×

Tudo o que você precisa saber sobre o estilo de decoração cosmopolita

Uso de tons neutros em paredes, mobiliários e revestimentos é a receita para compor um espaço de mood urbano e acolhedor

Publicado em 18/09/2019 | Por_Cleide de Paula

Para quem ama a diversidade das grandes cidades e o ambiente urbano, uma boa aposta para decorar a casa ou apartamento, é investir em peças que invoquem várias culturas. Assim como as grandes cidades, o estilo de decoração cosmopolita combina diversos motivos.

De acordo com a arquiteta Barbara Dundes, a cor cinza é a protagonista desse estilo de decoração. Portanto, na decoração em “tons de cinza”, vale usar todas as nuances da cor.

Os tons devem ser sóbrios e neutros e podem ser aplicados em paredes, mobiliários e revestimentos de paredes, bancadas e pisos. Primordialmente, o concreto aparente e o cimento queimado se aplicam muito bem. Valorizar a luz natural e materiais brutos combinados às madeiras rústicas permite harmonizar minimalismo ao aconchego.

Uma dica da arquiteta para criar uma atmosfera urbana, descolada e autêntica, sobretudo, é investir em boas opções de móveis soltos e planejados com acabamentos sofisticados como pedras ou impressões que simulem pedras.

Sofá cama ClicClac Oslo Hairpin, da Futon Company| Sofá 3 lugares Sky Folding, da DonaFlor | Sofá Le Corbusier, da Sun House

“Além disso, a combinação de cimento queimado e madeira costuma ser bastante usada em decorações cosmopolitas. O concreto remete ao clima urbano e a madeira traz vida e aconchego ao ambiente”, destaca a arquiteta Barbara Dundes.

As arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, recomendam além dos tons de cinza, o preto e materiais como metais e vidro, que remetem também ao estilo cosmopolita. Não é o mesmo que ter cores naturais, neutras e claras na casa.



Cadeira Wood, da Falkk | Cadeira Liv, da Móveis Província | Cadeira So Happy, assinada por Marco Maran para a Maxdesign by F.Way | Cadeira Woma, da Sittz

Para você que se considera um verdadeiro cidadão ou cidadã do mundo, um cosmopolita de fato, que tal colocar em prática essas dicas e ambientar seu espaço favorito com elementos que lhe identifiquem. Aprecie as fotos, adquira para sua casa e compartilhe o resultado nos comentários!

Elementos da decoração cosmopolita

Peças que contemplam a decoração cosmopolita

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Novidades em móveis

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Dicas para decorar o quarto de casal

    Varanda em apartamento: decoração faz a diferença

    Móveis que ajudam na organização da casa