×

Móveis azuis, decore com elegância

Para 2020, a cor eleita é Classic Blue, que deve influenciar a decoração e lançamentos de móveis azuis

Publicado em 12/02/2020 | Por_Cleide de Paula

Uma boa notícia para quem gosta de móveis azuis. Para 2020, a cor eleita pela Pantone como cor do ano é Classic Blue, um azul em uma tonalidade estável e atemporal que reflete elegância e simplicidade. Isso indica que veremos muitos objetos decorativos e móveis azuis.

O azul Classic Blue inspira calma, confiança e conectividade

A cor do ano da Pantone é utilizada como inspiração e influência ao desenvolvimento de produtos em diversos setores, da moda à decoração. Segundo Blanca Lliahnne, diretora da Pantone no Brasil, o Classic Blue é uma cor que passa confiança: “Tanto a confiança, quanto a ideia de ser duradouro e de ser resiliente são as mensagens principais da cor do ano. Ela também vai fazer você se aprofundar no seu próprio pensamento, por ser uma cor meditativa e ao mesmo tempo reflexiva”.

Clássica e ao mesmo tempo contemporânea e versátil, o Classic Blue provoca diferentes efeitos quando aplicado a diferentes materiais, permitindo harmonias de cores em todos os aspectos.

Exemplo  de cozinha para quem gosta de móveis azuis
Projeto de cozinha S.C.A da Traço 68 Arquitetura. Foto: Caroline Bicocchi

A arquiteta Gabriela Gontijo ensina a harmonizar o ambiente com a cor do ano 2020 da Pantone. Segunda ela, a cor vai bem em qualquer cômodo e além de poder ser utilizada nos móveis pode se sobressair em adornos como almofadas, tapetes, mantas e quadros.

Classic Blue aplicado em quarto de criança. Móveis azuis
Classic Blue aplicado em quarto de criança . Projeto do Studio Gontijo

Móveis azuis, como usar?

“Por ser uma cor sóbria que permite diversas combinações, o azul do ano é versátil e fica bem com laranja, amarelo, verde. Para um ambiente mais clean, pode-se apostar em paredes mais claras que ampliam visualmente o cômodo e contrastar com elementos mais escuros. Além disso, aplicar a cor em objetos de decoração proporciona liberdade aos moradores da casa, podendo brincar com as tonalidades e trocar os artigos sempre que quiser”, orienta Gabriela.

Poltrona Magis Proust – Design por Alessandro Mendini para Magis – Distribuição pela Novo Ambiente em SP e RJ. Trata-se de uma reedição da “Poltrona di Proust” do designer Alessandro Mendini. Esta poltrona de jardim originalmente pintada à mão transformou-se num objeto de polietileno rotomoldado.

Nos móveis, o azul do ano garante um toque retrô ao ambiente, especialmente em peças como sofás, criados-mudos e mesas de centro.

Poltrona Striad é um exemplo de poltrona azul
Poltrona Striad – Design por Markus Jehs e Jürgen Laub para Herman Miller – Distribuição pela Novo Ambiente em SP e RJ

Cuidados

A arquiteta recomenda cuidado ao usar o azul clássico em paredes para não fechar o ambiente e transmitir uma sensação de que o cômodo é menor do que realmente é. O uso da cor em tetos pode rebaixá-los e passar a sensação de que são mais baixo do que realmente são.

Avalie esse post:
[Total: 0    Média: 0/5]

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Novidades em móveis

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

Você também pode se interessar por:

Ambientes Integrados: que tal essa ideia?

Materiais ecológicos e inusitados na criação de móveis

Cadeiras e mesa de jantar: formas de combinar