe do HTI Studio, e construiu um apartamento com área de 32 metros quadrados dedicado a atividades de lazer e férias.

Transformadores espaciais

O apartamento é um desses espaços. À primeira vista, parece que não há muitos móveis à sua disposição. No entanto, a cozinha, o quarto, o guarda-roupa, o toucador, a casa de banho e até as mesas e cadeiras de que necessita estão todas escondidas nas paredes como blocos.

Os encaixes da porta deslizante pivotante são aplicados à porta da cozinha, porta do armário de armazenamento e porta da cômoda, fazendo com que as áreas de função possam alternar facilmente entre o estado de abertura e ocultação – conforto e limpeza podem ser atendidos.

Cores influenciam no humor

Portas giratórias equipadas com ferragens para portas deslizantes conectam a sala de estar e o quarto, o quarto e o banheiro. O método de abertura sem barreiras otimiza o espaço e um amortecimento silencioso ajuda a criar um ambiente confortável. A parede de alta resistência com função de armazenamento libera e oculta o espaço do quarto.

Os conceitos aplicados para mobilidade e múltiplas funções dos móveis; tampos giratórios ou extensíveis para mesas, pequenos armários com rodízios podem ser facilmente movimentados. Portas deslizantes, uso de cestos e organizadores tornam as tarefas mais simples e mantém a organização dos espaços.

SKAIO Apartment (2019)

O que você mais precisa em um micro apartamento? Espaço!

Os arquitetos conseguiram dissolver com sucesso essa aparente contradição em ambos os apartamentos: com hall de entrada, sala de estar, sala de jantar, cozinha, quarto e banheiro – em um apartamento para 2 pessoas – os pequenos apartamentos possuem todos os elementos de um apartamento “normal”. Até uma despensa pode ser acomodada!

Tudo é organizado de maneira inteligente e com economia de espaço: o arranjo extremamente compacto dos móveis embutidos, que somam impressionantes 14 metros de espaço no armário, significa que os apartamentos têm muito espaço de armazenamento para atender às diferentes necessidades com muita eficiência.

A gama se estende de móveis de armazenamento baixo, que também servem como banco, sobre unidades de parede até dispensas com altura da sala. Portas de correr práticas, luz nos móveis. A funcionalidade Häfele oferece o mais alto grau de flexibilidade e versatilidade para o mobiliário doméstico – com um investimento comparativamente baixo.

As soluções em ferragens Häfele atendem as mais diversas demandas da marcenaria e arquitetura de interiores. Qualidade alemã e confiabilidade, presente nos melhores revendedores do ramo em mais de 20 estados brasileiros há 20 anos no Brasil.

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Por dentro do móvel

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Häfele apresenta projetos para pequenos espaços

    Cores influenciam no humor e podem afetar produtividade no home-office

    Sofás modulares e chaises para o inverno