×

Quadros na decoração: confira 10 dicas de como usá-los para decorar a casa

Apostar em quadros na decoração é uma ótima estratégia para valorizar o lar. Entretanto, alguns cuidados precisam ser tomados para usar esse recurso

Publicado em 06/11/2019 | Por_Pedro Luiz de Almeida

Paredes vazias dão a sensação de que está faltando alguma coisa no cômodo. Por isso, apostar em quadros na decoração é uma ótima alternativa para dar um “up” na casa. Para a designer de interiores Daiane Antinolfi, do escritório Daiane Antinolfi Arquitetura e Interiores, eles dão a vida ao mesmo tempo que representa e caracteriza o ambiente.

A utilização de quadros faz a diferença no ambiente, uma vez que reflete o estilo e personalidade do morador. Além disso, transmite versatilidade, pois pode compor todos os ambientes, desde projetos residenciais, corporativos e comerciais.

Uma parede bem decorada dá vida ao espaço. Segundo a arquiteta e designer de interiores Fernanda Hoffmann, uma das formas é criar uma composição de quadros, uma opção para todos os tipos de cômodo e que pode ser feita de diversas maneiras.

Portanto, as especialistas Daiane Antinolfi e Fernanda Hoffmann dão algumas dicas para usar quadros na decoração. Confira a seguir:

1 – Personalidade

Primeiramente, ela cita que é necessário entender o estilo da decoração e o gosto do morador. Como o item pode ser transformado no centro de interesse do espaço, é importante que esteja em unidade com o restante da decoração.

“Quando temos um projeto mais clássico, obras tradicionais cabem como uma luva. No caso de ambientes neutros ou modernos, costumo indicar desenhos geométricos, paisagens e até mesmo fotos inusitadas”, explica Daiane

Quando já se tem um acervo de peças, a profissional recomenda a troca das molduras. Para inovar ainda mais, novos quadros podem ser adicionados, resultando em uma composição que faz bem para o projeto.

2 – Onde colocar

De acordo com Daiane, quadros podem ser utilizados em qualquer ambiente, por exemplo, salas de estar, jantar, dormitórios, banheiros, etc. “Gosto também de aplicar obras em corredores, já que normalmente não contam com móveis”, conta a profissional.

3 – Posicionamento

É importante pensar numa altura pré-estabelecida – normalmente de 1,60 m – contando do chão até o centro do quadro. A atenção com os móveis também é essencial, indica-se que os quadros fiquem 25 cm acima de outras peças de mobiliário.

4 – Gallery wall

Gallery wall é uma tendência que agrega uma mistura de quadros na decoração com molduras e tamanhos diversos. Para montar, Daiane sugere escolher bons elementos e estudar a proporção de medidas dos quadros que serão utilizados.

A montagem pode seguir desde um padrão simétrico, espiral, um mix de variações de estilos de arte, alturas e até mesmo a mescla com outros objetos, como espelhos.

quadros na decoração
Gallery Wall é opção para aproveitar corredores e paredes que normalmente não receberiam decoração

5 – Simetria

“Não acredito que a posição dos quadros deve ser simétrica. Um exemplo é que os quadros não precisam estar pendurados na parede, podem estar apoiados na mobília, prateleiras e até mesmo no chão”, afirma Fernanda.

6 – Valorização de espaços

Usar galerias de quadros em corredores, que normalmente são “sem graça” e não podemos usar móveis para não atrapalhar a circulação, é uma saída. O uso de espelhos atrás dos quadros também é interessante para criar a sensação de amplitude. Para não furar os espelhos, uma saída são os adesivos dupla face específicos para fixação de quadros na parede.

7 – Proporção

Antes de furar a parede é necessário pensar na proporção dos quadros para que se preze a organização. “Uma opção é o uso de moldes para testar o que fica ou não bonito. Para alinhar quadros de medidas diferentes, use um referencial: alinhe todos por cima ou por baixo”, indica Fernanda.

8 – Prioridade

Obras de arte dão um destaque especial na decoração com quadros. Obras de arte de maior importância devem ocupar local de destaque, como o hall de entrada ou sala principal. Obras pequenas podem ser agrupadas em uma parede só.

9 – Tendência

Os quadros coloridos, com efeitos em 3D e geométricos estão em alta. “O truque na decoração com quadros é combiná-los com uma base mais neutra ou, para os mais ousados, com outros padrões/estilos. Outra opção é a impressão de gravuras, mais em conta do que o quadro pintado a óleo, por exemplo”, indica Fernanda.

10 – Iluminação

Usar arandela sobre um quadro dá um efeito interessante. O único cuidado é a escolha do tipo de lâmpada: se for quente pode estragar a pintura a óleo, por exemplo. Não é recomendável usar esse artifício nos casos de galerias com vários quadros, pois fica carregado demais.

Avalie esse post:
[Total: 1    Média: 5/5]

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Móveis por ambiente

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

Você também pode se interessar por:

Afinal de contas, como escolher os móveis para a praia?

Ambientes Integrados: que tal essa ideia?

Materiais ecológicos e inusitados na criação de móveis